NOTÍCIAS DE AGOSTO 2018



Segundo semestre entrando com muito trabalho e ações:


01 a 05, 08 a 11, 16 e 17, 24 a 26: Atividades na Casa Ambiental e Museu Semente das Artes na Carqueja dos Alves em Capistrano, no Maciço de Baturité. Plantação, colheita, horta vertical, manutenção e outras coisas para melhor receber seus visitantes.





01, 06 e 08, 13 e 15, 20 e 22, 27 e 29: Educação Ambiental e Cidadania: Projeto Um Toque de Vida, com crianças de 8 a 13 anos da escola Mário Salles, na localidade de Jabuti, Eusébio, a 20km de Fortaleza. Canto coral, flautas, cidadania e consciência ambiental são as principais atividades do grupo a meses. Nesse mês, focamos muito na interpretação de textos, com desenhos e performances, utilizando as músicas do repertório do grupo.









02 e 03, 09 a 11, 17 e 18, 23, 24 e 25 NAE Capistrano: música e sustentabilidade, além de cidadania e cultura, são os principais assuntos expostos e colocados nas aulas de música e nas atividades na comunidade da Carqueja dos Alves no município de Capistrano. Além das aulas de música, incentivamos a participação dos jovens e crianças a experimentarem o contato com a natureza, em atividades práticas, para com as vivências, tenham uma maior consciência em cuidar de nosso planeta. 

Disponibilizamos também na Casa Ambiental e Museu, local das aulas, nossa sala de leitura Carmem-Rosa, com mais de 5 mil títulos de vários autores e assuntos. Começamos as aulas de instrumentos: percussão, bateria e violão, e logo estaremos montando a banda Semente das Artes e Coral da Carqueja dos Alves.


05, 20, 23 e 28  Res. Machado de Assis: manutenção da Horta e colheita do que foi plantado a um mês no curso de sustentabilidade realizado junto com o IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano. Muita alegria em ter colaborado com nossa semente e hoje, em tão pouco tempo, está colhendo os frutos de um trabalho em grupo. E agora sendo ampliada a horta vertical, com a participação de mais moradores e pessoas de outros residenciais vizinhos.



06 e 12 banda Semente das Artes: como é de prática do instituto Semente das Artes, em suas ações e projetos, possibilitar o aprendizado e formação de jovens e adultos, fizemos a seleção de novos componentes da nossa banda. Bom ver meninas muito interessadas em crescer como cidadã por meio da música. 


14 e 20 Fossa Ecológica: visando evitar contaminação no solo e no lençol freático, o empreendedor Francisco Augusto Monteiro (Pantico), nos convidou a projetar uma Bet - Bacia de Evapotranspiração, que normalmente fazemos para banheiros humanos, em piquetes de suínos no município de Aracoiaba a 100 km de Fortaleza. Ideia essa que queremos propagar para criadores do semiárido. A fossa ecológica, é uma solução simples e eficiente para os municípios que tem problema de saneamento básico no Ceará e no Nordeste, digo até Brasil. Podemos por meio dessa bioconstrução, melhorar muito esse problema, conscientizando os gestores para tornar lei municipal os meios alternativos de saneamento e possibilitar o financiamento público para a construção desses equipamentos.


19, 22 e 26 Banda Semente das Artes: ensaiando e montando repertório de show ambiental. A proposta da banda é levar a mensagem de cuidar da terra, da natureza e de todos seres vivos, com pequenas ações ambientais, palestras, plantação de mudas, cuidar da água e tudo que vem para que nós e os que virão, possamos passar um pouco mais nesse planeta. A banda tem um misto de músicos profissionais e amadores, que acreditam que a música é uma ferramenta que transcende e ilumina, assim tornando os seres pensantes mais conscientes.


                                                    INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
                                                SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO