SEMENTE DAS ARTES EM APUIARÉS



A 111 km de Fortaleza, está a aconchegante cidade de Apuiarés, na região do Vale do Curu, que na língua tupi-guarani significa: apu ou apo  (raiz, origem) e are (gosto de fruta), e significa raiz com gosto de fruta. Com um povo hospitaleiro e forte. Sua denominação original era Jacu, Arraial do Jacu e, desde 1943, Apuiarés.



Fomos a convite do consultor Jânio Ferreira e do artista plástico Zakira Nobre, para vermos a possibilidade de implantação do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos no município e também realizar ações de desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações culturais, ambientais e criativas, além das formações técnicas.


Nessas visitas técnicas de novembro de 2017, estivemos com o prefeito Abdias Ferreira e demais secretários e gestores, além de conhecermos artistas e equipamentos culturais e outros espaços para pensarmos um trabalho com os munícipes.



14 Visita a Prefeitura: conhecendo os funcionários, secretários e gestores. Visita a secretaria de cultura, sendo recebido pela secretária Cecília Matos e seus assessores, e ficamos sabendo das ações e projetos realizados na cidade. Visitamos o bairro da Portelinha com o assessor técnico Igor Martins, para estudarmos o melhor local para a implantação do NAE. Participamos de uma confraternização na prefeitura e em seguida tivemos uma reunião com o prefeito Abdias, onde apresentamos nosso trabalho e acertamos detalhes de realização do projeto.



17 Reunião de gestores e secretários: objetivo, pensar os festejos natalinos e os festejos do município, no espaço Bem Estar da senhora Mariinha Flor. Seguimos para o museu Mestre Egídio dos Santos, onde conhecemos um pouco da história e cultura de Apuiarés com o diretor Patrício, que em sua monografia, escreveu sobre o Pau do Padre, marco histórico do município que se encontra próximo a igreja, em frente a secretaria de saúde e do outro lado o museu.



21 Reunião do Natal: com representantes de todas as secretarias e artesãs que irão realizar a montagem das praças e logradouros, além da programação natalina, com bandas, corais, grupos de flautas, feirinhas, entre outros. Depois tivemos com a primeira dama Gilmaria Alves, para acertar detalhes de nosso trabalho na cidade. No começo da noite, mais um encontro com o prefeito Abdias e assessores, já definindo o inicio dos trabalhos em Apuiarés.

28 Início do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural, para implantação do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos de Apuiarés.

                                                      
                                                      INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
                                              SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                            




                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO