NO SEMENTE DAS ARTES OS CAÇADORES DE BONS EXEMPLOS


CAÇADORES DE BONS EXEMPLOS – A VIDA É UMA VIAGEM
 

No dia 19 de fevereiro tivemos a visita de um casal muito interessante por sua inteligência e coragem de desbravar o mundo propagando as boas ações de pessoas e entidades pelo Brasil e Mundo. Estiveram no Instituto SEMENTE DAS ARTES Iara e Eduardo, vindos de Minas Gerais e cansados de ouvir notícias ruins, resolveram vender tudo, deixar seus trabalhos onde eram administradores e resolveram percorrer as estradas longínquas de nosso país continental divulgando, como eles mesmo dizem o que a maioria das pessoas, são, boas.
Ficamos felizes com a visita e nos dispomos a ser a base deles no estado para divulgar esse bom exemplo.


Conheçam o trabalhos dos dois em:

 

Vejam na íntegra a postagem realizada por eles falando sobre o SEMENTE DAS ARTES e outras visitas e projetos maravilhosos pelo país.

 

Ação: Semente das Artes
Objetivo: Desenvolvimento humano por meio de ações culturais e criativas
Cidade: Fortaleza – CE
Como Ajudar: www.sementedasartes.blogspot.com.br

Conheçemos Jofran o idealizador e fundador do movimento Semente das artes. Tudo começou na pequena varanda de sua casa observando os jovens da comunidade. Um dia resolveu chama-los para iniciarem na música. Começa ali uma transformacão social na comunidade, mais tarde iria se chamar Sementes das Artes.
O PROJETO SEMENTE DAS ARTES surgiu da necessidade de dar oportunidade a jovens e adolescentes que estavam na ociosidade. Talentos que, se esquecidos, podem, não somente desperdiçarem suas habilidades, mas seguir um rumo sem volta. Pensando nisso o SEMENTE DAS ARTES elaborou aulas de capacitação na área de música e produção básica de eventos.
O projeto já existe a cerca de 9(nove) anos. Os jovens estudam semanalmente tanto a teoria como a prática, além de fazerem visitas técnicas a estúdios, museus, galerias, montagens de shows, desfiles de moda, entre outros.
Plantado desde o ano de 2004, o INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realiza ações de educação e cidadania por meio da arte, capacitação e de produção de espetáculos em parceria com grupos de teatro, bandas, Ong´s, escolas, fundações e prefeituras.
São um Instituto cultural, educacional e ambiental, com um forte sentido de responsabilidade social. Ao facilitar a participação de pessoas de todas as faixas etárias. Os projetos contribuem para uma maior inclusão social. Tem uma atuação de solidariedade social, visando intervir junto a grupos vulneráveis, em especial crianças, jovens, idosos, sócio-economicamente desfavorecidos. Partem da ideia de que é importante que cada um de nós tenha a consciência e a responsabilidade de ajudar a criar um mundo melhor e mais saudável.
Acreditam que a utilização da educação por meio das artes e educação servirá para conscientização acerca dos problemas de nosso planeta, podendo ajudar para a integração social e o interesse e respeito à natureza e aos movimentos artísticos e sociais.
O NAE – Núcleo de Artes, Educação e Eventos (Desenvolvimento Humano e Socioeconômico por Meio de Ações Culturais e Criativas) é um projeto desenvolvido pelo Instituto Semente das Artes em parceria com o INEC – Instituto Nordeste Cidadania e vem possibilitar o acesso às artes, cultura, intercâmbio com outros centros e cidades, tornando-se um local de fóruns permanentes para todas as comunidades as quais realizam ações.
O NAE é uma ação com espaços dos mais diversos: escolas, associações, cooperativas e centros, para a realização de eventos artísticos, educativos, e de capacitação, além de eventos privados, com pautas agendadas e horárias para utilização de artistas locais.
Esse núcleo vem com a proposta de dar uma maior visibilidade à produção sociocultural desses locais, sendo um grande espaço democrático de informação, cultura e lazer. Além disso, incentivam o empreendedorismo e ações ambientais. Agregam a esse projeto também, o Cinema e Literatura, que tem exposição de filmes baseados em obras de escritores brasileiros como Jorge Amado, José de Alencar, Raquel de Queiroz.
No ano de 2011 foram implantados 34 núcleos, com a realização de 04 (quatro) atividades principais: Percussão Ambiental (formação de um grupo de percussão com a comunidade, a partir da produção de instrumentos musicais de material reciclado); Oficina Show (projeto de intercâmbio e de educação musical e artística, onde os artistas convidados, antes de suas apresentações promovem uma oficina para repassar tudo sobre o seu trabalho); Curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural (capacitar jovens quanto às técnicas e particularidades da gestão, organização e produção de eventos; e Cine Clubes Comunitários (possibilitar acesso à 7ª arte, por meio de várias mídias).

AÇÕES REALIZADAS:

IMPLANTAÇÃO DO NAE; Implantaram em 2011 mais de 30 núcleos de Arte, Educação e Eventos e em 2012 chegaram a 64 em comunidades parceiras do INEC – Instituto Nordeste Cidadania que é um dos parceiros em ações de desenvolvimento socioculturais e econômicas por meio de ações culturais e criativas para localidades do sertão do Ceará.
PRINCIPAIS AÇÕES DO NAE
São 4 as ações principais:
· PERCUSSÃO AMBIENTAL: Oficina de Instrumentos musicais com material reciclado e criação de bandas de percussão em comunidades para incentivar a consciência ambiental, reciclagem, consumo consciente e as práticas artísticas.
· CURSO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS E GESTÃO CULTURAL: Possibilitar a Formação de jovens e adultos quanto às técnicas e particularidades da gestão, organização e produção de eventos.
· CINE CLUBE COMUNITÁRIO: Mostra de filmes, principalmente nacionais e cearenses e o incentivo a criação de cine clubes com apresentação de filmes e criação de acervos em varias formas de mídias: VHS, DVD, Super 08 e outras alternativas.
· OFICINA SHOW: Projeto de intercambio e de educação musical e de outras artes, onde os artistas convidados, antes de suas apresentações irão promover uma oficina para repassar tudo sobre o seu trabalho, além das ações socioeconômicas nos eventos como: feirinha com produtos produzidos na comunidade.
PERCUSSÃO AMBIENTAL: Realizam nos últimos 5 anos diversas oficinas de formação de bandas de música com o conceito de PERCUSSÃO AMBIENTAL em várias instituições e localidades inclusive na universidade de Castilla LaMancha em Toledo na Espanha, em quase todos os CREDE´s com o projeto Geração da Paz para o incentivo da paz nas escolas e com 600 pessoas do encontro anual do Crediamigo do Banco do Nordeste em 2012 no Centro de Convenções. Na escola de biodança em Münster na Alemanha (dezembro de 2012), alem de: Sesc-Fortaleza no projeto intergeracional com crianças e idosos, Sussuí (Quixadá), Água Boa (Canindé) e incentivo a formação em Juazeiro do Norte e Itapiúna em 2010 e 2011, além de outras instituições em 2008 e 2009 como: Acartes – Academia de Ciências e Artes e Projeto Ilhas, ambos no Pirambu.
Outras localidades e entidades onde realizam a PERCUSSÃO AMBIENTAL:
· Fundação Waldemar Alcântara. de 2007 a 2008.
· Projeto Ilhas da Fundação Ana Lima/Pirambu. De 2008 a 2010 com apresentações em: Fanor. Colônia de Férias. Julho de 2008; Esmaltec. Agosto de 2008; Iprede. 28 de agosto de 2008; Fic. 28 de agosto 2008; Igreja Kayros. Dezembro de 2008
· Parque Del Sol. Apresentação de Natal.[; TVC. Natal de 2008; Porto D´aldeia. Eusébio, 08 de janeiro 2009; Inauguração das clínicas do Hap Vida. Janeiro de 2009; Recife. Abril de 2009; Dia do Cidadão Têxtil – Sesi-Parangaba. 18 de abril de 2009; Ideal Clube: Lançamento do CD de Waldonys. 15 de abril de 2009; Desconstruindo a Disney – Del Paseo – com grupo de teatro; Pão de Açúcar/Extra. Agosto de 2009; Centro de Convenções – Ecoelce – Agosto de 2009; Fanor. 08 de outubro de 2009; Secai. 09 de outubro de 2009; Vicunha Pacajus/Ceará. Natal de 2009; Confraternização de Natal. Pirambu; Natal do Cocó. 20 de dezembro de 2009.
· Distrito de Santa Rita-Quiterianópolis/Ceará. 03 de dezembro de 2009.
· Percussão: Estudo e Pesquisa. Inicio do projeto de pesquisa em percussão. Kukukaya, 08 de maio de 2010.
· Acartes-Pirambu. Percussão Ambiental com crianças e adolescentes. De maio a agosto de 2010: Cuca. Apresentação do início do curso de produção de eventos. 02 de junho de 2010; Oficina De Instrumentos Na Escola N.S. Das Graças – 23 Junho 2010; Escola Estadual Moema Távora. 30 de junho 2010; Gincana Cultural na Escola N.S. Das Graças – 30 Junho 2010.
· Percussão: Estudo e Pesquisa. Todos os sábados na sede do Instituto Semente das Artes e praça do Benfica. De maio de 2010 a fevereiro de 2012: Natal Sem Fome dos Sonhos com o INEC, Beira-Mar. 04 de dezembro de 2010; Natal Sem Fome dos Sonhos com o INEC, Shopping Benfica. 17 de dezembro de 2010.
· Início de trabalhos na comunidade de Sussuí-Quixadá/Ceará. 27 e 28 de dezembro de 2010. Ainda em atividade o trabalho de percussão: Natal Sussuí. 29 de dezembro de 2010: Percussão Sussuí no Imparh. Encerramento do III Encontro Nordestino de Educação Biocêntrica. Oficina de Percussão Ambiental. 02 de abril de 2011.
· Geração da Paz (Inec, Seduc, Cdh e Semente das Artes). Nos Credes do estado do Ceará. Centros, Escolas, Associações e outras entidades que apoiam a paz e a educação. Oficina com diretores e coordenadores de escolas estaduais. Pacoti, Fortaleza, Tianguá, Meruoca, Sobral, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Início em fevereiro de 2011.
· III Encontro Nordestino de Educação Biocêntrica. Oficina de Percussão Ambiental. 01 de abril de 2011.
· Água Boa-Canindé/Ceará. Início da Percussão Ambiental. De abril a dezembro de 2011.
· Habitat Das Artes 15 Maio Parque Rio Branco
· Meg Na Fiec A Fiec Realizou No Dia 27 De Maio De 2011 O “Meg – Modelo De Excelência De Gestão”
· Educação Biocêntrica Em Sussuíde 29 De Maio E 04 De Junho),
· Percussão Ambiental Com Catadores Dia 06 De Junho De 2011:Passeata Dos Catadores Da Paz Dia 06 De Junho De 2011
· Primeiro Oficina Show Em Sussuí Dia 19 De Junho
· Percussão Ambiental Em Toledo – Espanha Mês De Julho De 2011
· Nae Ceacri – Itapiuna Nos Dias 19 E 20 De Setembro De 2011
· II Oficna Show — Nae Sussuí Dia 25 De Setembro
· III Oficina Show Do Nae Sussuí – Quixadá Dia 30 De Outubro De 2011
· Nae Sussuí Recebe Biocêntricos 05 De Novembro De 2011
· Nae Sussuí – Oficina Show De Encerramento Dia 17 De Dezembro De 2011
· Gincana Cooperativa Nos Dias 23 De Dezembro De 2011 E 03 De Janeiro De 2012
· Percussão Ambiental No Centro De Convenções No Dia 06 De Janeiro De 2012
· Coração Benfica No Pré Dia 14 De Janeiro De 2012.
· Habitat Das Artes De Janeiro Dia 15 De Janeiro De 2012
· I Festival Nordestino De Arte E Cultura – 1º Dia Dias 02 E 03 De Março
· I Festival Nordestino De Arte E Cultura – 2º Dia 03 De Março
· Implantação Do Nae Vila Malhada – Crato De 15 A 20 De Março
· Percussão Ambiental Natureza Jovem: Realizamos No Dia 05 De Abril De 2012 A Primeira Aula Com O Projeto Natureza Jovem No Bairro Da Lagoa Redonda, Projeto Coordenado Pelo Casal Paulo E Manu.
· Abril 2012 Foram 4 Nae´S Nas Casas Digitais: Nae Olavo Bilac (Fortaleza) 12 E 13, Nae Córrego Da Estrada Dia 17 E 18 E Sítio Coqueiros (Itapipoca) No Dia 19 E 20 E reassentamento Fazenda Munguba (Paracuru) Nos
· Natureza Jovem: Trabalho De Educação E A Percussão Ambiental Com Crianças E Jovens No Bairro Da Lagoa Redonda, Um Projeto Realizado E Coordenado Pelo Casal Paulo E Manu. Maio
· Percussão Ambiental Nae Cariri Dias 10 E 11 De Maio
· Percussão Ambiental – Habitat Das Artes Dia 20 De Maio De 2012
· Nae Nova Vida E Tapuiará Final Do Mês De Maio De 2012
· Nae Caponga Da Bernarda-Aquiraz Dias 14 E 15 De Junho
· Percussão Natureza Jovem No Dia 12 De Julho
· Percussão Ambiental Sesc-Fortaleza no projeto intergeracional com crianças e idosos – Set/Out 2012
· Percussão Ambiental na Escola de Biodança em Münster na Alemanha em dezembro de 2012
PERCUSSÃO: ESTUDO E PESQUISA: Projeto que realizam durante 2 anos onde fazem encontros aos sábados para ensino de percussão para novatos e debate para músicos e interessados na percussão. O projeto teve a participação de diversos músicos de grande respaldo no estado e em especial o mestre multimídia Descartes Gadelha.
BLOCO CORAÇÃO BENFICA: Ação que fez parte do projeto PERCUSSÃO: ESTUDO E PESQUISA que serviu como parte prática e dava oportunidade a comunidade a praticar música e participar de uma ação cultural e popular. Por 3 anos ganhou o edital do Pré-carnaval da prefeitura de Fortaleza e levou os participantes do curso para as praças do bairro Benfica.

PARCERIA COM PORTAL VIDA - TAÍBA-CE
CURSO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS E GESTÃO CULTURAL: Formação de jovens e adultos clientes quanto às técnicas e particularidades da gestão, organização e produção de eventos. Conceitos práticos e teóricos são apresentados para que ao final do curso cada participante seja capaz de realizar com segurança a gestão de eventos básica, com orientação voltada ao fortalecimento da identidade artística e cultural na cidade.



OUTRAS AÇÕES:


· Produção e realização das 3 edições do Festival Rock Pé-de-Serra I (Guaiúba), II (Tejuçuoca) e III (Pacatuba).
· Produção da primeira opera rock do estado, o Corcunda de Notredame, maior público do Theatro José de Alencar em 2008.
· Coordenação do Projeto Circo-Inova-Coelce, em Fortaleza, Sobral e Juazeiro (Julho/Agosto/Setembro de 2007).
· Oficina de Brinquedos com Material Reciclado no Sesc-Fortaleza em outubro de 2012 no projeto intergeraicoional com crianças e idosos.
· Realização do curso de Organização e Produção de Grupos Culturais do Imparh/Mtur no Cuca Che Guevara em Fortaleza.
· Coordenação do coral e banda do Instituto Semente das Artes que faz capacitação na área de música e produção de eventos
· Aula Passeio: pelos equipamentos culturais e turísticos de Fortaleza
· Realização do I FESTIVAL NORDESTINO DE ARTE E CULTURA com os NAE´s de todo o estado do Ceará e convidados da região Nordeste.
· Curso de: Como Falar em Público e Ter Apresentações Eficazes
· Seleção de Atores: Para o filme “Angicos” rodado em março de 2010 no sertão do inhamuns e canoa quebrada.
· Divulgação do Festivalda: festival no Circo Voador
FUTUROS PROJETOS
INCLUSÃO DIGITAL PARA ADULTOS: Dar oportunidade as pessoas com mais idade que não tiveram acesso a esse meio de comunicação.
VIOLÃO E BATERIA: Aulas para iniciação musical utilizando o violão e a bateria para todas as idades.
GUITARRA E BAIXO: Curso avançado desses instrumentos para músicos já iniciados.
DESENHO, PINTURA E MOSÁICO: Iniciativa direcionada a iniciantes com proposta de participação em feiras com objetivo de gerar renda para os participantes.
CURSO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS E GESTÃO CULTURAL: Capacitar jovens e adultos quanto às técnicas e particularidades da gestão, organização e produção de eventos e a Gestão Cultural.
CURSO DE LUTHIER: Técnicas de limpeza, montagem, blindagem, pintura, produção de instrumentos e outras ações ligadas a instrumentos musicais.
GESTÃO DE ONG´S: Aulas para dirigentes e gestores de Ong´s onde serão abordadas: contabilidade, gestão em rede, ações e articulações, projetos para editais e trabalho colaborativo.
CURSO DE ROADIE: Técnicas para execução de várias tarefas básicas como a montagem completa do equipamento, afinação e manutenção de instrumentos e auxilia em palcos e viagens. Deixar o profissionais especializado para acompanhar bandas em shows e turnês e torna-los uto-suficientes para resolver qualquer problema de natureza técnica e ajudar na preparação do palco para o músico, sendo seu principal assessor.
FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE RÁDIO COMUNITÁRIAS: Aulas para; técnicos de som, roteiristas, produtores e locutores de rádio.
REDE DE AMIGOS DO SEMENTE DAS ARTES:
INEC
Banco do Nordeste
SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrário
NAE´s de todo o Ceará
Eita Estúdio
Bloco Coração Benfica
Revitaliza Centro, Samuka Batera, Descartes Gadelha, Imparh, Cuca Che Gue Vara, Ponto de Cultura Acartes – Academia de Ciência e Artes, Rede de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Ceará, Agiliza Contabilidade, IBE Distribuidora, Geração da Paz – Seduc, SESC, Fundação Waldemar Alcântara, Abraço, Escola Nossa Senhora das Graças – Pirambu, Cássia Regina, Pólo Audiovisual de Santa Rita – Quiterianópolis, Marcos Antônio Pimentel, Cia.com de Teatro, Tempo FM, Apoena Eco Park, Ziriguidum Promoções, Exemplar, Eletrônica Putiú, Prefeitura de Guaiúba, Prefeitura de Tejuçuoca, Prefeitura de Pacatuba, Cia Imaginarium de Teatro, Docentes e Decentes, Engarrafamento, Jomar Fonteles, Guitartrix, Caponga Fm, Maria de Fátima Felipe, Momenttum – Arte Criações Gráficas, Eletrônica Musical, Rádio São Pedro Fm – Tejuçuoca, Indústria e Mineração de Mármores e Granitos Ltda – Bahia, ACR – Ceará, ACR – Bahia, Projeto José do Egito – Creche, Coral Sinal Verde – do Detran, Gisele Nóbrega, Dakota Russas, Correios, Fundação Ana Lima, Projeto Ilhas entre outros colaboradores individuais.
O Projeto SEMENTE DAS ARTES já colaborou para o crescimento social e profissional de cerca de 20 jovens e adolescentes. Com suas aulas teóricas e práticas de músicas e noções básicas de eventos.
Os jovens já participaram de mais de 30 eventos que o projeto foi convidado a participar, além de eventos que os próprios alunos desenvolveram ou foram convidados a participar. Destaque para:
· Recepções de Casamentos e Aniversários
· Dia Mundial do Turismo – FIC
· Reveillon no Hotel Pousada Lagoa do Banana – Cumbuco – Caucaia
· Dia da Música – Conservatório de Música Alberto Nepomuceno
· Lançamento do CD de Jocide Benício – Fortaleza e Caucaia
· Calourada Geral da UFC
· Sacada Gospel – Theatro José de Alencar
· Confraternização de Natal: TM Entregas Postais
Funcionários da EMBRATEL – Dallas Grill
· Jardins do Rock – Theatro José de Alencar
· Gravação CD AoVivo com Grupo Vocal DAKOTA – Russas – CE
· Encontro Internacional Sobre Natureza – Centro de Convenções
· Prêmio Cidadão Cultura 2004 – Produtor Cultural –
Para o coordenador Jofran Fonteles Borges
· Natal da ABCR
· Semana Natalina Dulce Silveira – Fortalaza – CE
· Temporada com o coral Sinal Verde – DETRAN – CE 2005
· Músicos do Festival dos Correios Seção FORTALEZA-CE- 2006
- Festival Rock Pé-de-serra (em Guaiúba)

Saiba mais e como ajudar:
(85) 87194478 – 99543352 – 91290207
jofranfb@hotmail.com
jofranfb@yahoo.com.br


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA

www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)
www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)
Presidente Jofran Fonteles Borges
CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207
jofranfb@hotmail.com (MSN) jofranfb@yahoo.com.br



Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO