CORDOBA - HERMOSA ARGENTINA – HERMANOS DO LADO


Em abril de 2015 tivemos o grato prazer de estar nas terras de nosso país vizinho no III ENCUENTRO DE EDUCACION BIOCENTRICA DEL SUR & VI ENCUENTRO DE ACCIÓN SOCIAL Y BIODANZA – Córdoba – Argentina - 17 a 19 de Abril de 2015. Nesse encontro, a companheira Cássia Regina, além de sua palestra sobre desenvolvimento comunitário, educação biocêntrica e biodança, lançou seu livro " VIDA COMUNITÁRIA: AÇÃO, DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO" onde tivemos uma participação falando de nossas experiências com Permacultura na praia da Taíba em São Gonçalo do Amarante e São vicente na Meruoca - CE.


Fomos recebidos e apresentados a essa maravilhosa cidade de Córdoba por nossa amiga/irmã Flor, que falou-nos sobre a cultura, história e vida atual. Nos mostrou os JARDIM DOS SENTIDOS, CENTRO CULTURAL DE CORDOBA, ARQUIVO HISTÓRICO, MUSEO EMILIO CARAFFA, tobogã gigante e outras belezas e coisas como o que segue abaixo:













Córdova (em espanhol Córdoba) é a cidade mais populosa, depois de Buenos Aires e a mais extensa daArgentina e capital da província homônima. Tem 1 282 569 habitantes (1 368 109, incluindo a área metropolitana, segundo o censo nacional de 2010). Foi fundada pelo adelantado Jerónimo Luis de Cabrera, em 06 de Julho de 1573, às margens do rio Suquía. Fica a 713 quilómetros ao noroeste de Buenos Aires e é a segunda maior cidade do país. A terceira é Rosário, seguida por Mendoza. A cidade possui vários pontos históricosturísticos e culturais de grande importância. La Cañada de Córdoba é a parte de canalização de um córrego que atravessa a cidade de norte a sul. O Arco de Córdoba é um importante símbolo da cultura localizado na entrada da Avenida Amadeo Sabattini. Em 2000, a UNESCO declarou a Manzana Jesuítica como Patrimônio Mundial da Humanidade e, em 2006, a cidade foi nomeada Capital Americana da Cultura naquele respectivo ano. Córdova protagonizou vários feitos de muita relevância na História argentina durante o século XX. Foi o centro da Reforma Universitária de 1918, da Industrialização a partir de 1930, da Revolução Libertadora em 1955 e do Cordobazo, um movimento que culminou na queda do governo de Juan Carlos Onganía em 1969. Foi onde morou Ernesto Che Guevara.



Argentina, oficialmente República Argentina (pronunciado em espanhol[repuβlika arxentyna]), é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora MéxicoColômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.

Etimologia
O primeiro gentílico aplicado pelos europeus ao povo habitante da atual Argentina foi o termo castelhano"rioplatense". O nome foi dado por um equívoco feito por Sebastião Caboto em 1526, quando passou pelo estuário do Rio Uruguai e o chamou de Rio de La Plata ("Rio da Prata"), enganado pelo metal precioso que encontrou nas mãos de alguns indígenas, sem saber que eles o haviam tomado dos marinheiros da expedição portuguesa dirigida por Aleixo Garcia. Embora o equívoco tenha se esclarecido pouco depois, o nome manteve-se e logo o gentílico "rioplatense" aplicou-se em espanhol para designar os habitantes de ambas as margens do Rio da Prata, o qual os índios chamavam de Paraná-Guazú (termo que, traduzido dalíngua guarani, significa "mar gigante"). A prata, em latim, recebe o nome de argentum, nome substantivo ao qual corresponde o adjetivoargentinus. O nome "Argentina" foi usado pela primeira vez pelo poeta Miguel Del Barco Centenera (1535-1605) em seu poema histórico Argentina y la Conquista del Río de la Plata ("Argentina e a Conquista do Rio da Prata"), publicado em 1602, 66 anos depois da fundação do Puerto de Nuestra Señora Santa Maria del Buen Aire ("Porto de Nossa Senhora Santa Maria do Bom Ar"), a atual cidade de Buenos Aires. O substantivo "Argentina" foi utilizado amplamente a partir do século XVIII para designar toda a região do Rio da Prata, abarcando os atuais territórios do UruguaiParaguai e parte do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
        

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO