DRAGON DREAMING - SONHOS REAIS

DRAGON DREAMING NA TAÍBA


De 01 a 10 de março, aconteceu no Portal Vida na Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante o curso Dragon Dreaming. O curso teve a participação de pessoas de várias partes: Austrália, Alemanha, França, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de companheiros de nosso estado.
A proposta deste curso é a de proporcionar para seus participantes de a possibilidade de realizar projetos de forma criativa, colaborativa e sustentável, onde o foco é o crescimento pessoal, a educação direcionada para a comunidade, se preocupando com valores éticos, o cuidado com o planeta e ser um ativista de boas ações.
Vimos pessoas preparadas que alem de sonhadores, são bastante realistas.
O autraliano John Croft foi o palestrante Mor do curso e teve como parceira da empreitada a alemã  Ita Gabert, que foi também responsável pelo curso introdutório na escola Vila uma semana antes.
Entre os assuntos marcantes, podemos citar: Círculo dos Sonhos, Aha´s, Pinacare, Carrabiti, Ganha-Ganha, os 4 processos de um projeto; Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar.
Uma das coisas que foi bastante interessante tanto no introdutório como no intensivo foi a disposição no chão durante todo o curso do formato de um projeto com esses quatro pontos principais. Dessa forma podíamos memorizar e visualizar todo o processo de um projeto, vendo os pontos fortes e fracos.
O Pinacare foi outra coisa interessante. Podemos dizer em nossa linguagem que seria: "Pedir um tempo". Quando estamos em uma reunião e começamos a atropelar e atravessar o conteúdo e assunto, tocamos um sino ou outro objeto, como sinalizador para respirarmos e centrarmos nossa tensão para o meio do corpo, assim em alguns segundos voltarmos para o foco sem colocarmos pontos de vista pessoais como é comum acontecer em reuniões.

As ideias brilhantes que temos em conversas e sonhos, coisas esclarecedoras são chamadas de: Aha´s. Foi algo bem compartilhado por todos em nossas rodas de sonhos.
O mapeamento de um projeto por todos os seus processos é algo incentivado no curso. Esse processo é chamado de Carrabiti. Todos os 4 processos são colocados: Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar, tudo com detalhamentos e sequencia de uma forma que podemos visualizar o projeto inteiro e todas as suas ações.
Durante o curso tivemos participações maravilhosas. Um dos projetos que foram iniciados no curso conseguiu a façanha de captar 50% do valor de seu projeto e outro mobilizou a comunidade com um projeto de reaproveitamento de resíduos sólidos, onde o prefeito, assessores, 3 secretários, 1 vereador e a direção da escola local estiveram presentes para compreender a ação. Disso ficou marcado reuniões para a realização do projeto. Começamos a contrução de um muro de bioconstrução utilizando o lixo catado na praia. Representantes da tribo Pitaguary foram para a roda dos sonhos e mostraram sua situação atual, um problema que estamos nos engajando, uma mobilização para que a pedreira dentro das terras dessa tribo não volte a funcionar. Foi realizado a dança do Toré em torno de uma fogueira e e os participantes fizeram o batismo de participação com sua dupla. Momento único e que registamos toda a cerimonia e está disponível em nossa sede para os interessados. Registrar também a presença do ativista ambiental, permacultor e fotografo José Albano.

Foram dez dias de alimentação saudável e natural, quase toda vegana. Experiência que nos faz repensar sobre o que comemos e somos: Como diria o poeta Gilberto Passos Gil: "Somos o que comemos."
Agradecemos a todos os participantes que estiveram no Portal Vida nesse projeto maravilhoso que em breve estará em São Paulo.
Muita coisa boa vem ainda por aí. Aguardem.


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)
 www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)
Presidente Jofran Fonteles Borges
CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO