NOTÍCIAS DE OUTUBRO 2019





03, 04, 10, 11, 16 e 17 Eusébio: com o Projeto Um Toque de Vida, onde trabalhamos Educação, Cidadania e Sustentabilidade por meio da música. Tivemos várias atividades, entre elas os trabalhos em grupo. Entre os principais que realizamos, podemos citar o que os grupos se juntavam e debatiam sobre o futuro do planeta. 


O que está acontecendo a anos com o consumo exagerado, poluição desmatamentos, queimadas, retirada e queima de petróleo e derivados, poluição dos mares, lagos, rios, fontes de água. 
Desenharam cartazes e criaram suas apresentações com: teatro, música e dança. Outro tema muito sério que eles conversaram numa aula foi a "Violência Contra Crianças e Adolescentes é Crime - Denuncie". 
Onde tiveram informações de números para denúncia e colocaram seus pontos de vista sobre o assunto e convidaram outra sala para assistirem suas apresentações.
O trabalho da PERCUSSÃO AMBIENTAL seguiu também muito forte, onde todos os participante puderam experimentar os instrumentos produzidos por eles: Tambores, ganzás, agogós e claves. 
Todos produzidos com resíduos sólidos, como: baldes, latas, garrafas plásticas, tampas de panelas, descarga de banheiro, entre outros.
Algo que foi emocionante e bastante alegre, a festa surpresa organizada pelos meninos e meninas do projeto para homenagear e comemorar nosso aniversário. Durante esses 3 anos que estamos participando do projeto na comunidade de Jabuti no município de Eusébio, sempre tivemos essa data lembrada. 
O mais interessante é que todos os anos são estudantes diferentes, isso nos deixa mais contente com o respeito, valorização e carinho de todas essas crianças que nos dedicamos em transmitir uma mensagem de cidadania e respeito, a eles, aos outros e ao planeta.





04 e 05 Semente no Academia Enem: o Trio Semente das Artes esteve na sede do instituto em Fortaleza, passando as músicas que seriam apresentadas no dia seguinte no ginásio Paulo Sarazate, no projeto Academia Enem, que é um curso gratuito ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria de Juventude. 
Ele é voltado para a orientação e preparação de jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares em geral. 
O mais interessante desse projeto é que um de nossos integrantes, o professor Cláucio Lima participa do evento dando aula de literatura e espanhol. 
Além da aula de nosso professor multimídia, tocamos músicas de grandes nomes do pop, reggae e mpb. A banda tem a proposta de todos do trio tocarem e cantarem todos os instrumentos, assim o trabalho fica mas dinâmico e interessante. 
Fazendo parte desse evento esteve também multi-instrumentista Paulo Damasceno.
Uma coisa curiosa sentimos nesse dia. Sentimento de sonho realizado. De um dia tocar no local onde ídolos da época tocaram. 
A aproximadamente 34 anos atrás, nós na nossa puberdade e cheio de sonhos, íamos para aquele ginásio ver grandes nomes da música do momento e alguns que até hoje estão na ativa, para nos inspirar e aprender: Leo Galdelman, Lulu Santos, Roupa Nova, Leo Jaime, e o revoluctyionário pra época "Rádio Pirata" do RPM, produzido por Ney Matogrosso. Também internacionais como A-ha e Information Society.





07  Escola Sonho Colorido: foi o local onde estivemos mais uma vez dando a palestra VIDA SIMPLES: DESENVOLVIMENTO HUMANO/COMUNITÁRIO POR MEIO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS & CRIATIVAS, na sede da cidade de Capistrano.
Fomos recebidos por sua criadora e diretora Adriana Pinheiro Mendes e toda sua equipe maravilhosa e empenhada em levar informação e colaborar para a educação e desenvolvimento cidadão de todos os que estudam nessa instituição.
Foi uma tarde muito maravilhosa, pois a sala estava lotada para ouvir de nossas experiências, projetos e ações, na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes.
Participação dos estudantes foi constante, curiosos e também pensantes. Assim como alguns professores e professoras presentes.
Logo estaremos recebendo a visita da escola na casa, para verem em loco todas as experiências exitosas que realizamos na localidade de Carqueja dos Alves.


15 Homenagem em Itapiuna: a todos os professores no seu dia. Um momento para reconhecer o trabalho realizado durante todo o ano, na escola, na comunidade e em casa, já que o SER professor não é apenas um representante de uma categoria, muito mais que isso. 
Ser professor e professora é uma missão, muito maior que muito pensam e valorizam. Eles são multifunção. Uma das profissões mais nobre que conhecemos, pois por ela são formadas outras profissões e cidadãos e cidadãs. 
Parabéns a todos os que fazem a educação em Itapiúna e em todas as cidades que fazem parte do Maciço de Baturité.
Agradecer a diretora Jeneci Paixão, a coordenadora Mônica Abreu, professoras Fátima Eufrásio, Aline Freitas, Ana Maria Bernardo, Angelúcia Martins, Rozelene Paiva,Aldeniza Bezerra, Raquel Cavalcante, Professores Ademir e Zé Maria, só os que lembramos, mas toda a equipe nos recebeu muito bem, merece nosso abraço, respeito e consideração. 
Além das crianças, parte fundamental nesse processo de doar sua vida ao ensino, que também participaram e dançaram alegremente com nossa música e homenagearam seus mestres que os acompanham todos os dias durante o ano todo.


18 Escola Ubiratam Aguiar: a estadual de ensino médio de Capistrano, recebeu nossa visita e tivemos o prazer e oportunidade de termos uma conversa com a direção e coordenação, além de quase todos os professores da instituição. 
Agradecemos ao diretor José Carlos Sales, as professoras que já visitaram a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes Rozangela Leal e Lidiane Cardoso que comentaram positivamente sobre nosso trabalho, além do professor Nonato Albuquerque, que também esteve na casa e nos levou para dar uma palestra em sua sala. Grato a todos.




19 visitas a Casa Ambiental & Museu: para além de conhecer os projetos e as atividades realizadas no local, também experimentaram a culinária do espaço, com um café regional e um almoço com várias iguarias feitas com o caju, já que esse período é o auge da fruta. 
Paçoca salgada, caju passas secado no fogão solar, muqueca,  além dos mais conhecidos: cajuína, suco, doce e o próprio in natura, todos produzido na casa.
O primeiro grupo vindo de Pacajus, teve em sua comitiva o secretário de agricultura deste município Felipe Ronner, os representantes da Ematerce Luiz Gonzaga e Natividade Sales. Estudantes de agronomia da Unilab em Redenção e Acarape; Taynara, Alex e Fernando, Jonatta da EFA de Independência e agricultoras Maria da Conceição e Antônia de Lima que conheceram técnicas e também compartilharam suas experiências (ver postagem da Ematerce: 
O grupo que chegou no final da tarde, teve a presença do músico Lucas Freitas e Anameire Santana, do presidente da câmara e vice-prefeito de Capistrano Cristiano Maciel (Negão) e seus familiares Gislayne Raissa, Jéssica Mota, Sheila Monteiro e  Wilson Martins, que também tiveram o prazer de provar as delícias do caju, incluindo uma torta salgada, caju passas e a cajuína verdadeira, não refrigerante de caju que não alimenta ninguém.
Dia agradável e bastante intenso de troca de conhecimento.




22 Palestra na Ubiratan Aguiar: escola estadual que já tinha visitado a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, na comunidade de Carqueja dos Alves em Capistrano.

Fomos convidados pelo diretor da instituição José Carlos Sales para expormos toda a experiência de 15 anos do Instituto Semente das Artes e das atividades já realizada nesse município. 
Além dos estudantes da EJA - Escola de Jovens e Adultos da Ubiratan Diniz Aguiar, participaram os estudantes da EJA da escola Francisco Nunes Cavalcante, que já fizeram visita em nossa sede, com um agradável pique-nique embaixo do cajueiro Cauã.
Agradecemos a direção, professores, coordenadores e estudantes das duas escolas que participaram desse evento, com atenção e também com perguntas.




25 Palestra na UFC: para estudantes de Engenharia Ambiental e convidados, como da professora Maria da Conceição e da doutora em biologia marinha Simone Preuss, que irão conhecer nosso trabalho em Capistrano.
Pela segunda vez fomos convidados para ir a UFC no Campus do Pici para falarmos sobre o VIDA SIMPLES: Desenvolvimento humano/comunitário por meio de ações sustentáveis e criativas.
É uma proposta de se viver de forma sustentável, com pouco impacto para a natureza e em integração e equilíbrio, coerente com a proposta de SER e ESTAR feliz e em paz, saudável consigo, com os outros e com o universo.
Mostramos algumas experiências exitosas na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, como: fossa ecológica, fogão solar, recuperação de solo, reaproveitamento de móveis e objetos, uso consciente da água, alimentação saudável, entre outras ações.





27 Visita da família Abreu: da localidade rural de Abelha em Capistrano. Com a presença da matriarca dona Margarida, que tivemos o prazer de tocar com o trio Semente das Artes no seu aniversário de 70 anos. Suas filhas e exemplos de esforço para e pela educação Mônica e Maria de Fátima. Mônica caminhava cerca de 7km por estradas carroçais para estudar na sede em Capistrano.
E também a neta Taynara, que seguindo o exemplo da mãe e tia, estuda e busca mais conhecimento em Quixadá.
Boa conversa e troca de conhecimentos, além da prova de iguarias do caju.





29 Escola Fernando Mota: foi a que esteve presente para nos visitar e conhecer nossas propostas. Grupo menor que possibilitou um diálogo bem tranquilo e podemos mostrar mais das ações e projetos.
Perguntas mais a vontade e com mais tempo. Também vimos que há jovens e famílias se preocupando com o uso correto e consciente da água e sabendo fazer os processos de limpeza e filtragem das águas captadas nos telhados. São poucos, mas existem.
Agradecer a direção da escola e também o professor Roberto Araújo que conduziu o grupo juntamente com a professora Líbia Correa. (Veja Mais:
 http://robertosarau.blogspot.com/2019/10/projeto-semente-das-artes-carqueija.html)



29 I Seminário de Políticas Públicas Municipais de Proteção Animal; que aconteceu na câmara municipal José Guilherme do Nascimento em Capistrano, que tem a presidência do vereador  Cristiano Maciel (Negão) e foi organizado pela secretaria  de meio ambiente, que tem a frente o secretário José Iramilson Costa Pereira, mais conhecido como Iran Pereira.
O evento teve a participação de Macelo Girão da SEMA/CE, da ex-vereadora de Fortaleza Toinha Rocha, de Rosânia Ramalho Garcia, veterinária responsável pelo Vetmóvel de Fortaleza e de representantes do movimento de defesa dos animais e de várias instituições locais, nos incluindo nesse meio.





Casa Ambiental; em outubro foi para trabalharmos várias formas de aproveitamento do caju, em: sucos, doces, cajuínas, passas e carne salgada. Pouco explorada pela população do nordeste, em especial no Ceará, que aproveita somente 15% do pedúnculo do caju, dando importância somente para a castanha.

Experimentamos também fazer leite e chips com a banana ressecada. Já que a região do Maciço de Baturité é uma grande produtora e o desperdício, assim como a do caju é enorme.
As duas opções bem mais saudáveis que carnes e leite de animais. Pois não tem algumas toxinas e males das carnes, além de preservar os bichinhos. E no caso da banana, que não tem lactose outros ingredientes que causam problemas digestivos.
Em todos os casos utilizamos um projeto simples de fogão solar feito de caixa de papelão, isopor, papel laminado, madeira e vidro. Sem poluir, queimar, gasto financeiro e nem estragar os alimentos. Com energia incontável do Sol.
Nesse mês também começamos nosso projeto de CisternaEstúdioMirante. Onde transformamos um piquete de suínos em uma cisterna, com um estúdio acima e um mirante no alto. Logo estará disposição para uso de hospedes, visitantes e moradores.

 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO