PRÉ CARNAVAL DE BEBERIBE

 

Como aconteceu em Parajuru, os participantes do curso de agente  cultural realizaram 4 ações com eventos na localidade.
As ações tinha o propósito de mobilizar os grupos e realizar eventos práticos na comunidade.
Foram 3 eventos no Centro Cultural Laís Facó  de 02 a 04 de fevereiro:


Nas Areias do Tempo - Beberibe Contando Nossa Historia
Resumo do que foi apresentado no evento;


´  Beberibeé um município Brasileiro do estado do Ceara, localizando-se na microrregião de Cascavel, mesorregião do Norte Cearense. Sua população estimada em 2004 era de 45 186 habitantes.

´  Teve como primeiros habitantes os índios Potiguaras  e outras tribos pertencentes ao tronco Tupi como os Jenipapos-Kanynde. Localizado entre os rios Choró e Piranji e suas bocas.

´  A partir do século XVII recebeu as primeiras expedições de portugueses religiosos e militares que vieram por estas bandas devido os processos de aldeamento e catequização dos índios e proteção contra os invasões de outros europeus: e ainda sobreviventes do naufrágio de uma embarcação Portuguesa(segundo a tradição oral)

´  Os primeiros registros sobre Beberibe como um núcleo urbano português dão conta de que a povoação surgiu a partir de uma sesmaria concedida a Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire, João Carvalho Nóbrega e ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, em 16 de agosto de 1691.

´  Mas foi somente no início do século XIX que houve uma ocupação do local, quando Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo, em Cascavel, e Pedro Queirós Lima, morador do sítio Mirador, em Aquiraz, chegaram àquele núcleo


´  Baltazar comprou o sítio Lucas, nome primitivo de um dos distritos de Cascavel, no ano de 1783, e Pedro, na mesma época, o sítio Bom Jardim. A proximidade favoreceu o relacionamento das duas famílias. E o sítio Lucas, que oferecia melhores condições de povoamento, deu início a um importante núcleo do qual originou a cidade de Beberibe.

´  Antes de ser conhecido por Lucas, o local recebeu a denominação de Uruanda, nome atribuído pelos indígenas que ocupavam a região. Beberibe foi o nome com o qual Brasiliano Ferreira de Araújo registrou as suas terras, adquiridas por 10 mil réis, localizadas onde hoje é a sede do Município. A preocupação de Brasiliano foi doar a área para a construção da igreja. Inaugurada em 1875, a igreja impulsionou o crescimento do povoado, já então conhecido por Beberibe. E em 5 de julho de 1892 foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.

´  De Município a distrito, e de distrito a Município, Beberibe teve que conviver diversas vezes com essa mudança, até novembro de 1951. Naquela data, o então governador Raul Barbosa sancionou a Lei nº 1.153, que restaurou em definitivo a autonomia do Município, atendendo a imposição dos ilustres filhos da terra. À frente do movimento, que nasceu em 1946, estava o desembargador Boanerges Facó. No entanto, somente em 25 de março de 1955 o Município foi oficialmente instalado.


PROGRAMAÇÃO
LOCAL: Centro Cultural Laís Facó
DATA: 02 de fevereiro de 2016
HORÁRIO: De 18 as 21hs
Exposição dos variados assuntos sobre a história de Beberibe


O projeto Relembrando a Infância: Brinquedos Clássicos. Realizado pelos participantes do curso de AGENTE CULTURAL – PRONATEC/SENAC partiu da necessidade de recordar as manifestações dos brinquedos mais legais da infância,  uma vez que hoje em dia já não se valoriza muito. Na importância de incentivar as crianças a brincar e ter uma infância saudável, o projeto visa abranger crianças a partir de 06 anos, juntamente com seus pais e familiares. Tendo em vista a conscientização e a valorização desses brinquedos já esquecidos. 


Foi realizado no dia 03 Fevereiro de 2016, de 18 às 20hs no Centro Cultural Laís Facó de Beberibe e está direcionado a todos os moradores do município.


Sabe-se que a era tecnológica têm evoluído a cada instante, são novos celulares, novos tablets, jogos e multimídias, transmitindo cada vez mais as crianças o desejo de adquiri às esses produtos tecnológicos, e com isso já não curtem sua infância de forma criativa. 
Busca-se com esse projeto abrir a mente dos pais a estimular e incentivar aos seus filhos a valorização dos brinquedos e brincadeiras infantis, uma vez que são de grande relevância para sua infância e desenvolvimento cognitivo, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.


OBJETIVOS
Geral: Promover e estimular o interesse pelo brincar.
Especifico:
          Apresentar as diversas brincadeiras a partir dos brinquedos clássicos;
          Proporcionar momentos agradáveis e de prazer;
          Despertar as crianças o desejo de brincar;
          Realizar brincadeiras infantis;
          Participar de situações de socialização;
          Dar a oportunidade aos participantes do curso de agente cultural – PRONATEC/SENAC de realizar um evento prático.



PROGRAMAÇÃO
LOCAL: Centro Cultural Laís Facó
DATA: 03 de fevereiro de 2016
HORÁRIO: De 18 as 20hs
Exposição dos variados brinquedos clássicos, apresentação infantil, músicas infantis, brincadeiras pipocas, brindes (sacolas com bombons) e convidados.


     O CONCENTRA MAIS NÃO SAI  vem com a proposta de promover cada vez mais o carnaval tradicional de Beberibe, ou seja, manter viva a tradição das Marchinhas, Frevos e Sambas de carnaval. O evento será animado pela CHARANGA DO MEL um grupo é formado por instrumentos de sopro e percussão, mais especificamente:1 Trombone de vara, 1 Trompete, 1 Saxofone tenor, 1 Saxofone alto, 1 Caixa e 1 Bumbo. A charanga é inspirada nas tradicionais orquestras de Frevo de Recife. 


    A cada ano sentimos que o carnaval tradicional, aquele que é animado ao som de Marchinhas, Frevos e Sambas vem sendo “abafado” e isso é muito negativo porque priva as novas gerações de conhecer este importante movimento cultural do Brasil. Por isso é muito importante manter viva essa tradição carnavalesca, e projetos como o “CONCENTRA MAIS NÃO SAI” são fundamentais para este processo de revitalização.


OBJETIVO GERAL
´  Estimular a cultura do carnaval beberibense, mantendo viva as tradicionais Marchinhas, Frevos e Sambas de carnaval.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
´  Promover o contato das novas gerações com a importante cultura carnavalesca de outrora, que infelizmente é suprimida  a cada que passa.

 
PROGRAMAÇÃO
LOCAL: Centro Cultural Laís Facó e quadra do ABC
DATA: 04 de fevereiro de 2016
HORÁRIO: De 18 as 21hs
Várias apresentações culturais, dança, shows infantis, recebimento de mantimentos para doação a instituições beneficentes e show com a Charanga do Mel.



INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO