FORUM CEARENSE DE CANTO






Valorizar e organizar a música vocal cearense. Esta é a proposta do I Fórum Cearense de Canto, que aconteceu nos dias 01 e 02 de agosto no Centro Espiritual Uirapuru (CEU).

O Fórum é promovido pelo Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) com recursos do Fundo Estadual da Cultura (FEC) para discutir a criação do Sistema Estadual do Canto.
Participaram regentes, coordenadores e dirigentes de coros e grupos vocais de todo o Estado, o Fórum abordou , em palestras e grupos de trabalho (GTs), temas ligados à formação, difusão e organização do setor, culminando na elaboração do documento denominado “Carta In Cantus do Ceará” com diretrizes para as políticas públicas dedicadas à categoria.
A criação do Sistema Estadual de Canto (SEC) visa fortalecer a música cantada no Estado, com metas que vão da realização de encontros de corais, festivais de música vocal, a discutir a criação de curso superior para regência de canto e realização de cursos específicos como técnica vocal, solfejo e treinamento auditivo.

A criação do SEC será um passo importante para a organização da categoria, impulsionando o desenvolvimento pessoal dos artistas, dos grupos e favorecendo a articulação entre eles e o intercâmbio com outros grupos brasileiros e internacionais.

Estiveram presentes várias personalidades do canto e da cultura, o Projeto Semente das Artes esteve lá e também: Delânia Azevedo (Secretária de Cultura do Estado do Ceará), Pedro Domingues (Articulador de Políticas Culturais da Secult), Rogério Jales (Presidente do Dicultura), Eduardo Fidelis (Sistema Estadual de Bandas), Márcio Matos (Regente), Gonzaga Leite (Músico e Regente), Maetro Valdinez (Sesc), Brasil (Regente de Sobral), Valéria Cristina (Regente), Rivandro (Músico), Angela Linhares (Educadora), Nininha (Regente), Ricardo Black (Cantor e Cerimonialista) e Gerardo Jr. (Mestre e Regente) além de outros como: Ana Cecília Florêncio Moreira (Regente e Maestrina, Coordenadora do Projeto Semente das Artes), secretários, regentes, cantores e articuladores culturais de todo o estado.
87194478

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO