TEIA 2010 - FAZENDO NOSSA PARTE


















O que é a Teia?
“O maior evento plural da cultura brasileira” (Daniel Pádua, 2009)
Celebrando a diversidade cultural e revelando Brasis
Entre os dias 25 e 31 de março, Fortaleza sediou o maior e mais plural encontro de cultura brasileira, a Teia 2010 – Tambores Digitais.
Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção.
Mas o encontro vai além. Nele foi realizado o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas.
As atividades contaram com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura.
A idéia destas discussões é consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva.
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país.
Desta parceria entre sociedade civil e poder público nascem os Pontos de Cultura, através de convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) e governos estaduais. No total, R$ 180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.
Ao rufar dos Tambores
Esta é a quarta edição da Teia e a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento.
A Teia 2010 – Tambores Digitais focou a comunicação e a cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre da Casa de Cultura Tainã, que compara o instrumento usado como forma de comunicação entre as tribos à internet. Hoje em dia a cultura digital, com a internet e a vida em rede, multiplicaram e ampliaram o som e o número de tambores das nossas tribos.
O evento aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura da capital, aberto, de graça, a todos que desejam participar de suas atividades. Confira aqui a programação
Nesta edição, o evento aconteceu entre os dias 25 e 31 de março no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na capital cearense.
Localizado na Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema.

Realização
A Teia Brasil 2010 é uma realização do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, através da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania Cultural e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura.
A produção do evento é feita pelo Instituto da Cidade e o IACC – Instituto de Arte e Cultura do Ceará.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDOPESQUISA, CAPACITAÇÃO E PRODUÇÃO
Presidente Jofran Fonteles BorgesCNPJ 10.536.515/0001-64
(85) 87194478

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO