NAE CAPISTRANO - AULAS DE MÚSICA E CIDADANIA


O NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos, como em mais de 60 localidades, começamos no mês de julho de 2018 na comunidade da Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité, a realizar essa tecnologia social, já testada e que teve muito êxito por onde passou e foi reconhecida internacionalmente, numa monografia em Nova York e em artigo numa revista de trabalho social em Málaga na Espanha. Tivemos também a oportunidade de testa o NAE em Cabo Verde na África.


É um proposta de desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações: culturais, ambientais e criativas, que incentiva o fortalecimento e empoderamento de atividades de uma comunidade, buscando evidenciar o que exite de bom naquele lugar, assim possibilitando que as pessoas continuem nas localidades, conseguindo se manter com seu trabalho e projetos. Também uma ação de autogestão. O Instituto Semente das Artes apenas orienta e faz o trabalho de formação em algumas áreas.


Umas das ferramentas que utilizamos é a música. Começamos o trabalho de desenvolvimento por essa maravilhosa forma de sentir a vida. Semanalmente temos pelo menos 2 aulas de música e cidadania, além de educação ambiental e pra vida. Disponibilizamos em nossa Casa Ambiental e Museu, uma sala de leitura, com mais de 5 mil títulos de autores nacionais e internacionais, um acervo de quadros e outras obras de arte, um mini-museu com aparelhos e ferramentas antigas, onde aos moradores e visitantes podem conhecer como as coisas aconteciam anos atrás e fazer um paralelo de como é hoje. Além disso, estamos também, incentivando a criação de um grupo produtivo, que produzirá produtos artesanais para possibilitar renda para seus produtores.


Participam cerca de 15 pessoas, de 8 a 70, o grupo é multigeracional, assim podemos fazer a integração de crianças, jovens e adultos. A maioria estudantes e donas de casa, agricultores e comerciantes. No dia 28 de julho, parte do grupo fez sua primeira apresentação em evento social no palco da Capelinha de São João Batista dos Alves. Possibilitamos o contato com tecnologias sustentáveis, para o bom uso da água, de plantas e reaproveitamento de tudo que for possível para um prolongamento da vida e da terra.





Nosso projeto e instituição não tem fins lucrativos, todas nossas ações são voluntárias, mas aceitamos parceiros colaboradores, não só materialmente, mas realizando ações, cursos e atividades juntamente conosco. Conheçam nosso trabalho e faça parte dessa ideia. Pequenas ações feitas por muitas pessoas, podem ser a diferença para um mundo mais sustentável e melhor.



INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
                                                SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
                                                                               Email: sementedasartes@yahoo.com.br


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO