NOTÍCIAS DE JULHO 2019


Aproveitando as férias do mês de julho, vários visitantes estiveram em nossa Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, além de nossas aulas, visitas técnicas e demais ações:


03 Visita da Espanha: nossa Casa Ambiental & Museu Semente das Artes em Capistrano, trouxe nesse dia a representante da instituição Asociación Civica Para a Revéncion Patrícia Nogueira de Málaga, junto com companheiros do Brasil para conhecer ações e projetos de nosso instituto e comer nossa comida regional e produtos orgânicos de nosso quintal.


04 e 05 e 08 Eusébio: Nossas aulas de Educação, Cidadania e Sustentabilidade por meio da música na comunidade de Jabuti no município de Eusébio, aconteceram também nesse mês. As crianças que estavam de férias, aproveitaram para participar das aulas e praticarem os diversos instrumentos disponibilizados no polo de atendimento da escola Mário Salles.


04  Projeto Carnaúba Ambiental: movimento para pensar questões sociais, politicas e ambientais, com vários atores da cidade de Fortaleza, pensando um projeto para a cidade e estando em 10 anos. Professores, comerciários, movimento operário, seguranças e outros participam desse grupo no Campus do Pici.


06 e 07 Barreirinha Maranhão: em nossa busca de conhecer o "Nordeste Profundo", todos os recantos de nossa região. Fomos entrar no rio Preguiça, viajando de barco e vendo a vida dos ribeirinhos maranhenses, as matas ainda preservadas, a sustentabilidade em alguns lugares e também alguns com falta de cuidado com a água e lixo. Visita aos Lençóis Maranhenses, uma das maravilhas de nosso país Nordestino. Vemos que nossa região, assim como os intempéries, tem muitas pessoas, coisas e lugares valiosos que temos que sempre valorizar.


09 a 30 Casa Ambiental & Museu: Semente das Artes, foi transformando sempre o lugar, plantando, colhendo e se alimentando do que se planta, preparando o lugar para visitas e local de pesquisa, estudo, conhecimento e lazer, com ações ambientais, culturais, cidadãs e artísticas. 
Uma das ações que sempre tentamos repassar para quem vive no semiárido ou em sítios pelo litoral e serra, é o aproveitamento de folhas, galhos e madeiras que caem. 
O comum é a queima, que produz poluentes tanto para o ar como para o solo e o lençol freático. Sendo que essa matéria orgânica é um precioso material de proteção do solo, mantendo a umidade e também que com o tempo e a ação de microorganismo, se decompõem e se tornam alimento para esse próprio solo. Além de todos os dias contemplar o pôr do Sol do Maciço de Baturité.


16  e 25  Reunião: com o secretário de Educação de Capistrano, o senhor Francisco Antônio Ribeiro da Fonseca, mais conhecido como Narcélio Fonseca, que nos convidou na secretaria para apresentarmos nossas ações e projetos do Instituto Semente das Artes e noutro momento, combinamos como seria nossa participação no encontro de gestores das escolas do município. Na oportunidade, tivemos a presença da professora e coordenadora do EJA Mônica Abreu.


21  Victor Fonteles e família: nos visitaram, e ficamos mais felizes que eles, pois vimos uma família linda, sintonizada e o mais especial de tudo foi ver uma criança de 3 anos totalmente integrada com a natureza, colhendo os frutos e comendo imediatamente, sem querer comer produtos industrializados, perguntando sobre as plantas e arvores, com uma felicidade e pureza que todos os seres humanos deveriam ser. A visita foi um momento de conexão com o ser humano na essência. Grato também a esposa Dani.


22  Banda S A; os músicos Álvaro Brás e Claúcio Lima, juntamente com Jofran Fonteles Borges, que formam o trio Semente das Artes, esteve na festa de 70 anos da matriarca da família Abreu, dona Margarida. Uma noite linda, com todos os filhos, esposo, netos e parentes de Capistrano e Banabuiú. Foi uma noite linda de boa música, felicidade e chuva para brindar esse dia especial.


23 Visita de Portugueses: da família Vieira, que estiveram na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes. Foi uma linda troca de informações com Antônio Vieira e sua filha Rosana, assim como as professoras brasileiras Mazé, Socorro e Regina. Na oportunidade todos foram conhecer a região do Maciço de Baturité, as belezas de Capistrano, Aratuba, Mulungu, Pacoti, Baturité e Guaramiranga. No fim da viagem, um café bem cearense na Casa Ambiental.


29  Visita Micheline Saboia: a professora veio conhecer as experiências do Instituto Semente das Artes na Casa Ambiental, com o propósito de levar uma palestra e oficina para a sua escola Kennedy em Fortaleza. 
Uma das ações do instituto que mais lhe chamou atenção, além dos equipamentos de sustentabilidade, foi a PERCUSSÃO AMBIENTAL. 
Um estudo científico realizado a anos e experimentado tanto no Brasil como em outros países, que trabalha a Consciência Ambiental, Reciclagem e Formação de Bandas com Resíduos Sólidos. Conheçam mais sobre a Percussão Ambiental e outras ações de projetos do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES em nosso canal SEMENTE DAS ARTES no YouTube.
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO