PERCUSSÃO AMBIENTAL NA ALEMANHA


No dia 12 do 12 de 2012 chegamos  em Münster na Alemanha na casa de nossa anfitriã Birgit Mutze, didata e responsável pela escola de biodança dessa cidade.

Musicista, pedagoga além de apaixonada pela América Latina e em especial o Brasil. Estávamos em casa.
No dia 13 de dezembro realizamos na escola de biodança uma aula aberta com nosso projeto PERCUSSÃO AMBIENTAL, mostrando os principais conceitos e metodologia. Em seguida fomos para a construção dos instrumentos musicais produzidos com a montanha de material que os companheiros e companheiras da Alemanha trouxeram.
Nessa ação trabalhamos a criatividade dos participantes, onde o trabalho em grupo compartilhado foi o grande foco. Vimos que o povo alemão é simpático, participativo e alegre. Após a criação das peças, separamos grupos que apresentaram cada um, músicas tradicionais alemãs tocando os instrumentos por eles produzidos. Maravilhosa as apresentações. Alegria, resgate e integração.
No final para brindar, juntamos todos e formamos um grupo só para tocar músicas nordestinas. Foi a linguagem universal se manifestando, como se todos já se conhecessem e tivessem ensaiado a anos aquela música fosse deles.
Nos 3 dias seguintes aconteceu a maratona de biodança que teve a maestria de Cássia Regina como facilitadora e o apoio de luxo da companheira e multimídia Birgit Mutze.
Ficamos felizes por poder mostrar a um povo organizado e disciplinado como se pode desenvolver novos conceitos de trabalho e vida.
ALEMANHA
Em alemão: Deutschland. 

Nome oficial: República Federal da Alemanha (em alemão: Bundesrepublik Deutschland, AFI[ˈbʊndəsʁepuˌbliːk ˈdɔʏtʃlant].
País localizado na Europa central. É limitado a norte pelo Mar do Norte, Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, ao sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. O território da Alemanha abrange 357,021 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 81,8 milhões de habitantes em janeiro de 2010, o país tem a maior população entre os Estados membros da União Europeia e é também o lar da terceira maior população de migrantes internacionais em todo o mundo.
A região chamada Germânia habitada por vários povos germânicos foi conhecida e documentada pelos romanos antes de 100 d.C. A partir do século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano-Germânico, que durou até 1806. Durante o século XVI, o norte da Alemanha se tornou o centro da Reforma Protestante. Como um moderno Estado-nação, o país foi unificado pela primeira vez em consequência da Guerra Franco-Prussiana em 1871. Em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados, a Alemanha Ocidental, oficialmente "República Federal da Alemanha", e a Alemanha Oriental, oficialmente "República Democrática Alemã", ao longo das linhas de ocupação aliadas. A Alemanha foi reunificada em 1990. A Alemanha Ocidental foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia (CE), em 1957, que posteriormente se tornou a União Europeia, em 1993. O país é parte do espaço Schengen e adotou a moeda europeia, o euro, em 1999.
Münster é uma cidade no estado federal de Renânia do Norte-VestfáliaAlemanha. Situa-se na parte norte do estado e é considerada o centro cultural da região da Vestfália.
É uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).
Universidade de Münster (Westfälische Wilhelms-Universität, WWU) é a quarta maior e uma das mais antigas da Alemanha.
A cidade tem um caráter universitário, tal como Coimbra em Portugal. Uma elevada percentagem da população consiste de estudantes universitários.
Lá também é a cidade do Papa Bento XVI.

Cidade histórica com um rosto jovem

Praças bucólicas, vida de cidade moderna, oásis verdes – há muito o que descobrir em Münster. Cidade cosmopolita, cuja história remonta a mais de 1.200 anos. Seja como diocese, membro da Liga Hanseática ou cidade universitária – Münster sempre desempenhou um papel importante, não só na região. Mas foi um acontecimento que colocou Münster nos livros de história de todo o mundo: na cidade, foi assinada a Paz da Vestfália, que pôs fim à Guerra dos Trinta Anos.
Cidade da paz. E das bicicletas
Essa é uma das datas mais importantes da história: 24 de outubro de 1648, o dia em que foi oficialmente decretada à paz, e Münster estará sempre ligada a esse acontecimento. Mas uma prova de que a cidade também vive no presente é o meio de transporte preferido de seus habitantes: a bicicleta. Parece até que estamos em Pequim: 100.000 pessoas pedalam todos os dias pela cidade e a relação é de duas bicicletas para cada morador. Portanto, quem quiser sentir de perto o jeito de viver em Münster, deve subir numa bicicleta. Outra característica da cidade, única na Europa, é o anel do tráfego que desvia os carros do centro da cidade, e há também o estacionamento de bicicletas na estação ferroviária, o maior da Alemanha, com 3.500 lugares. Ele oferece um serviço de oficina, aluguel de bicicletas e até uma estação de lavagem.
                                    
No dia 17 de dezembro partimos pra Dusseidorf com Birgit que nos deixou no aeroporto via Paris, Rio de Janeiro e Fortaleza, Terra da Luz e porto seguro.
Logo estaremos com novos projetos internacionais. Aguardem.
www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)

www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges
 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO