CELEBRAÇÃO NO NAE APUIARÉS






O curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural realizado pelo INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES em parceria com Prefeitura de Apuiarés, foi um sucesso. Desde sua inscrição no dia 27 de novembro de 2017 com cerca de 70 inscritos para 20 vagas, até o seu encerramento do primeiro momento no dia 30 de janeiro de 2018, com 26 participantes, sendo 20 fixos e 6 ouvintes, no NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos de Apuiarés


Entre esses meses, os participantes puderam conhecer sobre as minúcias de um evento, tipologias, criar projetos, montagem de equipes, trabalho em grupo, trabalhar com dificuldades e adversidades, trabalho colaborativo, cooperativo e social, articulação em comunidades, decoração de ambientes, eventos sustentáveis e ambientais, planejamento geral de um evento, cerimonial, etiqueta, tipos de serviço a mesa, projeto, planejamento, execução, prestação de contas e celebração, tanatologia, história do município, socialização, literatura, permacultura, sustentabilidade, entre outros assuntos no decorrer do curso.


Foram cerca de 7 eventos diretos, 2 com participação de participantes do curso, além de alguns trabalhos em eventos sociais e da prefeitura na cidade. Onde puderam colocar em prática seu potencial com sua criatividade e também utilizando algumas informações adquiridas no curso. Também, para proporcionar uma maior enriquecimento de conhecimento e possibilidades, tivemos 3 Aulas-Passeio, sendo um momento muito maravilhoso para intercâmbio e socialização entre o grupo.

DESTACAMOS
 

A Semana Apuiarés; Minha Terra, Minha Raíz (Com sabor de fruta) Fortalecendo Nossa Identidade

CIRANDA CULTURAL A ocupação das praças do município, foi o principal motivo desse projeto, que pensa levar crianças e adultos a estarem sistematicamente nas praças, com a valorização de atores locais, como também o desenvolvimento socioeconômico com venda de produtos em uma feirinha.
Praça São Sebastião, ás 19hs do dia 26 de dezembro de 2017.

CHÁ COM FILOSOFIA - O PRIMEIRO SEMINÁRIO SOBRE TANATOLOGIA (A morte e seus mistérios)
Mostra uma nova forma de ver esse equipamento social, que é visto como muitos como macabro e de mau agouro e também, debater com convidados e presentes a visão sobre a morte, tanto na cidade como em outras culturas pelo mundo.
Cemitério São Sebastião, ás 17:30hs do dia 27 de dezembro de 2017.

RAÍZES - COM SABOR DE FRUTAS: Sua identidade, nossa história
Exposição sobre o município
O museu e a história da cidade apresentados de forma simples, clara e a disposição de todos. Trazer a população da cidade para dentro do museu, mostrando que com a valorização de nosso passado, poderemos ter um presente mais forte e um futuro consciente
Museu Mestre Egídio dos Santos, ás 19hs do dia 28 de dezembro de 2017.

COQUETEL LITERÁRIO - Lançamento do livro VIDA COMUNITÁRIA: AÇÃO-DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO, da autora Cássia Regina
Possibilitar o intercâmbio de autores e outros atores e personagens do estado e também de fora para mostrar trabalhos realizados fora de Apuiarés. Na oportunidade, além do coquetel regional realizado pelos participantes do curso, a autora deu uma palestra sobre seus livros, desenvolvimento humano e organizacional e também fez uma sessão de biodança, a qual a mesma é didata e facilitadora.
CRAS sede, ás 19hs do dia 29 de dezembro de 2017.


A VIDA É UMA BELEZA - AÇÕES AMBIENTAIS E CULTURAL POPULAR: Na programação do evento, tivemos: brincadeiras de roda, contação de história do meu lugar com o senhor Sassá, desfile da EcoRainha, com jovens locais, esquete "La Charanga" com o palhaço Marion, histórias do Mundinho Bakurau, além de danças e homenagem a uma liderança local que aniversariava, do Sebastiana, mais conhecida como Dona Creusa, que esteve muito contente com a homenagem, ao lado de toda sua família presente. Evento realizado com êxito. Dia 20 de janeiro de 2018 - Carqueija dos Alves-Capistrano-Ceará-Brasil.

CIRANDA CULTURAL 2: Brincadeiras, sorteiros, esporte, pipocas, balas e muita alegria para comunidades mais afastadas do centro da cidade de Apuiarés, cumprindo a ideia de ocupação dos espaços públicos da cidade com atividades culturais, esportivas e de lazer. Quadra da comunidade João Paulo II em Apuiarés. Dia 23 de janeiro de 2018.

CELEBRAÇÃO: jantar de encerramento com brincadeiras, sorteio de brindes, reflexão sobre o legado do curso, diálogo e entrega de certificados. Dia 30 de janeiro de 2018.

                           AULAS-PASSEIO

FORTALEZA: Iniciando no Instituto Semente das Artes em Fortaleza, onde conheceram o museu do instrumento do mundo, acervo de disco de vinil, estúdio e os espaços multiuso da instituição, além de entender as propostas e suas ações. Depois fomos fazer uma tour por locais de relevância cultural para a cidade e o estado: Polo Cultural do Benfica, Praça do Ferreira, Catedral, Mercado Central e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde visitamos o museu, exposições e espetáculos que acontecia naquele dia. Viagem muito importante para a proposta do curso, onde os participantes puderam conhecer e entender tecnologias, equipamentos e ações. Dia 17 de dezembro de 2017.

TAÍBA: no Portal Vida da Taíba, onde puderam conhecer ações ambientais realizadas naquele espaço. Entre as ações conhecidas, foram: espiral de ervas, fossa ecológica, mini-agrofloresta, hiperadobe, taipa com resíduos sólidos, reaproveitamento de resíduos; sólidos e orgânicos, mosaico, muro de pneus, calcada de garrafas e outras possibilidades sustentáveis. Um dos momentos dessa aula foi o planejamento das próximas aulas práticas das semanas seguintes, com toda programação, atrações, logística e detalhes. Após esse momento de informação e planejamento, os participantes puderam desfrutar do mar, lago, piscina e outros prazeres do lugar. Dia 18 de janeiro de 2018.

CARQUEIJA DOS ALVES-CAPISTRANO: estivemos nessa comunidade na região do Maciço de Baturité, a cerca de 120 km da capital Fortaleza, para conhecer a Casa Ambiental e Museu Semente das Artes, que está em fase de organização e também para realizar um evento prático, nessa comunidade, utilizando criatividade, poucos recursos e muito voluntariado.
Dias 20 e 21 de janeiro de 2018.

PARTICIPAÇÃO DO NAE

QUINTA CULTURAL: na praça Joaquim Paraíba no município de Apuiarés, com a presença de participantes do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural do NAE local e realizado pelo grupo Rompendo o Silêncio. Várias atividades: shows, dança e feira. Dia 14 de dezembro de 2017.

I ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA: Conhecimentos e Práticas: no município de Apuiarés e que teve na organização participantes do curso de Produção de Eventos e Gestão de Eventos do NAE local. Dia 22 de dezembro de 2017.

AGRADECIMENTOS: Prefeitura de Apuiarés, prefeito Abdias da Lagoa e Gilmária Alves e todas as secretarias que colaboraram, Jânio Ferreira, Zakira Nobre, CRAS Apuiarés, Secretaria de Cultura de Apuiarés, IPRA - Instituto Pedro e Raquel Alves, Beco Cultural, Comerciantes de Apuiarés, Portal Vida, Cemitério São Sebastião, Museu Mestre Egídio dos Santos, Erandi Muniz e Marcelo Silva e todos os participantes do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural do NAE - Apuiarés.

O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES continuará realizando ações e atividades durante o decorrer do ano. Faça parte. Logo estaremos divulgando novos cursos e eventos, com suas respectivas datas. 



                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO