CURSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, RE-EDUCANDO O ESTILO DE VIDA - 6º Módulo

CELEBRANDO A ÁGUA

 Meus amigos, recordar é viver novamente, e cada módulo quando entro em contato com as imagens que vamos produzindo, sinto uma onda de bons sentimentos e vontade de compartilhar com todos.
Sempre quando chegamos na sexta-feira, nos sentamos ao redor dessas mesas floridas e recheadas de sopas, pães, sucos verdes, patês naturais e muita risada, muita conversa de como foi o mês que passou. Relatamos nossas vivências, nossos desafios, quem  vem, quem não vem, o que aconteceu em cada casa, em cada coração. É um momento de reencontro e vinculação. Um compartilhar de amigos que aos poucos estão aprendendo a ser irmãos. Um grupo, uma equipe, um time, uma família... o que somos?
Alguns teóricos conceituam como formação de grupos e outros como potencialização  da inteligência afetiva, alguns como aprendizagem da inteligência coletiva, o que sabemos é que nesta informalidade vamos nos revelando como seres humanos que optaram em crescer na capacidade de amar e aprender a viver de um modo leve, criativo, empoderando a si e aos outros. O que sabemos é que esse jeito compromete-nos a caminhar na vida em passos seguros dentro da dinâmica imprevisível que é a vida. Juntos, somos mais, somos um.
O entendimento teórico do que é água em nossas vidas, inspira-nos a uma apropriação deste conteúdo em vivências integradoras, há uma apreensão reflexiva-dialógica-vivencial. Que maravilha vê-los falando, dizendo poesia, criando dinâmicas, cantando, dançando e sendo facilitadores com tanta desenvoltura de condução. É precioso observar a seriedade e resposta que vocês deram no entendimento do que estávamos estudando. Gratidão, por estar podendo fazer parte, ser parte do todo.

Continua as reflexões: o que é a água? O que isso significa para mim? Qual o sentido desse aprendizado na minha vida?o que posso fazer com o aprendido para propiciar mais vida na vida de outras tantas pessoas? Vamos seguindo e sempre dialogando, sempre aberto a vivenciar.


Permacultura e o uso da água, a água do planeta, os cuidados que podemos ter com ela, as dicas criativas de bom reuso e o olhar atento de Jofran sobre as possibilidades de consumo consciente. Uma tarde onde pudemos misturar as águas e entender a implicação de gaia nas tecituras  divinas que dão vida ao nosso planeta, ao nosso ser. Das mangueiras de irrigação aos veios de maia, às veias que conduzem sangue, que levam a vida.
Aprender a decodificar metáforas explícitas e reverter ao mais íntimo de nós, fazendo analogias e provocações ontológicas no processo de construção do humano. As diversas possibilidades de nos limparmos, de nos reaproveitarmos , transformando nossa água suja de mágoa em adubo e irrigação de nova vida, nutrição de ideias e alimento para o dia de amanhã.

Vivenciar o dia dos ancestrais, reverenciar os mortos, ao som do canto de tantas vozes. Fazer sua prece de dádiva e gratidão por poder reconhecer o grande fio de Ariádne, que nos conduz e permite nossa síntese e percepção do que somos. Uma seqüência infinita de chegar e partir e em cada chegada poder trazer todo aprendizado de tantas outras épocas, de tantas outras pessoas, outros seres, outros povos, outras águas num vasto oceano que a todos  e tudo liga.
Um fim de tarde com flores e presente a todos os arquétipos da água, aos nossos queridos que já foram e que estão entre nós, pulsando em cada gota de sangue, em cada canto de nosso corpo. Ensinar aos mais novos a importância da reverência aos que já foram e chorar de encantamento ao ver Betos e Joãos com seus raminhos de flores oferecendo o seu melhor a esses guardiões da água, da vida. O que aprender de um momento desses? O que dizer desse entardecer? Como estive nessa vivência? O que isso significa para mim? Para ti?


Eu sou água que lava a alma

Eu sou água que vira onda, que vira ar, que revira a terra

Água dinâmica, forte, sensual

Eu sou água de maré

Na noite que estava chegando um canto se ouviu no ar, era o grupo recebendo a graça que está no mar...
Do batismo ao desafio, da vontade ao enfrentamento, tudo se faz com alegria e contentamento. Dança a água, aprender a cuidar dos mais velhos, dos mais novos, do grupo e de cada um. Vivenciar a transcendência que a fluidez convida, deleitar-se aos cuidados do amigo que aprende a cuidar com a delicadeza e respeito de pais amorosos.

Uma aula de como cuidar, de como ser fluido, ser leve, aprendendo a surfar nas ondas da vida com amor e desprendimento. Crianças, adultos e velhos, numa celebração de vida

Que venha a integração dos elementos, numa fusão dos quatro elementos: terra, ar, água e fogo numa síntese de hábitos, atitudes, carinhos, amigos. Esperamos vocês nos dias 06, 07 e 08 de dezembro.
Um grande abraço
Cássia Regina e Reni Dino

Investimento por módulo, hospedagem, alimentação e material é de R$ 200,00 para profissionais e R$ 120,00 p/estudantes.
Facilitadores: Cássia Regina e Reni Dino
Inscrição:
Claúdia Rodrigues Fone: 85 8881.71.86 
e-mail: anclarodrigues@yahoo.com.br
PORTAL VIDA
NO BARRA MAR DA TAÍBA - 5 QUARTOS SUITE, 3 CHALÉS, PISCINA, SALÃO MULTIUSO, PALHOÇA COM REDÁRIO A 50 METRO DO MAR.
PARA: CURSOS, TREINAMENTOS, EVENTOS E HOSPEDAGEM
Contatos:(85) 87194478 – 99543352 - 91290207
Jofran Fonteles Borges
portalvidataiba@gmail.com

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO