VIDA SIMPLES: PIMENTA CALABRESA



ARDE E FAZ BEM

Durante anos apreciada por muitos e odiada por outros, a pimenta é um tema de muitas polêmicas  e curiosidades.

As variedades são muitas, de sabores adocicados a super  ardosas, alguns defendem o consumo moderado, outros já utilizam sem temor. A verdade é que ela é sempre vista e participa de milhares de pratos e estão no dia a dia de nossas vidas, percebidas ou não. Utilizadas em pratos salgados e doces, saladas, temperos e até como remédio e complemento nutricional. Ela é tão dinâmica que pode ser consumida como fruto, molhos, condimentos ou semente.

 

A origem da pimenta ainda é um caso a ser investigado, pois há muitas discussões e polêmicas sobre o assunto. China, Índia, África, todos são citados. Como em vários momentos da história ela aparece. Uma das teorias mais aceitas é que ele foi cultivada inicialmente no México e América Central em 7.500 a.C, talvez por isso ser tão comum nesse país e região o consumo do fruto. Inclusive, segundo pesquisas do folclorista Luís da Câmara Cascudo (CASCUDO, 1954), afirma que a pimenta coincide com todos os paladares negros no tempo e no espaço na África Oriental, Central, Meridional e Ocidental. Já por outros relatos apontam a região onde está a bacia do Lago Titicaca, como centro de origem das pimentas, entre Bolívia e Peru. Depois Cristóvão Colombo, que além de afanar ouro, prata e outras especiarias e também causar morte e trazer doenças, levou o fruto para o mundo.

                                       

Elas podem variar, dependendo de sua origem e também do seu poder de ardência, mas sempre trazem excelente benefícios a nossa saúde.

Os tipos mais utilizados no Brasil, são: malagueta, do reino e de cheiro. Mas existem dezenas, entre elas estão: dedo de moça ou caiena, cumari, fidalga, rosa, Cambuci, jalapeño, biquinho, chapéu de frade, murupi, de bode, entre outras.

O colecionador de pimentas e acadêmico de engenharia mecânica Willian de Oliveira Ballock, que mora em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, catalogou e coleciona 146 espécies, inclusive a que é a considerada mais ardosa do mundo e entrou para o Guinness Word Records com esse título, a Carolina Reaper.

Na escala Scoville, que classifica ardência, explica o colecionador, a espécie aparece com média de 1.569.300 milhões, com níveis de pico de mais de 2,2 milhões. Considerada uma pimenta nuclear, a Carolina é tão potente quanto os sprays de pimenta usados pela polícia, divulgou, em 2013, à época do título, a Associated Press, agência de notícias americana. (Fonte: Campo Grande News)

BENEFÍCIOS DA PIMENTA

As qualidades farmacológicas e para saúde são pesquisadas constantemente pelo mundo, tanto da pimenta vermelha (capsicum) e também do gênero pimenta-do-reino (piper nigrum). O autor do livro Pimenta e seus Benefícios á Saúde, o médico homeopata Márcio Bontempo afirma que o fruto e condimento é rico em vitaminas e ácidos. capsaicina é o principal composto bioativo das pimentas Capsicum, sendo responsável por seu sabor único, picância e benefícios à saúde.

Tem pigmentos vegetais que previnem câncer, contém biflavonóides, protetores do DNA celular e forte propriedades antioxidantes. Com isso, classificada como um alimento funcional, pois, preservam a saúde e contem nutrientes. 

Mesmo assim, muitas crenças, fazem com que as pessoas evitem e tenham receio de utilizar o fruto, por acharem que poderá causar algum mau a sua saúde. Uma delas era utilização do molho de pimenta poderia causar ulceras. O problema não é do molho e nem da pimenta, mas sim, de alguns condimentos e/ou produtos colocados para a produção do molho de pimenta, como: vinagre, álcool, leite e outros.

Alguns benefícios da pimenta vermelha:

6 vezes mais vitaminas C do que a laranja; Cicatrização do organismo; Impede a coagulação do sangue; Evitar doenças como trombose; Emagrecer, pois queima gorduras.

Combate o câncer: em 2006,um estudo publicado no The Journal of Cancer Research dos Estados Unidos, descobriu a morte celular programada (apoptose), em células do câncer de próstata, que é induzido pela capsaicina, contribuindo para que a doença não se prolifere.

Outro estudo publicado pela National Academy of Sciences of the United States of America, coloca que a capsaicina também colaboraria para a redução do crescimento de tumores em ovários e nas mamas. Molhos, geleias, conservas e outros, são boas opções, mas há perda de nutrientes e vitaminas.

Fontes: Erica Fernanda, nutricionista do Hospital 9 de Julho; Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Maria Clara Pinheiro, nutricionista do IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia).

Importante: não consumir em excesso, porque qualquer alimento se consumido em excesso faz mal.

O que pode fornecer 15 gramas de pimenta vermelha crua e fresca: Calorias: 6, Proteína: 0,3 gramas, Carboidratos: 1,3 gramas, Açúcar: 0,8 gramas, Fibra: 0,2 gramas, Gorduras: 0,1 gramas.

Vitaminas e minerais: Vitamina A, E, C, B6, K1, Potássio, Cobre, Capsantina: Ácido sinápico e ferúlico.

Segundo (SOUTO MAIOR, 2004), as pimentas são indicadas pela medicina popular para curar: dor de dente; desmaios ou vertigens; eczemas; doenças venéreas e afecção das vias urinárias; regras menstruais dolorosas; perda de apetite, rouquidão e tosse.

CURIOSIDADES DA PIMENTA CALABRESA

A pimenta Calabresa não é um tipo de pimenta, e sim a flocagem e desidratação de pimentas vermelhas.

Utilizada na cozinha brasileira em centenas de pratos.

COMO FAZER:

Existem várias formas de desidratar as pimentas.
Na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, utilizamos vários tipos de pimenta vermelha para fazer além de dedo de moça, usamos a 
malagueta e esporão de galo e malaguetinha.

Desidratar ao sol ou no fogão solar: escolha as pimentas, coloque numa vasilha e assim que o sol aparecer coloque para ficar exposta o maior tempo possível.

Na frigideira ou caçarola: pimentas escolhidas, ligue o fogo ou acenda o fogão a lenha, como fazemos, e coloque pra esquentar, sempre mexendo para não torrar.

Ao forno: processo semelhante aos anteriores, o cuidado é só em ficar olhando sempre pra ver se não queimaram.

Penduradas: esse método é mais lento e trabalhoso, pois você terá que amarrar as pimentas com linhas nos talos e deixar secando na sombra por várias semanas.

Em todos esses processos, sempre no final utilizamos 2 formas de fazer a flocagem da pimenta. Colocar elas secas no liquidificador ou pisar no pilão. Todas elas dão o resultado satisfatório.

Apimente sua vida. É saudável.

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

 

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO