O ESTUDO CIENTÍFICO DA PERCUSSÃO AMBIENTAL

A PERCUSSÃO AMBIENTAL agora está na academia.
O que é uma marca registrada literalmente do Instituto Semente das Artes está para o estudo de todos.
No dia 02 de fevereiro de 2013 foi apresentado na Faculdade Darcy Ribeiro em Fortaleza o estudo científico desse projeto que já é realizado desde 2006 como um projeto de desenvolvimento humano.



1.   PERCUSSÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES

Em nossas visitas a algumas comunidades constatamos que, além do grande nível de pobreza material, existe também a pobreza humana. A pobreza de casa, comida e roupa interfere substancialmente no poder de entender, raciocinar e ter uma visão crítica das coisas. Em muitos lugares chegamos a pensar que a população pertence a outro planeta, por estarem isolados intelectual e materialmente do restante do mundo. Para contrapor-se a essa realidade pensamos na utilização da música, da conscientização ambiental e da educação simples como forma de incentivar a possibilidade de ver novos horizontes, a visualização do belo e de fato colaborar para um desenvolvimento humano e socioeconômico.
Aproveitando a experiência adquirida em todos os projetos realizados nos últimos dez anos enfatizando o consumo consciente e a reciclagem, o reaproveitamento de resíduos sólidos para a criação de novos produtos, à população dessas comunidades, trazendo-lhes assim renda, autonomia e ao mesmo tempo diminuindo o lixo produzido no local. Foram dezenas de localidades visitadas que se utilizaram de nosso formato de integração e desenvolvimento em todo o estado do Ceará, entre elas estão: Sussuí e Tapuiará (Quixadá), Água Boa (Canindé), Nova Vida (Ibaretama), Ceacri (Itapiúna), Reassentamento Munguba (Paracuru), Sítio Coqueiros (Itapipoca), além de várias entidades na capital Fortaleza: Projeto Ilhas e Acartes (Pirambu) e Filhos de Catadores (Conjunto Palmeiras) para citar só alguns.
A utilização da música como instrumento para melhorar a disciplina, o raciocínio e a forma de ver o mundo é algo que acreditamos e colocamos como ferramenta, pois sua utilização potencializa a inteligência utilizando os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, racional, onde se encontram as funções cognitivas da matemática, física, lógica entre outras e o hemisfério direito, sensorial, onde se localizam as capacidades auditivas, as de emocionar-se ou de torcer por um time, para citar algumas. Assim como fala, Em 1985 o pesquisador Howard Gardner psicólogo cognitivo e educacional, da Universidade de Harvard, e conhecido em especial pela teoria das inteligências múltiplas, comprovou que, ao estudar música o individuo utiliza o cérebro por inteiro e isto aumenta de 15% a 45% a inteligência humana (GARDNER, 1982). Ao ouvir uma música o cérebro exercita o lado sensorial e ao estudar teórica e prática o racional é exercitado, tornando o cérebro mais, ativo, ágil e forte, potencializando, desse modo, todas as áreas do pensamento humano. O neurologista britânico Oliver Sacks foi outro estudioso percebeu que estudar musica desenvolve o corpo caloso que é a ligação dos dois hemisférios do cérebro.
Somos muito entusiastas da educação segundo o método Paulo Freire, por usar 3 etapas e discordar do sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçada, que comumente se denomina linguagem de cartilha, por exemplo: Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
Tais etapas são: 1. Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive; 2. Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras geradoras; 3. Problematização: etapa em que o professor inspira e desafia o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, adquirindo assim uma postura conscientizada.
 
2.      O QUE É A PERCUSSÃO AMBIENTAL

Destacamos quatro tópicos que podem melhor dizer o que é percussão ambiental: Consciência Ambiental, Educação Simples, Desenvolvimento Humano e Música. Descreveremos cada um deles trazendo exemplos que possam esclarecer o assunto.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Nos encontros nas comunidades que visitamos, vimos que o desconhecimento, abandono e até comodismo são comuns, pois ver lixo, resíduos sólidos que podem ser reutilizados, esgoto a céu aberto, má utilização da água, o câncer do consumismo e outras mazelas comuns no mundo atual. Com isso em nossas palestras mostramos vídeos e números de como isso pode melhorar se pequenas ações forem realizadas:
Reciclar: Criar um novo ciclo para as coisas que não estão sendo mais aproveitadas. Criando soluções e novas funções para alguns materiais.

Reutilizar: Materiais e objetos a tempos encostados ou simplesmente entulhados que as pessoas nem lembram mais são postos a vista para um uso ou até mesmo para doação. Pois como diz um ditado oriental, que não lembro o autor: Quem tem o que não precisa é um ladrão.

Consumo consciente: Indo na contramão das grandes mídias e empresas, tentamos conscientizar as comunidades da utilização racional das coisas e do consumo apenas do necessário, para evitarmos amontoamento de resíduos, principalmente da China e Estados Unidos da América do Norte, que jogam todo seu lixo descartável em nosso país e no restante do mundo. Pensamos que o ser é mais importante que o ter e o incentivo ao consumo está cada vez mais aumentando a violência pelo fato de pessoas sem condições financeiras, veem bombardeios nas tv´s e outros meios de novos produtos como forma de status.
Permacultura: Vemos como a “Ciência da Sustentabilidade”, que incentiva a práticas conscientes e éticas que mostram como o mundo pode ser mais habitável e sustentável, cuidando de onde vivemos, das pessoas e de aprendermos  a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.
Aproveitamento de resíduos: fazendo isso, estaremos evitando o consumos e a produção impiedosa de novos produtos e também tornando o que seria descartado, como os resíduos orgânicos em alimento para a terra.
Utilização correta da água e de recursos naturais: mostramos que a água não é renovável e que o bom uso fará com que a vida no planeta dure bem mais do que o que pode estar previsto.
  
EDUCAÇÃO SIMPLES

Por meio do método de Paulo Freire e a Educação Biocêntrica, mostramos por exemplos da vida de cada comunidade como eles podem crescer  e se desenvolver mantendo-se em suas comunidades  e fortalecendo a identidade local. Dialogamos com a comunidade, buscamos conjuntamente com a população das palavras e temas mais significativos de suas vidas, criamos momentos de reflexão, com isso tentamos que todos tenham uma consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras geradoras,  inspira e desafia o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, adquirindo assim uma postura conscientizada e partimos para a realização de ações e práticas.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Práticas integradas sistemáticas e conscientes que nos levam a crescer e a colaborar com o mundo e a vida. Juntamos as várias ações anteriores e outras que fazemos devido a cada comunidade ter sua forma de viver e cada lugar tem seus problemas e suas peculiaridades. Conhecemos o lugar e fazemos um diagnóstico para podermos, com nossa prática e experiência orientarmos o que pensamos naquele momento, ser o melhor caminho. Sentimos em cada realização que as pessoas melhoram sua autoestima e começam a realizar práticas que estavam a sua frente, mas eles mesmos não viam, como: personagens capacitados para produzir, atores locais como lideranças e em papel de destaque, a movimentação socioeconômica e a abstrata alegria no rosto das pessoas.

MÚSICA

Ter o prazer de integrar ações positivas com a música, fazer a união do sensorial e o racional, desenvolvendo os dois hemisférios do cérebro de modo pleno. Fazer uma integração social, melhorar as relações na comunidade, na escola, melhorar a autoestima, fazer com que as pessoas melhorem o raciocínio e se tornem mais críticos e mobilizadores, a superação de desafios, o incentivo a criatividade, o fortalecimento da identidade e estar plenamente feliz.
 
3.      COMO É FEITO A PERCUSSÃO AMBIENTAL

Por meio do projeto NAE – Núcleo de Artes, educação e Eventos (Desenvolvimento Humano e Socioeconômico por Meio de Ações Culturais e Criativas) que é um projeto desenvolvido pelo Instituto Semente das Artes em parceria com o INEC – Instituto Nordeste Cidadania e vem possibilitar o acesso às artes, cultura, intercâmbio com outros centros e cidades, tornando-se um local de fóruns permanentes para todas as comunidades onde realizamos o projeto PERCUSSÃO AMBIENTAL. Plantado desde o ano de 2004, o INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realiza ações de educação e cidadania por meio da arte, capacitação e de produção de espetáculos em parceria com grupos de teatro, bandas, Ong´s, escolas, fundações e prefeituras.
O Semente das Artes é um Instituto cultural, educacional e ambiental, com um forte sentido de responsabilidade social. Ao facilitar a participação de pessoas de todas as faixas etárias. Os seus projetos contribuem para uma maior inclusão social. Tem uma atuação de solidariedade social, visando intervir junto a grupos vulneráveis, em especial crianças, jovens, idosos, socioeconomicamente desfavorecidos. 

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO

FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
www.sementedasartes.blogspot.com

(Postagens de 2007 a março de 2012)

www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)

Presidente Jofran Fonteles Borges

CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 87194478 – 99543352 - 91290207

                                jofranfb@hotmail.com (MSN) jofranfb@yahoo.com.br

Comentários

CONHEÇA VÁRIOS TRABALHOS DA PERCUSSÃO AMBIENTAL E DO INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES EM SEU CANAL NO YOU TUBE E NO BEU BLOG http://sementedasartes2.blogspot.com.br/ OU http://sementedasartes.blogspot.com.br/

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO