VISITA A SERRA DO VICENTE



Depois de 2 anos vivendo em Capistrano e olhando todos os dias para a serra a qual nossa casa margeia. 
Visitamos no dia 16 de agosto de 2019 a Serra do Vicente, distante 14 km da sede e com acesso de carroçal e calçamento. Com uma altitude de aproximadamente 600 metros. Clima ameno durante todo o ano e frio a noite, podendo chegar a 13 graus no período das chuvas. Um encanto de lugar. O mais interessante é que, grande parte da população do município não conhece essa localidade.


Pequena vila com plantações diversificadas, mas predominando a banana. Mas encontra-se de tudo; laranjeiras, abricó, café, jaca, abacate, tangerina, vários tipos de mangas, também se planta fava, milho, feijão tipo carioca, mandioca, batata doce e tantas outras coisas. E tomar água direto da fonte, não tem preço.
Na região existem as localidades de: Bananeiras, Várzea das Palmeiras, Pasmado, Cabeça da Ladeira, Brejo, Jenipapeiro, São José, Putiús de Cima, Meio e Baixo. Onde a maioria das crianças e jovens se beneficiam da escola Nossa Senhora de Lourdes, local que fomos convidados a visitar após visita de estudantes, professoras e gestão da instituição a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes.


A escola tem a direção de Marta Maciel, uma das lideranças na região, coordenação pedagógica de Julieta Alves, secretaria de Fernanda Alves.
Além de uma equipe maravilhosa de professores e professoras, na limpeza, manutenção e cantina de sabor maravilhoso. Fomos muito bem recebido. Um agradecimento especial ao Anderson e Francisco que nos levaram a conhecer alguns recantos da serra.


Uma das coisas interessantes, apesar de não termos nenhuma crença religiosa, foi encontrar em um dos corredores da escola os Mandamentos do Padre Cícero sobre a natureza. O Turismo Religioso e padre Cícero foi um dos motivos de nossa pesquisa científica no MBA em Hotelaria e Eventos Turísticos.

Nossa visita foi na intenção de apresentar nossa tecnologia social já realizada em mais de 70 locais, cidades e instituições, com reconhecimento internacional, chamado NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos. Desenvolvimento Humano e Comunitário por meio de ações socioeconômicas, culturais, ambientais e criativas.
Aproveitamos para conhecer algumas localidades, olhos d´água, plantações, casarões históricos, velhos engenhos. Locais bem propícios para desenvolvermos o turismo rural sustentável, experiência já testada e comprovada em outras localidades com esse projeto.
Vimos um povo hospitaleiro, religioso, simpático. Alguns trabalhos de preservação e limpeza de olhos dágua, riacho Putiú e sensibilização sobre limpeza funcionam, mesmo que parte da população não colabore tanto, mas as coisas começaram a ficar bem. Ainda há muita área preservada, fontes de água é muito comum de se ver, riachos e umidade.
Local ideal para fazer o turismo sem degradação. Com trilhas, passeios, esportes radicais e de observação de pássaros. Excelente para pesquisadores e biólogos.
Tendo parceiros e vontade, nós do Instituto Semente das Artes estaremos junto com a escola, igrejas católicas e evangélicas e outras crenças, associação e comunidade para desenvolver nossos projetos e ações.

Conheçam esse lugar belo e em conexão com a natureza. Alguns locais espetaculares não pude registrar por que o celular descarregou. Uma pena profunda.
Gratos a todos da Serra do Vicente.


 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO