IV ENCONTRO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Aconteceu nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2013 o IV Encontro Nordestino de Educação e Cidadania, realizado pelo Instituto Nordeste Cidadania, em parceria com o Banco do Nordeste e foi realizado no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste (Av. Pedro Ramalho, 5.700 - Passaré)

O encontro convidou a todos a “tecer caminhos com novos olhares”, integrando-nos à diversos rituais de vínculo e aprendizagem. Foi um momento onde nos encontramos para celebrar a vida, refletir e vivenciar a Educação e a Cidadania nos dias de hoje.

O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES esteve presente em vários momentos:
 
·         Abertura do evento, da campanha “Natal Sem Fome do Sonhos e lançamento do livro “Cidadania e Vida Comunitária: Ação – Diálogo – Desenvolvimento” com coral e banda do SEMENTE DAS ARTES e interpretando a música MANDACARU, que fala do diálogo dessa planta que representa a força do sertanejo com ele mesmo.
·         Reciclando Valores com Arte e Educação: Apresentação de nosso trabalho científico da PERCUSSÃO AMBIENTAL: DESENVOLVERNDO COMUNIDADES.

·         Identidade Cultural: Diálogo com os participantes e o Mestre Griô Mestre Pena sobre aspectos relevantes sobre o fortalecimento da identidade local.

Queremos parabenizar a todos que participaram e realizarem esse evento de resistência e cidadania: Palestrantes, coordenação, facilitadores, artistas, entidades, ong´s e os ouvintes que estiveram nesses dois dias. A escritora Cássia Regina que lançou o livro "Vida Comunitária: Ação - Diálogo e Desenvolvimento" e toda a área social do INEC coordenada pela assistente social Nágela Araújo.

Ficamos maravilhados com o Portal da Sustentabilidade, onde vimos a criatividade da Célula de Meio Ambiente e Inec ativos dentro de uma instituição financeira. Humanizando e aproximando as possibilidades de desenvolvimento não só pelo capital, mas também por pequenas ações sociais.

Tivemos o prazer em assistir a palestra e conhecer Lala Deheinzelin que é especialista mundial em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, e criou e coordena o movimento internacional Crie Futuros.  Trabalhando no Brasil e exterior, seu perfil trans-disciplinar possibilitou desenvolver metodologias próprias integrando Economia Criativa + Desenvolvimento + Sustentabilidade + Futuro + Inovação.  Tal trabalho mostra porque a Economia Criativa é estratégica no século XXI, as oportunidades que oferece e as condições necessárias para seu florescimento, contribuindo para inserir o tema na agenda de desenvolvimento aos níveis (inter) nacional, estadual e municipal.

 




 
MANDACARU
 
JOFRAN FONTELES BORGES
 
MANDACARU
IMAGEM DA SECA LÁ NO SUL
IMAGEM DO POVO DO SERTÃO
QUE VIVE NA DOR E SOLIDÃO
 
MANDACARU
MONUMENTO DE UM TEMPO DE LAMENTO
ESPERANÇA, CRENÇA
E SOFRIMENTO
 
DE ABANDONO E VONTADE DE VOLTAR
DE VOLTAR, DE VOLTAR
DE VOLTAR
 
MANDACARU
VONTADE EU TENHO DE BEBE-LO
DE COME-LO COMO CARNE DE BOI
OU COMO UM PÃO QUE JÁ SE FOI
 
MANDACARU
O SONHO DO POVO NÃO É AZUL
O GOSTO DO POVO NÃO É DOCE
E A VONTADE NÃO É AMBICIOSA
 
QUEM AINDA FICA NO SERTÃO
COMO TU
DIVIDI A PAISAGEM
COM O CÉU AZUL
 
 
Obs: Música composta em 1988, quando de um período de escassez de água e êxodo rural, coisa que hoje estamos vendo novamente.
O sertão estão passando por uma seca não vista a mais de 50 anos. 95% do açudes do Nordeste estão com sua capacidade abaixo de 30% ou já secaram.
Temos que nos conscientizar do nosso papel com o cuidado com a água, pois ela não se renova.
Uma felicidade para nós nessa apresentação de abertura é ter tocado essa música com os primeiros alunos do Instituto Semente das Artes e com o nosso novo coral.

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES 
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
   (85) 87194478 – 99543352 - 91290207

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO