ZÉ RENATO 7 CORDAS – FOI “CHORAR” NO CÉU


O poeta das “baixarias” do seu violão 7 cordas silenciou hoje, mas não para ficarmos tristes por sua ida e nem chorar sua perda, mas sim para sempre colocarmos em nossa memória e vida a lembrança do gênio das pancadas, o amigo e apimentado Zé que foi tocar para os anjos.

Simples, capacitado e solicitado no meio do choro e do bom samba, passou cerca de 30 anos de sua vida dedicado ao que diríamos: mantra, hino e cântico.

Sua facilidade de improviso e aquela forma inquieta de se apresentar, me lembra os grandes maestros, os grandes mestres, que ele não deixava de ser e de também compartilhar com os menos habilidosos e seres mortais como nós.

Tivemos vários encontros boêmios com o Zé e profissionais também, em janeiro de 2010, estivemos tocando juntos no Coração Benfica, que sempre o lembrará, o mesmo coração que deixou de fazer a marcação de sua vida. Mas posso narrar uma das mais interessantes que aconteceu na praia do Caça e Pesca, num lugar poético como ele, na barra que divide esta praia com a da Sabiaguaba, por onde o rio Cocó se encontra com o oceano atlântico. Chegou com minha humildes tralhas e vejo aquele moço com jeito de menino na beira do rio, em cima dos corais pescando quase sem parar e também da mesma forma perdendo anzóis e chumbadas. Me veio aquela interrogação. Pensei: será que ele não entra por que ta de sapatilha e com roupa e tenista? Chegou próximo, pulo dentro dágua e salvo pelo menos 5 cinco anzóis e chumbadas. Numa dessas voltas para pescar também, pergunto: Zé por que você não pula pra desenganchar a linha? Ele me olha, meio sem jeito e tímido e diz: - Cara, eu não sei nada. Aí foi gargalhada minha e ele também riu e levou na boa.

Cara, assim como você me chamava, estaremos sempre ouvindo a poética de sua obra e dos momentos de alegria e paz com que você nos fazia transceder com sua música.

Um dose de choro e samba pra você onde esteja.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO - PESQUISA, CAPACITAÇÃO E PRODUÇÃO

Presidente Jofran Fonteles Borges

CNPJ 10.536.515/0001-64 - (85) 87194478
www.sementedasartes.blogspot.com/
sementedasartes@yahoo.com.br
(EMAIL E ORKUT)
jofranfb@hotmail.com
(MSN)
www.jofranfonteles.blogspot.com/
http://sementedasartes.listen2myradio.com/
(RÁDIO WEB – EM TESTE)
http://groups.google.com.br/group/semente-das-artes



Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO