MOSTRA SEMENTE DAS ARTES - SUSTENTABILIDADE & CULTURA















Levando o seu trabalho de consciência ambiental e educação por meio da cultura, ações ambientais e música, o INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realizou nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho na comunidade da Carqueja dos Alves, no município de Capistrano a 100 km de Fortaleza, no sopé da serra, no Maciço de Baturité a I MOSTRA SEMENTE DAS ARTES - SUSTENTABILIDADE  CULTURA.




A proposta foi proporcionar a comunidade, ações culturais e ambientais na localidade, carente de ações públicas para a cultura e cuidados com a natureza, 



Foi o segundo evento realizado pelo instituto, desde que se instalou por lá a quase um ano, o primeiro foi o projeto A VIDA É UMA BELEZA - AÇÕES AMBIENTAIS & CULTURA POPULAR, juntamente com os participantes do curso de PRODUÇÃO DE EVENTOS E GESTÃO CULTURAL do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos de Apuiarés (ver link: http://www.sementedasartes.com.br/2018/01/a-vida-e-uma-beleza-acoes-ambientais-e.html).


Nessa mostra, realizamos pura e simplesmente com a vontade do Instituto, apoio da comunidade e de instituições que estão voltando a atuar na localidade depois de nossa chegada como o Instituto IPRA e Calumbi. Realizamos sem patrocínio, apoio ou parceria institucionais, governamentais ou privadas. Pelo simples fato de acreditarmos na proposta e em dar nossa pequena colaboração para o desenvolvimento das comunidades pelo cantos mais longínquos dos grandes centros.


No dia 29 tivemos um cineclube comunitário com filmes e palestras ambientais ao lado da capela histórica de São João Batista.




















~
Sábado, o dia 30, começamos o dia com o curso VIDA SIMPLES, sustentabilidade, noções de permacultura, hortas e jardins em pequenos espaços, uso consciente da água, dicas de alimentação saudável e uso de cascas e sementes, fogão solar, fossa ecológica,  banheiro seco, entre outros. Onde participantes da comunidade e de outras cidades, inclusive Fortaleza e Recife, puderam conhecer algumas ações e mudanças que já fizemos na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES.
Incentivamos debates e possíveis sugestões para ações na comunidade e nas vidas de cada um. Individualmente. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar alimentos orgânicos produzidos na própria casa ambiental, tanto no café da manhã, como no almoço, legumes, verduras e grãos, como uma proposta de alimentação saudável.












A noite, com a parceria dos músicos Álvaro Braz e Claucio Lima, puderam proporcionar aos presentes, um espetáculo com músicas de Raul Seixas, Zé Ramalho, Alceu Valença, Pinduca e muito pop nacional. No meio dos shows, os participantes eram convidados a participar das ações e brincadeiras e também a participação dos bonecos do Boi do Reisado do Mestre Sebastião Chicute.



Domingo dia 30, abrimos nossa sala de leitura para o desfrute das crianças da comunidade, troca de saberes, artesãs mostrando como se faz, encontro com moradores.
Tivemos mais um cineclube comunitário ao lado do casarão e da capela histórica da antiga fazendo da família Alves, com muita pipoca e encerrando, juntamente com o coral da comunidade um acústico com a banda Semente das Artes, com a participação de Álvaro e Claucio.



Agradecimentos especiais: A comunidade da Carqueja dos Alves, donas de casa, agricultores, estudantes, carpinteiros, pedreiros, artesãs, eletricistas, vaqueiros e todas as profissões que fazem o mundo ser sustentável, Zakira Nobre, Tiago Paiva, Pantico, Claucio Lima e Álvaro Braz. Além dos Institutos Calumbi e IPRA.


















 
 
INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
                                                           FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
                                                                               Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO