NEM É ERUDITO, NEM É POPULAR
















Dentro do Teia Brasil 2010, aconteceu o lançamento do livro “Nem é erudito, nem popular – arte e diversidade cultural no Brasil”, do artista Bené Fonteles no Hall do Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar, sábado 27 de março, às 19h, durante o terceiro dia do evento.
Estiveram presentes no lançamento, delegados de todos os estados do país participantes do evento, jornalistas, a classe artística, amigos e familiares de Bené.
BENÉ FONTELES não separa vida e arte. É artista plástico, músico, escritor, agitador cultural, um ser em ebulição constante, um homem generoso e de olhar agudo, crítico e acima de tudo coerente, dono de manifestos, canduras, cozinhas de tempo e mergulhos poéticos. Tem um longo percurso pelas artes, suas parcerias com Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Tetê Espíndola, entre tantos outros, bem como de arte contemporânea e literatura.

PEGANDO A TEIA: TRADIÇÃO, ATRITO E RUPTURA.
Exposição também coordenada por Bené.
Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Sérvulo Esmeraldo, Francisco Almeida, Liara Leite, Stênio Diniz, José Albano, José Lourenço, José Roberto Aguilar, Narcélio Grud, Tércio Araripe, Selma Parreira, André Santangelo. Uma representação singela e robusta de várias gerações e regiões renovadoras das identidades culturais do País. Sob "escolas" ou prismas sociais como os dos Pontos de Cultura. Todos, agora, ao mesmo tempo, em três espaços do Centro Dragão do Mar, uma das galerias do Memorial da Cultura Cearense, no Espaço Mix e ainda no hall em frente à livraria do centro cultural.
Assim, Bené consegue não apenas reunir objetos, gravuras, artes, dos mais diversos suportes e linguagens, para sua coleção, mas espalhar pelo país um pouco da sua própria experiência, das suas próprias vivências na companhia de outros artistas, visuais, literários, cinematográficos, musicais. E ainda: manter contato para projetos como os que tomaram todas as Teias, a última, no Museu Nacional, vista, em 2008, por 110 mil pessoas: "Nem é erudito Nem é popular - arte e diversidade cultural". Uma proposta que se coaduna com o pensamento do poeta e jornalista TT Catalão, em torno do conceito "RupturaConTradição", que deve render novas discussões a partir da sua inclusão nesta participação na Teia de Fortaleza.
OS ESPAÇOS
ESPAÇO MIX: em frente ao planetário do Centro Dragão do Mar, o público poderá conferir livros, CDs e outras referências mais diretas aos instrumentos musicais, considerados sob o prisma da vanguarda de Walter Smetak, Uakti e Egberto Gismonti, e da arte, de Tércio Araripe e Narcélio Grud, este premiado pela Funarte para produzir uma série, bastante elogiada por Bené, que partirá do Dragão para as ruas de Fortaleza.
GALERIA 2 DO MEMORIAL DA CULTURA CEARENSE: ficarão os nomes citados no começo, entre projeções e sons relacionados.
TRAJETO ATÉ A LIVRARIA: outros elementos da cultura brasileira, da arte urbana de Mônica Nador e da vanguarda de Luís Hermano a bordados do Rio São Francisco ou um Boi de Alagoas. Uma teia de conhecimento em alguns metros quadrados.

Curadoria: Bené Fonteles
Período: 25 de março a 30 de maio
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)
Horário: 09h às 21h30
INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
PESQUISA, CAPACITAÇÃO E PRODUÇÃO
Presidente Jofran Fonteles BorgesCNPJ 10.536.515/0001-64
(85) 87194478

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO