RECITAL DA FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER






Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, 40 crianças da Fundação Raimundo Fagner em Fortaleza participaram do recital "Os Jesuitas e sua música para a catequese", às 18h, no Foyer do Theatro José de Alencar.

Na oportunidade, o Instituto Semente das Artes esteve presente como convidado da direção de Tereza Tavares e Maninha Moraes (também diretora do Centro Dragão do Mar) para apreciação do espetáculo e do excelente trabalho e modelo de gestão e pedagogia.
Estavam presentes várias autoridades e personalidades do meio artístico, entre elas Mingo Araújo que é uma figura constante nas gravações e shows de Raimundo Fagner.
Após o recital estava acontecendo a estréia do ballet "Giselle" do poeta romântico Théophile Gautier, autor do roteiro desse balé e a produção e direção do Gueirreiro Hugo Bianchi.

O Recital "Os Jesuitas e sua música para a catequese" conta com a direção musical e regência de David Castelo. Como resultado do processo educacional, nisso, foi apresentado ao público uma mostra geral das lições de 2009, que culmina com este recital. É uma mostra do estudo sobre a música no Brasil do século XVII, que inclui uma série de recitais que serão apresentados em 2010, apoiados pelo Ministério da Cultura – Programa Cultura Viva – Prêmio de apoio a pequenos eventos.

A Fundação Raimundo Fagner tem como linha pedagógica o estudo da música através de seus períodos históricos.

Preocupada em provocar o senso de identidade cultural em seus educandos, decide estudar a música utilizada no Brasil durante o século XVII. Na história da música européia, o século XVII corresponde ao Barroco. Contudo, esse mesmo período no Brasil não é exatamente marcado pelos mesmos cânones estéticos europeus. Na América portuguesa, assim como nas colônias espanholas, verifica-se a intensa presença dos padres da Companhia de Jesus ocupados com a catequese dos índios. Diversas cidades do Ceará são o resultado de missões jesuíticas, sendo uma das mais notórias a de Viçosa. Assim, decidiu-se pelo estudo do repertório utilizado pelos Jesuítas na catequese. A pesquisa histórica foi embasada na narrativa da missão jesuítica na Serra da Ibiapaba feita pelo Pe. Antônio Vieira em sua célebre “Relação da Ibiapaba”. Já as informações sobre o repertório e suas práticas foram embasadas nos estudos musicológicos de Rogério Budasz e Paulo Castagna. O recital reconstitui o histórico da uma das principais missões Jesuíticas do Ceará, a da Serra da Ibiapaba. O personagem narrador, Pe. Antônio Vieira, será o fio condutor do espetáculo. Sua fala alinhava o repertório criando um contexto dramático, mas também histórico.

Fundação Raimundo Fagner - Criada em abril de 2000 numa iniciativa do cantor e compositor Raimundo Fagner, que preocupado com o contexto de exclusão social das famílias nos municípios de Orós e Fortaleza, resolve investir na educação para o desenvolvimento humano das famílias e institui a Fundação Social Raimundo Fagner. Tem como objetivos criar oportunidades para que as crianças e adolescentes atendidos nas cidades de Fortaleza e Orós – Ceará, possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais.

Atende a um público formado por 370 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 - 17 anos de idade, de ambos os sexos, através de parceira com empresas locais.

Projeto Aprendendo com Arte - O Projeto Aprendendo com Arte é uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética, através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, com foco na música.

O Recital "Os Jesuítas e sua Música Para Catequese" aconteceu no Foyer do Theatro José de Alencar.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
PESQUISA, CAPACITAÇÃO E PRODUÇÃO
Presidente Jofran Fonteles Borges
CNPJ 10.536.515/0001-64
www.sementedasartes.blogspot.com
sementedasartes@yahoo.com.br (EMAIL E ORKUT)
jofranfb@hotmail.com (MSN)
www.jofranfonteles.blogspot.com
(85) 87194478
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA.

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO