MESSIAS HOLANDA NO ART/TUDE - A LENDA






O GRANDE HOMENAGEADO DO EVENTO ART/TUDE - FORTALEZA VIVENDO ARTE NO DIA 06 DE AGOSTO DE 2010

Uma lenda do forró, Manuel Messias Holanda da Silva, nasceu em Missão Velha, município situado na região sul do estado do Ceará, no dia 12 de janeiro de 1942. Em 1947, com cinco anos de idade, veio com sua mãe morar em Fortaleza. Quando jovem, trabalhou como camelô (passou a ser um dos que mais brigava com o rapa), enquanto fazia suas primeiras apresentações musicais nas Rádios: Iracema (programa de Eduardo Fernandes) e Ceará Rádio Club (programa do radialista Wilson Machado).
Sua primeira gravação foi Forró em Baturité em 45 rpm com o Conjunto Guarani, fazendo sucesso na região cearense. Em 1963, foi para o Rio de Janeiro e batalhou com garra até que o sanfoneiro de oito baixos, Zé Calixto, atendendo ao pedido do grande Luiz Gonzaga, destinou a faixa “Mulher de Verdade,” do seu LP, ao estreante Messias, fazendo relativo sucesso e tendo posteriormente varias participações em discos da gravadora Phillips. Mas seu sonho era ter seus próprios bolachões. Em 1975, o sanfoneiro Abdias apostou no sucesso da música “Mariá”, alcançou as paradas de sucesso e levou Messias às emissoras de TV de Norte a Sul, que participou de algumas das mais famosas caravanas de forró pelo país em dupla de sucesso com Elino Julião, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda e outros forrozeiros .
Um acidente deixou o cantor e compositor cearense tetraplégico, mas Messias recuperou-se e hoje conta rindo que de vez em quando encontra alguém que se espanta por ele continuar vivo. “Eu sofri um acidente, estava consertando um troço no telhado, escorreguei lá de cima e, nesta queda, quase morro, mas voltei a andar normalmente, não dança como dançava mas canta quase como cantava”, diz o forrozeiro.
Messias Holanda gravou 02 discos de 78 rotações, 19 mistos (coletâneas), 15 LPs individuais, 05 CDs. Tem 10 filhos e 15 netos e seu maior sucesso, a música “Para Tirar Côco”, é nacionalmente conhecido.
VEJAM TODAS AS FOTOS EM NOSSOS LINKS:

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES - Presidente Jofran Fonteles Borges
CNPJ 10.536.515/0001-64 - www.sementedasartes.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO