PRAÇA DE SÃO VICENTE - SONHO SONHADO JUNTO - COMEÇOU...


Em julho do ano passado do dia 25 até 01 de agosto, aconteceu o Curso de Facilitadores em Desenvolvimento Comunitário no Sítio Pedra do Sol (Portal Vida da Serra da Meruoca).

Teve como Facilitadores: Cássia Regina, Zumira Bonfim, Clélia Pereira, Reni Dino, Vera Dantas e Jofran Fonteles, com uma Metodologia: Reflexiva, Dialógica, Vivencial e tinham em seus Módulos: educação Biocéntrica permacultura práticas integrativas ,mapas afetivos ,criação de ambientes de aprendizagem e criatividade


Imersão na comunidade de São Vicente por 7 dias, onde todo trabalho foi envolvido por vivências, teorias e práticas na comunidade.

Faz parte do trabalho o cuidado com o ser facilitador, por meio de: Massoterapia, Meditação, Banhos Terapêuticos, Caminhadas Ecológicas e Alimentação Natural.

Desse curso, os participantes saíram com projetos pessoais e comunitários para realizar em seus lugares: cidades e países.


Um desses sonhos em conjunto foi a criação da praça sustentável em São Vicente – Meruoca.

Parte dos participantes do curso, dos 50, foram moradores, disponibilizamos 20 bolsas para que eles pudessem compreender o processo que começamos em novembro de 2013.

 
Levamos a proposta para a comunidade, em uma reunião embaixo de um cajueiro em frente a futura praça e os moradores apoiaram por aclamação no dia 06 de março de 2016.


Na semana seguinte, começamos a elaboração do projeto com a direção da associação que tinha a frente a presidente Fransquinha e a diretora Rita Nascimento, com Cássia Regina (Portal Vida) e criadora do curso, Jofran Fonteles Borges (Instituto Semente das Artes) e os profissionais de engenharia ambiental Nayana e Fabiano que desenharam a planta da praça.

 

Os trabalhos começaram de fato no dia 19 de março, e com o apoio da comunidade, Associação Comunitária Sônia Maria, Portal Vida, INEC, Prefeitura e INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES.





Esse trabalho é todo colaborativo, sem recursos volumosos como os projetos governamentais e políticos. Todo o material é conseguido com a própria comunidade e comerciantes: pedras, plantas, arvores, trabalho e apoio das instituições citadas com: materiais de obra; cimento, ferramentas, profissionais e algumas máquinas como; tratores e caminhões.

Desenvolvimento humano e comunitário se faz na prática, fora das academias, sem discurso e teorias, mas de fato, com mão na massa e na obra.






Apoie essa ideia e outros projetos comunitários.



INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br


  

Comentários

Esta ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Comunitário, gerando renda e cidadania para um município sustentável. Programa patrocinado pelo Instituto Nordeste Cidadania e apoio do Portal Vida, Associação Comunitária Sônia Maria, Prefeitura de Meruoca e Semente das Artes.
LOPES disse…
Esse instituto tem apoio e contriuçao de qual dos governos? Mucicipal? Estadual ou Federal?

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO