VISITA TÉCNICA A CHOROZINHO






Em 08 de abril de 2010, estivemos fazendo uma visita técnica no município de Chorozinho, com o intuito de apresentar as ações e projetos do Instituto Semente das Artes.
Visitamos escolas, centros e secretarias, inclusive o da coordenadora da Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz Terezinha Alves Vieira.
Fomos também recebido pelo secretário de Cultura, Juventude e Desporto Edinor Santos (tricolor de aço de 4 costados) e seu assessor Fábio Santiago.
Tivemos o imenso e maravilhoso prazer de almoçar as margens do rio Choró na companhia do professor Adailton Amâncio, Ana Célia maia, o Cabo Auricélio dos Corpo de Bombeiros e seu assitente e da coordenadora Terezinha.

Chorozinho é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Mesorregião do Norte Cearense, Microrregião de Chorozinho.

Etimologia: O topônimoChorozinho faz referência ao diminutivo de Choró, que vem do Tupi Guarani choron que significa: ave ou pequena lente que surge no sopé ou encosta de uma chapada residual. Sua denominação original era Currais, depoisCurrais Novos, Currais Velhos e desde 1938, Chorozinho.

História: A região às margens do Rio Choró era habitada por índios de etnias como os:Jenipapo,Kanyndé, Choró e Quesito. No Século XVIII,nestas terras foi instalada aMissão dos Paiacu. É um núcleo urbano que surgiu devido aos projetos de combate a seca entre 1932 3 1934. No lugar denomindao Curais Velhos foi contruído a ponte do BR 116 sobre o Rio Choró. Do acampamento do engenheiros do DNOCS e dos operários empregados desta construção surge o povoamento, que cresceu ao redor desta base de apoio e da capela de Santa Terezinha, que depois transformaria-se em município.

Subdivisão: O município tem 6 distritos: Chorozinho(sede), Campestre, Cedro, Patos dos Liberatos, Timbaúba dos Marinheiros e Triângulo. Patos dos Liberatos é um dos cinco distritos de Chorozinho. Fundado pela família Liberato, de onde vem o seu nome. É dividido em várias localidades, são algumas: Baixa Preta, Sítio Salgado, Sítio Riacho, Progresso, Lagoa do Arroz, que localiza-se a aproximadamente 7 ou 8 km do centro do municipio. Foi povoado primeiramente pela familia do sr. Chiquinho Jaguaribe. Antes dele chegar tudo se resumia a mata densa e agua da lagoa, de onde vem seu nome.

Relevo e solos: Terras de várzea não possui elevações. Os solos são as areias quartzosas distróficas e planossolos, onde encontram-se granitos do Pré-Cambriano e sedimentos areno-argilosos. Encontram-se ainda coberturas aluvionares, quaternárias, formadas por areias, siltes, argilas e cascalhos.

Vegetação: A vegetação predominante é a caatinga comum e arbustiva densa, além da mata serrana.

Economia: A agroindústria e a pecuária são as principais atividades econômicas do município, apresentando uma larga produção agrícola de castanha de caju, mandioca,feijão e milho.

Cultura: Os principais eventos culturais são: Dia do Município (13/março), Festa do Município (09 a 13/março), Missa dos Romeiros (24 de cada mês), Vaquejada (outubro).

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO

PESQUISA, CAPACITAÇÃO E PRODUÇÃO

Presidente Jofran Fonteles Borges

CNPJ 10.536.515/0001-64

http://www.sementedasartes.blogspot.com/

sementedasartes@yahoo.com.br (EMAIL E ORKUT)

jofranfb@hotmail.com (MSN)

http://www.jofranfonteles.blogspot.com/

http://sementedasartes.listen2myradio.com/ (RÁDIO WEB – EM TESTE)

http://groups.google.com.br/group/semente-das-artes

(85) 87194478

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO