NOTÍCIAS DE JUNHO 2018


No mês junino, com muitas festas e comidas maravilhosas do sertão, estivemos fazendo nossa festa em projetos, tanto no interior, como na capital:







01 a 03,  8 e 9, 15 e 16, 21 a 26 Casa Ambiental e Museu Semente das Artes: na comunidade de Carqueja dos Alves, em Capistrano. Estivemos melhorando o espaço e construindo equipamentos como: 
Fogão Solar e a lenha, jardins, ladrilhos de pedras locais e espaços internos para melhor receber nossos visitantes.

04 e 06  11 e 13,18 e 20 Aulas de música: na escola Mário Salles, na comunidade de Jabuti no Eusébio, no polo de atendimento, onde as crianças tem aulas de música, canto coral e flauta,  cidadania, consciência ambiental, consumo consciente e boas práticas de alimentação no projeto Um Toque de Vida.



05  Visita Técnica: Piamarta onde existe um projeto de consciência ambiental com voluntários e funcionários. 
 Começamos um trabalho de construção de um filtro biológico e fossa ecológica.


16, 17 e 23, 24 Novena de São João Batista: na Carqueja dos Alves, a festa tradicional que tem mais de 80 anos naquela localidade. Além de nos inserirmos com nossos projetos, disponibilizamos nossa Casa Ambiental e Museu para a realização da novena-café-da-manhã. Foi uma experiência nova que nunca tínhamos passado. Mesmo não tendo crenças religiosas, apoiamos as boas práticas e mensagens de amor e paz e fazemos integração comunitária também, por meio das religiões.


19 e 27 Bioconstruções: visita técnica para observar o andamento e construção do filtro biológico e fossa ecológica num condomínio no Eusébio.
Filtro biológico são unidades constituídas de leitos de pedras britadas e outros materiais que servem de suporte de fixação de microorganismos aeróbicos responsáveis pela conversão e oxidação de matérias orgânicas e nutrientes. Os filtros biológicos são operados em série, para maximizar a nitrificação para uma melhor assimilação das plantas
BET - Bacia de Evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras” ou "fossa ecológica", é um sistema fechado de tratamento de água de descarga, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa.

20  Banda Semente das Artes: com a participação do professor e show-man Claucio Lima e do músico publicitário Alvaro Braz, se preparando para a I MOSTRA SEMENTE DAS ARTES - SUSTENTABILIDADE & CULTURA na Carqueja dos Alves em Capistrano.


21  II Conferência da Caatinga: Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, aconteceu de 19 a 21 de junho, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa. A realização foi da Assembleia Legislativa do Ceará e o Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS) e Instituto Agropolos. 
O objetivo é trazer à luz os graves problemas que preocupam governos e sociedade civil, em torno do bioma Caatinga, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo crescente de desertificação, tendo como eixo central o ser humano. Em paralelo à II Conferência da Caatinga, acontecerá a Feira da Cultura e dos Saberes. Em sua programação aconteceram palestras, apresentações de experiências exitosas no bioma e uma plenária de avaliação e construção de proposições, alinhando as experiências com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) associados às necessidades da Caatinga. As sessões temáticas foram divididas nos eixos Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Agropecuária: Desenvolvimento Humano Econômico e Social. 
A feira teve por finalidade difundir o conhecimento cultural, artístico, científico e tecnológico dos povos da Caatinga. Contou com 23 estandes, distribuídos pelo hall da Assembleia, representando instituições públicas de vários Estados do Nordeste. Durante três dias, uma variedade de produtos, entre artesanato, comidas típicas e alimentos orgânicos, além de eventos de natureza cultural, será oferecida aos visitantes.


21  Festa da fisioterapia: na Estácio-Fic, onde participamos como um dos cuidados por maravilhosos alunos e alunas que estavam estagiando e terminando sua passagem pela parte prática. Foi muito bela a festa, além de muito emocionante, com música, dança, comidas típicas e muita emoção. 

25  Visita a Secult e Câmara de Capistrano: para convida-los para a I MOSTRA SEMENTE DAS ARTES - SUSTENTABILIDADE & CULTURA na Carqueja dos Alves em Capistrano. 
Na oportunidade, levamos os Bois do Reisado do Mestre Sebastião Chicute que ficam em exposição permanente no museu e secretaria.


26  Residencial Machado de Assis: visita técnica para preparar o curso de sustentabilidade no projeto Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica junto com o IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano. Na oportunidade, a representante do IADH Ângela Monteiro e as lideranças locais, Fabiano e Ângela nos receberam para mostrar os prováveis espaços para acontecer o curso e a criação do espaço verde com horta e espiral de ervas.  


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
                                                           FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/

 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
                                                                               Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO