FAVELA DO PAU FINIM - VISITA DE RECONHECIMENTO


O projeto Bons Vizinhos realizado por professores e alunos de psicologia e enfermagem da Fanor e tem como parceiro o INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realizou visita à comunidade do Pau Finim no dia 04 de dezembro de 2012 para o reconhecimento da área e realidade, e inserir os participantes que ainda não conheciam o local.

O QUE PRETENDEMOS REALIZAR: Ações ambientais, Música e Saúde, Formação e Inclusão Social de Mobilizadores e Agentes Sócioambientais Comunitários.

ONDE SERÁ A AÇÃO:
A Comunidade Pau Finim, ribeirinha à lagoa do bairro Papicu, integrante do conjunto de lagoas da planície litorânea em associação com os campos de dunas costeiras, em bairro nobre da capital, com grande especulação imobiliária.
Próxima a prédios luxuosos/mansões faraônicas, tenta resistir à segregação sócio-espacial, seja na arquitetura de suas moradias, no modo como se vestem, nos subempregos pela baixa escolaridade e ao estigma por serem moradores de uma favela.

O QUE SE VÊ:
Um aglomerado de construções de material aproveitado, intensa movimentação de mulheres sentadas nas calçadas, crianças sem roupa brincando nas ruas sem pavimentação, comércio familiar e ilicítos, famílias femininas, lixo e esgoto a céu aberto, renda inferior a um salário, despejo de efluentes domésticos in natura, inundações periódicas, acentuada inclinação de dunas e presença de vegetação nativa, risco de soterramento e desmoronamento, em decorrência da retirada da cobertura vegetal e da fixação de barracos.

QUAL A IDEIA:
Sensibilizar a comunidade, mobilizá-la para a transformação social, fomentar a sustentabilidade e construir um território de produção da saúde por meio da formação de mobilizadores e agentes sócioambientais, utilizando os temas natureza, música e saúde para a educação em saúde ambiental. Espera-se por meio da arte/música, engajar jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social na proteção ambiental, educação sanitária e aproveitamento de recicláveis para a sustentabilidade familiar e comunitária.

QUEM FAZ:
Grupo de atores estratégicos (mobilizadores e agentes) interagindo com as organizações sociais, grupos culturais, demais políticas públicas e buscar junto a prefeitura a continuidade de ações envolvendo os temas da saúde ambiental trabalhados (mobilização comunitária, sustentabilidade, território de produção de saúde).

O QUE PRETENDE:
Mudança percebida na salubridade e estética do território.
Aumento da renda familiar dos envolvidos/sensibilizados para a sustentabilidade familiar e comunitária.

Registrar na visita a presença das Lideranças locais Rosângela e Ana, professor Carlos Eduardo e entre os alunos lembramos: Anderson Gomes e Larissa.

www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)

www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges
 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO