II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO-CE 2009







O Instituto Semente das Artes, com seu presidente Jofran Fonteles Borges, que também esteve como delegado de Pacatuba, esteve presente na II Conferência Estadual de Cultura que aconteceu de terça-feira (8) a quinta-feira (10), no Condomínio Espiritual Uirapuru em Fortaleza. Os 600 delegados debateram no encontro os rumos das políticas públicas para o setor e construiram coletivamente o Plano Estadual da Cultura em debate democrático, permanente e continuado. Assim, artistas, agentes, gestores, produtores, representantes de entidades, de etnias e estudiosos da cultura, refletiram sobre o desenvolvimento cultural do Ceará. Deste encontro também sairam as demandas que serão levadas para a II Conferência Nacional de Cultura, com a eleição de 60 delegados cearenses.
A abertura oficial aconteceu na terça-feira(08), às 20 horas, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar, com palestra do Secretário da Cultura, Auto Filho sobre o Federalismo Cultural, seguida de show gratuito para a população com a cantora Kátia Freitas, Cristiano Pinho, Quinteto de Cordas (Maranguape) e os maracatus Az de Ouro e Nação Tremembé.

O Ceará foi um dos estados brasileiros a convocar o maior numero de conferências municipais. Ao todo, 164 municípios (cerca de 89%) realizaram consultas públicas sobre a cultura. O Governo do Estado do Ceará ainda realizou etapas regionais que reuniram os delegados eleitos pelos municípios para rediscutir as metas, pautas e sugestões a serem levadas aos três dias da Estadual em Fortaleza.

Participaram também como atrações os grupos: Coral da Águas - Regente Prata; Vozes de Cera e Regional do Zé Renato 7 cordas; Coral da Afabec e dos Bancários- Regente Rogério Jales; Dramistas de Beberibe e Fortim, entre outros.

Personalidades presente: Tereza Tavares (Instituto CDL e Fundação Raimundo Fagner), Fátima Mesquita (Secultfor), Lúcia Morais (Iguatu), Antônio Ibiapina (PT/Cut), Valtin (Kukukaya), Marcos Gomes (Maracatu Az de Ouro), Nirez (Pesquisador), Auto Filho (Secretário de Cultura do Ceará), Campelo Costa (Sec. Sobral), Aldenor Holanda (Federação de Quadrilhas Juninas do Estado), Egênio Stone (Secult),Comitiva de Pacatuba, Ibiapina e Tianguá e todos os municípios participantes.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
PESQUISA, CAPACITAÇÃO E PRODUÇÃO
Presidente Jofran Fonteles Borges
CNPJ 10.536.515/0001-64
www.sementedasartes.blogspot.com
sementedasartes@yahoo.com.br (EMAIL E ORKUT)
jofranfb@hotmail.com (MSN)
www.jofranfonteles.blogspot.com
(85) 87194478
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA.

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO