CURSO DE FACILITADORES EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO


No Sítio Pedra do Sol entre os dias 25 de julho a 01 de agosto aconteceu o Curso de Facilitadores em Desenvolvimento Comunitário, uma realização do Portal Vida na Meruoca, UfC, apoio do Semente das Artes, Associação Comunitária Sônia Maria, Instituto Nordeste Cidadania-INEC. 


Nossa gratidão e carinho por todos os facilitadores que se juntaram para contar, vivenciar, praticar e dialogar um jeito simples e sustentável de viver uma comunidade. Gracias Vera Dantas



 Zulmira BomfimClélia María Martins PereiraReni DinoJofran Fonteles, May, Liduina e Alana Alencar que nos ajudou com sua arte e leveza no fazer coletivo.

 

A Educação Biocêntrica facilitou o processo de vivenciar-dialogar e refletir por meio de círculos de cultura, ecologia profunda, entrega e vinculação. Do salão para a natureza, da natureza para as praças. 


O canto do coral incluindo os participantes e logo a prontidão para servir e encantar as pessoas em outra comunidade. O brinde da lua azul enchendo de luz os corações. E nessa dança de vida o facilitador se faz palhaço, anunciando que a felicidade é possível.


Este curso foram oito dias de convivência e muito aprendizado, momentos de sermos artistas de nossa própria vida, no palco do Sítio Pedra do Sol, de podermos contemplar natureza e aprender a cooperar com a educação biocêntrica.


A criança divina, que trazemos na alma, abre o portal para a vivência integradora de biodança, uma possibilidade de cura e encontro consigo, com o outro e com a totalidade. 


A diversidade, o cuidado desenhando com as mãos o sonho de um mundo mais biocêntrico.


Nos emaranhados dos cajueiros, que lembram a teia complexa de vida, vamos entrando nos portais da mata, do vilarejo, construindo vínculos e afetos, desenhando mapas do amanhecer ao entardecer. Uma psicologia ambiental, uma ecologia humana, sentindo, tateando, confiando e integrando os afetos.





Permacultura e o Princípio Biocêntrico, fechando o último dia do curso de facilitadores em desenvolvimento comunitário, é a possibilidade de fazer na prática as mudanças necessárias para o fazer comunitário, pequenas ações que estão mudando a consciência das pessoas e os lugares,tais como: fossa ecológica - BET, aproveitando a água suja e transformando em frutas, minhocário, filtro de água, composteira, minimizando os estragos que o lixo orgânico causa, plantação de quintais produtivos, conhecimento das espécies, fogão solar, reforma de casas e móveis, banheiros secos, pintura e mosaico, a arte criando ambientes de aprendizagem, onde a principal disciplina é a preservação da vida e o cuidado com o ambiente e nossa casa "Gaia".


Gratidão aos parceiros INEC, UFC, Semente das Artes, Associação Sônia Maria e todos os facilitadores que estão construindo juntos esse sonho do desenvolvimento comunitário com sustentabilidade.




INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br
  

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO