PROJETO DE PERMACULTURA






NO DIA 07 DE MARÇO DE 2011 OS PERMACULTURES DO CEARÁ, JUNTAMENTE COM A UECE, INEC E SEMENTE DAS ARTES SE REUNIRAM NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PACOTI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ JUNTAMENTE COM O ESPECIALISTA AUSTRALIANO EM PERMACULTURA SKYE RIKELME QUE TEVE A PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE UM GRANDE EVENTO EM NOSSO ESTADO.

O que é Permacultura?

Permacultura é um método de design que objetiva desenvolver áreas humanas produtivas de forma sustentável, respeitando os ciclos e o equilíbrio natural dos ecossistemas naturais.

Os métodos para criar os espaços permaculturais são diversificados e apropriados para vários ecossistemas do mundo. E para utilizar as técnicas oferecidas pela Permacultura é essencial um método de design, onde a observação e o planejamento de uma área ocupada são os principais quesitos deste método. O emprego do design consiste em aplicar técnicas de aproveitamento de espaço, zoneamentos de acordo com a importância de cada sistema produtivo e a reciclagem do produto excedente produzido pelos elementos e seres vivos que compõe uma dada propriedade. Esse excedente energético é utilizado numa área complementar da propriedade, criando assim um local altamente produtivo e conectado entre si.

A permacultura é muito além do significado agricultura permanente, é um conjunto de práticas que criam soluções sustentáveis para suprir as necessidades essenciais humanas, como garantia de uma produção alimentar de qualidade, a captação e o uso responsável da água potável, a construção de edificações naturais para a moradia, o uso de energia elétrica através de fontes renováveis e limpas e a reciclagem de todo material considerado resíduo ou sobra de um sistema produtivo. Portanto a Permacultura faz o que o sistema convencional não consegue, produzir de forma intensa garantindo, quantidade, qualidade, variedade e o mais importante sem prejudicar os ecossistemas naturais ao qual esta metodologia de vida está completamente integrada.

Onde e quando foi criada a Permacultura?

A Permacultura foi criada na Austrália no final da década de 70 por Bill Mollison e David Holmgren. Bill Mollison era professor universitário e morava no interior da Austrália onde plantava, pescava e criava os seus próprios animais para alimentação. Com o crescimento das indústrias e o consecutivo aumento do consumo e da poluição ambiental, Bill Mollison percebeu que os recursos naturais de sua região estavam aos poucos se deteriorando e que em curto prazo a poluição iria tomar conta de toda área, desequilibrando todo o ecossistema em sua volta.

Com isso Mollison resolveu criar um novo modelo de trabalho e desenvolvimento, onde a produção agrícola e as atividades humanas integradas com o meio-ambiente gerassem um progresso sustentável

Para concluir esse objetivo Bill Mollison resolveu viajar e aprofundar o seus conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável, conhecendo o comportamento de diversos ecossistemas e comunidades humanas tradicionais que ainda tinham um comportamento harmonioso com o meio ambiente. Após anos de pesquisas e experiências realizadas em vários locais no mundo, Bill Mollison criou a Permacultura. Uma metodologia de trabalho onde todos os seus princípios estimulam a criação de ambientes produtivos sustentáveis, tanto em áreas rurais, silvestres e urbanas.

Os ideais da Permacultura consistem nos métodos de design, onde o planejamento e os investimentos necessários para o desenvolvimento sustentável de uma determinada região ou propriedade tem prioridade, fazendo com que todos os recursos disponíveis em um local qualquer sejam aproveitados ao máximo, mas com responsabilidade. Retirar mais do que é produzido e modificar a estrutura natural de sua área para agregar recursos de fora, é uma filosofia de vida que não se enquadra nos moldes da Permacultura. Bil Mollison ao implantar a Permacultura, criou um método de ensino que conecta as disciplinas entre si, onde os conceitos tradicionais praticados pelas pessoas não são ignorados, mas adaptados com o desenvolvimento tecnológico da ciência moderna.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO

FAÇA PARTE DESSA IDÉIA

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES - Presidente Jofran Fonteles Borges

CNPJ 10.536.515/0001-64 - www.sementedasartes.blogspot.com

VEJAM TODAS AS FOTOS NO ORKUT

sementedasartes@yahoo.com.br - (Email e Orkut) - (85) 87194478

http://nae-nucleodearteeducacaoeeventos.blogspot.com/

Nosso canal no you tube - http://www.youtube.com/user/sementedasartes#g/u

http://www.facebook.com/

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO