NOTÍCIAS DE AGOSTO 2019


Agosto musical e de muitas visitas e projetos:

03 Visita Jorge Gouveia: novo empreendedor na região da Carqueja dos Alves e com um projeto de hortas e plantio, com o intuito de fazer a comunidade participar e fazer um uso mais otimizado da terra. Com a proposta de perfuração de poço para esse empreendimento e também, para distribuição de água para os moradores participantes.


04  Visita de professores: Lucas Freitas e Clara Luciano da cidade de Capistrano, estiveram conhecendo a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes na comunidade de Carqueja dos Alves. Viram o acervo de livros, discos, vídeos e antiguidades. Além de conhecer nossas ações e projetos, realizados no estado e também em outros países. Clara pretende após sua aposentadoria realizar ações permaculturais e de sustentabilidade, assim como Lucas, que também é músico e agitador cultural. Na oportunidade provaram de nossa típica comida Vida Simples.




10 e 11  Banda S A: é uma ação do Instituto Semente das Artes, que faz o trabalho de ponte para músicos realizarem seus projetos musicais. A banda já foi base para vários artistas lançarem seus trabalhos, em discos, shows e aula-espetáculo, tocando os mais diversos gêneros e estilos musicais. Em eventos sociais, privados e culturais. Nessa formação tem o professor de literatura e espanhol Cláucio Lima; voz, baixo, violão. Álvaro Brás; violão e voz e Jofran Fonteles Borges, idealizador e mantenedor da banda na bateria, violão e voz.




12 Dia Estudante; na escola  Nossa Senhora das Graças, no bairro de Fátima em Fortaleza. O convite do professor Cláucio Lima que faz parte do quadro de professores da escola e é um dos integrantes da banda Semente das Artes. O evento aconteceu nos turnos da manhã e tarde e teve em seu repertório muita música pop nacional, reggae e MPB. Além da presença luxuosa de todos os estudantes homenageados da instituição.





17 Museu Semente das Artes: de Fortaleza, tem um acervo de instrumentos musicais adquiridos em viagens a outros países, como: Índia, Espanha, Cuba, Argentina, Colômbia, Peru, Bélgica, Portugal, Qatar, Alemanha, Uruguai, entre outros. 
Um salão multiuso para 40 pessoas e um estúdio para ensaios e treinamentos de técnicos e roadies. Lá já foram formado dezenas de profissionais na área cultural, como: produtores, músicos, técnicos e agentes culturais que estão em atividades no município de Fortaleza, além de outros cidadãos que seguiram outros segmentos, mas que tiveram o instituto como um local de educação e cidadania. O espaço está a disposição para parceiros, visitas de escolas e outras ações culturais e de formação.





18  Trio S A: em evento social particular em Fortaleza. Repertório variado para esse momento. De músicas intimistas e MPB, até rock dançante, jovem guarda e ritmos nordestinos. Nessa proposta a banda segue o modelo das bandas de baile, com um repertório feito para curtir e também dançar. 

Fomos convidados a tocar em um buffet para homenagear a professora e arte-educadora Andrea, que também é uma atriz e faz contação de histórias em eventos culturais e sociais. Nessa formação estávamos acompanhados dos músicos Cláucio Lima e Álvaro Brás.





22 Itapiúna:  reunião na secretaria de educação com o secretário Francisco Arnaldo Araújo Batista e seus assessores, Edna Cavalcante, João Humberto e Elenice Maciel, que viram em nossa apresentação o trabalho realizado pelo Instituto Semente das Artes pelo estado e também além mar.
Foi apresentada a proposta de implantação do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos com todas as suas ações, como: 
Percussão Ambiental, Cineclube Comunitário, Vida Simples e o curso de produção de Eventos e Gestão Cultural. Na oportunidade conhecemos a escola de ensino fundamental Recanto da Criança.



29  Arca de Noé: é um projeto que tem por objetivo oferecer um espaço dentro do município de Eusébio que proporcione aos seus habitantes uma melhor integração socioambiental de caráter formacional e terapêutico, promovendo o resgate de animais em situação de abandono, providenciar o cuidado destes, reabilitá-los e destiná-los a adoção de forma gratuita. Estivemos começando uma espiral de ervas no espaço, dando a contribuição do Instituto Semente das Artes para esse projeto.
A ideia é criar um local que promova a consciência ambiental e educacional com vários entretenimentos para que as crianças e adolescentes do município tenham um maior acesso às ações de preservação da flora (trilhas ecológicas, palestras, minicursos e reflorestamento engajado com escolas) e fauna (resgate, cuidados e adoção sistemática de alguns animais), além do ensino e pesquisa em sistemas ecológicos autossustentáveis.

27 Renato Araújo: empresário e articulista social esteve em reunião conosco para pensarmos e elaborarmos ações e projetos para os municípios do litoral leste. 
Projetos que casam perfeitamente com a proposta de desenvolvimento humano e comunitário do Instituto Semente das Artes. Por meio de ações culturais, ambientais, socioeconômicas, empreendedoras e criativas.




27 e 29 Um Toque de Vida: retomou as atividades após as férias, com seu trabalho de Educação, Cidadania e Sustentabilidade. 
O projeto agora com atividades mais amplas, além das aulas de canto, estamos possibilitando também, violão, bateria, história da música, análise textual por meio das letras de músicas e também a Percussão Ambiental, que é um trabalho de Consciência Ambiental, Reciclagem e criação de bandas de percussão com sucatas e resíduos sólidos descartados. As aulas acontecem toda semana na localidade de Jabuti, Eusébio, a 20 quilômetros de Fortaleza.
      
 
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO