IV ENCONTRO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA
O encontro convidou a todos a “tecer caminhos com novos olhares”, integrando-nos à diversos rituais de vínculo e aprendizagem. Foi um momento onde nos encontramos para celebrar a vida, refletir e vivenciar a Educação e a Cidadania nos dias de hoje.
O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES esteve presente em vários momentos:
· Abertura do evento, da campanha “Natal Sem Fome do Sonhos e lançamento do livro “Cidadania e Vida Comunitária: Ação – Diálogo – Desenvolvimento” com coral e banda do SEMENTE DAS ARTES e interpretando a música MANDACARU, que fala do diálogo dessa planta que representa a força do sertanejo com ele mesmo.
· Reciclando Valores com Arte e Educação: Apresentação de nosso trabalho científico da PERCUSSÃO AMBIENTAL: DESENVOLVERNDO COMUNIDADES.
· Identidade Cultural: Diálogo com os participantes e o Mestre Griô Mestre Pena sobre aspectos relevantes sobre o fortalecimento da identidade local.

Queremos parabenizar a todos que participaram e realizarem esse evento de resistência e cidadania: Palestrantes, coordenação, facilitadores, artistas, entidades, ong´s e os ouvintes que estiveram nesses dois dias. A escritora Cássia Regina que lançou o livro "Vida Comunitária: Ação - Diálogo e Desenvolvimento" e toda a área social do INEC coordenada pela assistente social Nágela Araújo.
Ficamos maravilhados com o Portal da Sustentabilidade, onde vimos a criatividade da Célula de Meio Ambiente e Inec ativos dentro de uma instituição financeira. Humanizando e aproximando as possibilidades de desenvolvimento não só pelo capital, mas também por pequenas ações sociais.MANDACARU
JOFRAN FONTELES BORGES
MANDACARU
IMAGEM DA SECA LÁ NO SUL
IMAGEM DO POVO DO SERTÃO
QUE VIVE NA DOR E SOLIDÃO
MANDACARU
MONUMENTO DE UM TEMPO DE LAMENTO
ESPERANÇA, CRENÇA
E SOFRIMENTO
DE ABANDONO E VONTADE DE VOLTAR
DE VOLTAR, DE VOLTAR
DE VOLTAR
MANDACARU
VONTADE EU TENHO DE BEBE-LO
DE COME-LO COMO CARNE DE BOI
OU COMO UM PÃO QUE JÁ SE FOI
MANDACARU
O SONHO DO POVO NÃO É AZUL
O GOSTO DO POVO NÃO É DOCE
E A VONTADE NÃO É AMBICIOSA
QUEM AINDA FICA NO SERTÃO
COMO TU
DIVIDI A PAISAGEM
COM O CÉU AZUL
O sertão estão passando por uma seca não vista a mais de 50 anos. 95% do açudes do Nordeste estão com sua capacidade abaixo de 30% ou já secaram.
Temos que nos conscientizar do nosso papel com o cuidado com a água, pois ela não se renova.
Uma felicidade para nós nessa apresentação de abertura é ter tocado essa música com os primeiros alunos do Instituto Semente das Artes e com o nosso novo coral.
INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64





Comentários