CURSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, RE-EDUCANDO O ESTILO DE VIDA - 5º Módulo

DESENVOLVIMENTO HUMANO, REEDUCANDO O ESTILO DE VIVER...


De volta ao começo... terminamos o encontro de celebração do Elemento FOGO, com um grupo alegre, renovado, iluminando a si e aos outros. Uma festa de meninos e meninas de todas as idades. Com rei Salomão, rei Betinho, rei João pequeno e grande, rainha Flora e o canto do Kawan a encantar nossas almas. Crianças e velhos, adultos e adolescentes numa roda de gritos e risos. Gratidão a todos que estiveram conosco no salão do Portal Vida, na festa do Fogo que aquece nossos dias.








Na noite, uma tarefa para líderes, um desafio de transformar nossa casa, nossas áreas de serviços de apartamentos pequenos, em cantinas, em salões de festa, onde  a embriaguez se dá pelo canto, pelo ritmo dos tambores, pelo som das crianças e o alimento sagrado dos antigos, os assados na brasa, o pão integral fresquinho, as músicas e muita luz divina! Vivenciamos a espiritualidade, o ser criativo de modo simples e ao mesmo tempo permitindo que cada pessoa possa aprofundar os vínculos numa conversa informal e alegre. Tochas, panos coloridos, milho assado, pizza e muita participação. Jogando com a cooperação, sendo sujeito de sua ação no mundo.

Luz divina, Luz divina
Luz Divina, luz divina
Desça sobre nós!

De um pedaço de madeira, a fênix pintada a mão, o trabalho cooperativo envolveu todos numa conspiração de pessoas focadas no resultado desejado, mas com permissão para ser feliz durante o processo. Saber trabalhar com estratégias, processos e pessoas. Dividir  tarefas, planejar o que vai acontecer, sonhar com o final, ouvir as pessoas, aceitar as opiniões, entrar e sair de conflitos, dizer sim e dizer não. Esse é o movimento pleno na vida. Muita sutileza numa pequena ação coletiva que reproduz toda a manifestação da presença de cada um nas suas existências. O processo de desenvolvimento humano é contínuo  e primoroso. Preparar o olho para enxergar os fenômenos, aprender a ler no livro da vida os ensinamentos disponíveis em cada encontro. Para nova música, novos ouvidos (Bárbara)


Terra meu corpo
Água meu sangue
Ar meu sopro e
Fogo meu espírito... (Papito)
 
Aprender fazendo... desfrutar da natureza em toda sua realeza. Saborear o poder humano de transformar por meio do fogo os alimentos e diversificar o cardápio, as compras, os sabores. Descobrir que podemos nos nutrir com plantas, conviver com os animais de outro modo mais compassivo. Realizamos uma vivência de alimentação, aprendendo com as mãos e espírito do Papito e Isadora a transformar temperos e trigo num banquete criativo de pizzas e pães, chás, sopas, sucos verdes e muita participação. Descobrir que eu posso fazer do dia a dia em cada casa, uma oportunidade para ser mais feliz e se alimentar melhor. Descobrir alternativas na hora de comprar e preparar.
Permacultura urbana, tivemos uma roda de conversa com o Papito e muitos permacultores que participam conosco dessa experiência inovadora sobre alimentação saudável, origem dos alimentos, consumo consciente, preparação de alimentos, doenças e saúde, uma escolha diária, o sabor dos alimentos e a plantação de hortas, ervas, fruteiras, cuidado com o resíduo, energia do sol a nosso favor. Esses temas geradores foram oportunidades para conversarmos sobre nossa mudança de hábito possível em nossa vida, durante o mês e quem sabe durante nossa vida.

Observamos que a espiritualidade está presente  em todas as ações, move e inspira a transmutação de energia que Rolando Toro fala.
O Pilão e sua força transformadora...








Uma tarde de reverência aos ancestrais, um resgate da força que brota de nossos braços, do contato com o fogo interior e da descoberta do que podemos por meio de nossa determinação, disciplina e coragem de viver. Agir com o coração no ritmo dos negros africanos, dos nossos pais e avós, das lembranças de infância no interior, do inhame sendo transformado em alimento e celebração. Uma vivência intensa de entrega e êxtase. O transgredir e mergulhar na chama do íntase - viver o profundo de nossa transcendência -, nos preparando para o novo, queimando o que queremos libertar e se dando conta de nossa arrebatadora força. Dormir nos braços da eternidade, ser o corpo acolhedor, quente, embalar a si e aos demais, num canto repetido, num mantra entoado de dentro de nossos vulcões, soprar as cinzas, ser a própria erupção e renascer como fênix, deixando-se viver o instante.
 Na quase alvorada do novo dia, nos despedimos da noite escura com a fogueira de Inanna, Deusa sumeriana do céu, abraçando a sombra, a sombra do que não queremos ver, e o convite a dançar com nossa sombra, reclamar o que negamos, envolver todos os aspectos de nós mesmos e conscientemente oferecer ao pai fogo o que não queremos mais, o que podemos deixar na fogueira e poder seguir adiante, abraçando-se na inteireza e na revelação de um novo dia
 A  Semente de Deus que brotou e se ramificou por todas as nações, povos, terras e fez eclodir a diversidade. Nessa vivência de visualização criativa, nos conectamos na origem de nossa história, de nossa espécie, tocando as mãos de todos os povos, de todos os átomos, nos relembramos na unidade cósmica: Todos somos um! Criamos uma energia e sentimos o que é ecologia profunda.
Aprender a ter paciência e esperar a chegada de nossas ideias, de nossos sonhos, de nossos sentimentos despertos por um sol que se preparava solenemente para brilhar e mostrar a todos nós que tudo é possível, que cada dia traz toda a magia e arte da criação divina. Lembrar, como dizia Rolando Toro, que dentro de nós tem a mesma força que faz florescer as cerejeiras, que faz o sol raiar e recomeçar.
 
Todo dia o sol levanta e a gente canta o sol de todo dia (Caetano)
Relembrar as brincadeiras de roda, celebrar o novo dia, dançar na roda e cantar a história, CANTAR E CANTAR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ.
Vivenciar desafios de biodança com todos e vibrar na força do cavalo, que sabe galopar, descansar e trotar na vida com elegância e dignidade. Vivenciamos um poema dando vida as suas palavras que diziam assim:
 
Eu sou o fogo, eu sou o calor, a luz, a intensidade.

Eu sou o abraço e as fogueiras, eu sou a paixão.

Eu sou o calor que nasce do olhar.

Eu sou iluminado porque ilumino a vida dos outros.
Das vivências, ao diálogo e  à reflexão...
Sentar na roda com intimidade e poder expressar o sentido, o vivido, ouvir o pensamento, resgatar a fala autêntica e enfrentar o desafio de se revelar na presença do outro. Fizemos uma síntese do aprendido, do vivido, dialogando e cada um fazendo sua análise e considerando o que quer levar para casa.
E vamos em frente, entrar na dança da ÁGUA, caminhando e reverenciando a luz de cada um, dançando, ensinando e aprendendo.


05. Elemento água Dias 01, 02 e 03 de novembro de 2013

06. integração dos elementos da natureza - fusão  Dias 06, 07 e 08 de dezembro
Vivenciando a liderança integradora com prazer, auto-conhecimento e sustentabilidade

 Investimento por módulo, hospedagem, alimentação e material é de R$ 200,00 para profissionais e R$ 120,00 p/estudantes.
Facilitadores: Cássia Regina e Reni Dino
Inscrição:
Claúdia Rodrigues Fone: 85 8881.71.86 
e-mail: anclarodrigues@yahoo.com.br
PORTAL VIDA
NO BARRA MAR DA TAÍBA - 5 QUARTOS SUITE, 3 CHALÉS, PISCINA, SALÃO MULTIUSO, PALHOÇA COM REDÁRIO A 50 METRO DO MAR.
PARA: CURSOS, TREINAMENTOS, EVENTOS E HOSPEDAGEM
Contatos:(85) 87194478 – 99543352 - 91290207
Jofran Fonteles Borges
portalvidataiba@gmail.com

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO