NOTÍCIAS DE ABRIL 2016


No mês que é comemorado a "Invasão" do Brasil pelos portugueses,  a Vila de São Vicente na cidade de Meruoca no Ceará foi invadida pelo movimento de mutirão e desenvolvimento comunitário de moradores e visitantes solidários a essa causa tão nobre.


Em quase todos os dias a comunidade esteve na construção da praça, que mostra que a união comunitária é mais forte e organizada que as ações públicas, onde o interesse realmente é do povo.


Em uma pesquisa com empresas e agentes governamentais, nos informaram que um empreendimento como esse seria pelo menos uns 6 meses para ser completada se não houvesse nenhum problema, com um custo superior, que chega perto dos 600%.


Construção essa feita com doações de materiais da comunidade, de moradores, empresários, instituições como INEC, Portal Vida e Semente das Artes, além da ajuda da prefeitura com o envio de máquinas e funcionários em alguns momentos.


Isso só prova que podemos mais juntos e que a cultura de cabresto, pelo menos nessa comunidade é nula.

A proposta também é dar uma colaboração na melhoria do ambiente de moradores que mais colaboraram com as ações, indo as suas casas e fazendo um mutirão de limpeza e reforma, como foi acontecido nesse mês na casa da senhora Terezinha. Teve o apoio de vários outros moradores e familiares nessa ação. No mutirão também foi construída uma BET - Bacia de Evapotrasnpiração ou Fossa Ecológica, sendo essa a décima construída  na comunidade.
  


Tudo isso é um trabalho feito a mais de dois anos que começou com a implantação do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos, com seu trabalho de desenvolvimento humano e socioeconômico por meio de ações: culturais, ambientais e criativas, daí resultando nesse grande trabalho do Programa de Desenvolvimento Comunitário, que realiza seus projetos de forma colaborativa, com alguns apoios, mas sem um patrocínio governamental, mostrando ser possível conscientizar as pessoas a participarem de trabalho para o benefício coletivo.

Nesse mês tivemos a ajuda e pesquisa de uma aluna de New York, Maia, que participou da construção da praça e está escrevendo uma monografia sobre o assunto, já que é estudante de  Gestão Ambiental nos Estados Unidos da América do Norte.



Agradecimento especial ao INEC - Instituto Nordeste Cidadania,  Associação Comunitária Sônia Maria e a todos que colaboraram e estão colaborando com esse sonho coletivo. Venha fazer parte dessa ideia e dar sua contribuição para um mundo melhor.


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO