VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES



O VIDA SIMPLES é uma proposta de se viver de forma sustentável, com pouco impacto para a natureza e em integração e equilíbrio, coerente com a proposta de SER e ESTAR feliz e em paz, saudável consigo, com os outros e com o universo.

Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTE na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede.


FILTRO DE BALDES

Pelo país ter grande dificuldade de distribuição de água e em algumas regiões o consumo é feito sem nenhum tratamento, com o produto vindo de rios, cacimbas e carros pipa. Veio a tona a grande capacidade de inventar do brasileiro criando o filtro de barro, mudando completamente a forma de se beber água em algumas regiões menos favorecidas. O sistema de filtragem é simples: na parte superior do filtro é colocada a água, com a gravidade, lentidão e pressão, o líquido passa de gota em gota, filtrando partículas de até um milionésimo de metro (micron), ficando boa parte de bactérias e poluentes longe do consumo. O filtro tem uma cerâmica porosa por fora e dentro uma camada de prata coloidal, um bactericida e carvão ativado para retirado do cloro. Considerado eficiente para filtrar, mas segundo o professor no departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Lavras, Claudio Milton Montenegro Campos, especialista em saneamento e recursos hídricos, diz que esse tipo de filtro consegue ter uma grande eficiência, porém, que não há evidências que sejam retiradas todas as impurezas no processo de filtragem. No período de crise hídrica e elétrica no estado de São Paulo, esse tipo de filtro foi bastante procurado, pois suas velas são mais baratas que os refis dos filtros modernos e também não precisar de energia elétrica para seu uso. Porém, um problema para as comunidades carentes e de baixa renda, seu preço. Um filtro de barro pode custar de 90 a 200 reais, dependo do modelo e quantidade de velas. Com isso, o nordestino criativo e genial nos momentos de necessidade, criou o filtro de baldes plásticos. Mesmo sistema do filtro de barro, contudo, sua estrutura é feita de baldes de margarina e doces, plásticos. Tendo seu custo de no máximo 30 reais, com: baldes, velas e torneira.



COMO FAZER: Pegue 2 baldes de 15kg, aproximadamente de 18 litros, que pode ser de; manteiga, margarina ou doces. Não recomendamos os de tintas ou outros produtos tóxicos. Junte a isso uma torneira e a quantidade de velas que irá desejar para o filtro. Podendo ser de 1 a 5 velas. 


No balde de cima, fure o fundo e a tampa do balde inferior na mesma posição do balde superior para a passagem das velas. No balde debaixo, fure o local da torneira. 
Está pronto seu filtro de baldes. Uma solução para comunidades carentes e também populações do semiárido nordestino ou localidades distantes que não tem abastecimento e saneamento básico.

Dica: a cada seis meses as velas devem ser trocadas para manter a eficiência na filtragem. A vela deve ser lavada quando perceber que houve uma redução no fluxo da água. Nunca use açúcar, sal, sabão, ou qualquer tipo de produto químico, pois esses poderão contaminar a água.


Obs: Produzimos produtos como: o filtro, pó de café, açúcar de rapadura e colorau (outra postagem) para nosso próprio uso na Casa Ambiental e Museu Semente das Artes, mas interessados em adquirir esses produtos e outras coisas que produzimos, solicitar por encomenda. Feito com amor e personalizado.
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO