PORTAL VIDA - UM JEITO NOVO DE SE VIVER


PORTAL VIDA - UM JEITO NOVO DE SE VIVER



PORTAL VIDA
Por  Cássia Regina

A Linha e o Linho
» Gilberto Gil

É a sua vida que eu quero bordar na minha
Como se eu fosse o pano e você fosse a linha
E a agulha do real nas mãos da fantasia
Fosse bordando ponto-a-ponto nosso dia-a-dia...

O Portal Vida é uma casa que há 20 anos vem recebendo pessoas que acreditam numa vida diferente, grupos que buscam um novo estilo de vida, um jeito de viver e conviver mais harmônico, simples, criativo e de abertura para a vinculação consigo, com o outro e com a totalidade.

Essa casa recebe grupos com arte, reciclagem, re-uso, reflexão, re-aproveitamento de idéias, de coisas e de valores centrados na vida.
Falando sobre o processo de criação e concepção do Portal Vida, preciso falar do que é mutirão, pois cada porta, cada mesa, bancos, paredes foram concebidos e realizados por meio de uma base metodológica utilizada para criar ambientes de aprendizagem, o mutirão. O mutirão propicia em termos de consistência da estratégia de desenvolvimento humano um poder grande de transformar  energia criativa, começando com a  emoção: O mutirão é um catalizador de emoções positivas, onde por meio da arte as pessoas se revelam artistas, se conectam, se vinculam profundamente consigo, por meio das vivências que são de base preparatórias para que criem um clima, um clima de aprendizagem,  de abertura e de criatividade.
 
A vivência tem na sua essência  a capacidade de mobilizar no plano das emoções toda uma dinâmica que cria uma disposição interna para uma ação positiva. Maturana citado no livro sobre o Coaching Ontológico de Homero Reis, afirma que as emoções não são o que correntemente chamamos de sentimentos. Biologicamente as emoções são disposições dinâmicas que definem os diferentes domínios de ação em que nos movemos.  Quando mudamos de emoção, mudamos o domínio da ação. Então cria-se uma emoção positiva de assertividade, criatividade e confiança. Há sintonia  com relação ao outro,  na perspectiva de uma vinculação com o todo e  com o grupo.
 
Cada grupo que passou e passa pelo Portal Vida deixou (a) algo de si, impregna de energia boa esse lugar, tornando-o um local de referência para a criatividade, natureza e inteligência afetiva.

Biodança, Educação Biocêntrica, Permacultura, Desenvolvimento Humano, Projeto Social, Arte-identidade, Dragon Dreaming,  são palavras e ações que acontecem no Portal Vida. Atualmente a Escola de Biodança do Ceará realiza suas maratonas mensais, como também acontecem vários encontros de grupos de Biodança com trabalhos específicos, tais como Quatro Elementos, projeto Minotauro, Dança dos Animais, Árvore dos Desejos, Roda das Deusas, celebração de vínculos e grupos regulares de Biodança.

O Portal Vida realiza juntamente com o Centro de Desenvolvimento Humano – CDH e Universidade Biocêntrica – UNIBIO, nossos maiores parceiros, os cursos intensivos de Educação Biocêntrica, que já estão na sexta turma, realizados com o objetivo de apresentar a educação biocêntrica, propiciando um repensar na vida e uma possibilidade nova de viver o princípio biocêntrico.

Realizamos  o curso de formação em Permacultura – PDC, em parceria com o Semente das Artes e o Instituto de Permacultura do Ceará, uma experiência que vem sendo expandida por meio de ações de cuidado com a natureza, formação de pessoas, intervenção em áreas degradadas, bioconstrução, saneamento ecológico, plantio e criação de hortas.

Em 2013 recebeu o projeto Dragon Dreaming, de onde brotou um projeto social de cuidado com o meio ambiente, inserção comunitária na escola pública da Taíba, criação de casas bioconstruídas com resíduo sólido. Esta ação vem possibilitando o diálogo do Portal Vida com o município de São Gonçalo do Amarante.
 
Essa ambiência favorável abre para quem visita o Portal Vida,  um momento sagrado onde o que se revela  é a alegria de viver e traz na sua natureza um instante pleno de sentido, onde saímos do estado racional para a permissão de estar no meio das crianças, adolescentes, adultos, velhos, gestores um momento de troca de saberes e vivência plena de sentido.

A Arte pode ser manifestada na arquitetura, em cada canto, na música, na dança, na pintura, na escultura, na poesia, tudo tem um sentido e convida a reflexão e a vivência do estar inteiro com simplicidade, espontaneidade, gerando aprendizado.   

O que propomos na Educação Biocêntrica vai um pouco além. Acreditamos que toda forma de expressão, desde que geradora de vida deve ser incentivada e proporcionada a todos indiscriminadamente. Podemos acrescentar a esta perspectiva humanista, o Principio Biocêntrico e com ele ampliar as possibilidades de expressão e de sensibilização ao ato de ser, de deixar ser e ser junto.

            A identidade segundo Gois (2012) é o sentir-se, perceber-se no mundo em profundo e comovedor sentimento de estar vivo, sentimento este que é corporal e conectado a tudo o que transmuta da corporeidade vivida em mais presença e vínculo com o mundo. Por ser presença não se pensa, se vive no aqui-agora – Presente Eterno. Ela é inacessível a qualquer forma de compreensão, visível perante o outro e acessível ao outro e à própria pessoa por meio da vivência.

A expressão estimulada é a da Identidade, e esta Identidade ao ser manifestada se fortalece e muitas vezes resignifica seu próprio ser e se concretiza em uma “obra de arte”. Isto é, numa perspectiva Biocêntrica, na qual a vida está sempre permeando nossos gestos, sentimentos e pensamentos, trata-se de duas obras, a criada e a recriação de si nesse processo de expressão.

Convidamos vocês a conhecerem o Portal Vida, teremos em 2013:
·         Formação em Permacultura – PDC (em parceria com o Instituto de Permacultura do Ceará e Instituto Semente das Artes)
·         Grupo de Desenvolvimento Humano e re-educação do estilo de viver (Cássia Regina e Reni Dino)
·         Curso intensivo de educação Biocêntrica em parceria com o CDH e Universidade Biocêntrica
·         Permacultura e Bioconstrução
·         Permacultura e o cotidiano urbano
·         Permacultura e Educação Biocêntrica
·         Formação em Biodança (coordenado pela UNIBIO)
·         Arte-Identidade e a criação de ambientes de aprendizagem
·         Percussão Ambiental e a inicialização musical (coordenado pelo Semente das Artes)
·         Núcleo de Arte e Promoção de Eventos (coordenado pelo Semente das Artes)



NO BARRA MAR DA TAÍBA - 5 QUARTOS SUITE, 3 CHALÉS, PISCINA, SALÃO MULTIUSO, PALHOÇA COM REDÁRIO A 50 METRO DO MAR.
PARA: CURSOS, TREINAMENTOS, EVENTOS E HOSPEDAGEM


Contatos:(85) 87194478 – 99543352 - 91290207
Jofran Fonteles Borges
portalvidataiba@gmail.com

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO