TAÍBA AMBIENTAL - 22 & 23 DE JUNHO - 2013



 
No mês de março de 2013 um grupo participante do curso Dragon Dreaming, realizado no Portal Vida na Taíba, pensou em um projeto de integração do Portal com a comunidade e visitou a escola Alba Herculano Araújo e propôs uma ação ambiental na instituição para a diretora Dúlcia Carvalho, que aceitou de pronto


O mutirão que teve a proposta de um trabalho de sustentabilidade na escola com a participação popular, envolvendo a força coletiva, a inserção comunitária, com o objetivo de fazer um diálogo sobre mudança sustentável, o prazer em cuidar e fortalecer o lugar, fazer um trabalho alegre, onde o participante sinta vontade de estar e não obrigado a participar. Incentivar o processo criativo e a inteligência afetiva, uma praxis de ecologia profunda.
Durante alguns meses foram feitas reuniões e encontros com as entidades idealizadoras do projeto: Portal Vida, Instituto Semente das artes, Inec – Instituto Nordeste Cidadania e representantes da Seduc. Os professores e gestores visitaram e conheceram a proposta do projeto TAÍBA AMBIENTAL no Portal Vida e viram também as intervenções de Permacultura do lugar, algumas  foram propostas e realizadas no mutirão. O sonho coletivo foi idealizado nesses encontros.

Cada participante colocou o que tinha de ideia para que o projeto fosse também o seu sonho. O que foi proposto e realizado: Casa de Resíduos Sólidos (vulgo: Casa de Lixo), chamar a atenção por meio da arte do que está acontecendo na praia, onde os resíduos foram trazidos de lá, jardim feito de pneus, horta medicinal para incentivar a utilização de ervas e folhas para uma vida mais saudável, criação de um Espaço de Leitura, onde as pessoas leiam com prazer, deitados em travesseiros e numa minhoca gigante que convida  os participantes  a se integrarem sentados no chão com os professores, onde o que apareça seja a luz e não a sombra do aluno. Pintura de um painel coletivo onde se fortalece a identidade do lugar e estimula a criatividade individual e o orgulho de ver algo que fez juntamente com outras pessoas. A identificação de  um símbolo local,  jangada, que inspira a saúde e a força comunitária e também um local para ações culturais. Uma mini agrofloresta, com árvores nativas e um jardim vertical com garrafas pet.

O mutirão do projeto TAÍBA AMBIENTAL aconteceu nos dias 22 e 23 de junho de 2013 na praia da Taíba no município de São Gonçalo do Amarante no estado do Ceará a 75km de Fortaleza.


O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realizou no dia 5 de junho a implantação do NAE – Núcleo de Artes, Educação e Eventos, como parte do projeto de Desenvolvimento Humano e Socioeconômico, por meio de ações culturais e criativas, onde os alunos, professores e comunidade passam a ser os gestores e podem realizar ações, sendo que a primeira aconteceu no encerramento do mutirão do TAÍBA AMBIENTAL no dia 23 de junho.   

Portal Vida, Instituto Semente das artes, Inec – Instituto Nordeste Cidadania, Seduc, Dragon Dreaming, Nação Pachamamma, Movimento Pro Árvore, depósito O Nildo, Horto Municipal de São Gonçalo do Amarante, UFC, Escola Alba Herculano Araújo, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Um grupo de pessoas que não quis seus nomes publicados fez doação em dinheiro, isto possibilitou a compra de uma jangada que foi doada à escola e colocada como símbolo da força e resistência do povo e do jangadeiro da Taíba.
No encerramento aconteceu a primeira ação do NAE e OFICINA SHOW, com feira artesanal e apresentações artísticas e culturais da Taíba.
O Jornal Grande Porto publicou uma matéria sobre o Taíba Ambiental no mês de junho de 2013.



Grupo Idealizador no Dragon Dreaming: Nágela, Jofran, Sol, Cássia, Heliana, Priscila e Rafael

Veja o vídeo deste projeto e outras ações e projetos do Instituto em nosso canal do SEMENTE DAS ARTES no You Tube:
http://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos?sort=dd&view=0&shelf_index=0


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)

Presidente Jofran Fonteles Borges
CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207



Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO