ESCOLAS DE CAPISTRANO NA CASA AMBIENTAL




Após as férias do meio do ano, a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes em agosto, cumprindo seu papel social de Educação, Cidadania e Sustentabilidade, recebeu escolas do município de Capistrano, um trabalho que fazemos para sensibilizar e conscientizar estudantes, moradores, professores, diretores e gestores da educação.
Todo o trabalho de visitas é um voluntário do Instituto, não tendo nenhum recurso investido das instituições. Estamos no município a 2 anos e nosso trabalho não tem parcerias institucionais, nem pública e nem privada. Mas aceitamos parceiros para manter outras propostas e ações. 



09 EJA: Escola de Jovens e Adultos, que tem suas aulas todas as noites na escola Francisco Nunes Cavalcante. Trouxe seus estudantes para uma aula de campo, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer nosso mini-museu, alguns familiarizados com as peças e outros encantados com aparelhos que nunca tinha visto na vida.
Conheceram ações e equipamento de sustentabilidade. Souberam de procedimentos, tratamento e cuidados com a água captada da chuva. Como ferver e filtrar. Que pode ser tanto num filtro de barro, como num de baldes de baixo custo que mostramos.
No encerramento da visita foi realizado uma confraternização e um pique-nique embaixo do Cajueiro Cauã, com a participação da coordenadora Mônica Abreu, os educadores Suzy Silveira Lima, Ary Cândido e Elisângela Alves, além de parentes dos presentes. Tarde de muita felicidade, conhecimento e paz.




14 Escola Francisco Nunes Cavalcante: realizou um Sarau Poético e pique-nique com os estudantes do 9º ano, embaixo das folhagem e sombra do Cajueiro Cauã. Com poesias de Vinícius de Moraes, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, entre outros grandes nomes da literatura e poesia Brasiliana. 
A professora Lidiane Cardoso foi a principal provocadora e incentivadora das declamações e momento de reflexão.
Fizemos um tour pela casa, onde explicamos assuntos de alimentação saudável, transgênicos, produtos alimentícios industrializados, consumo exagerado de açúcar, sal e gordura e outros cuidados com o corpo e saúde.
Estiveram também colaborando com o evento as professoras Aurinete Maia e Ana Débora e o suporte luxuoso e coordenação da professora e coordenadora Luzia Alves.




15 Escola José Saraiva Sobrinho: nesse dia tivemos uma overdose de visitantes, já que a escola trouxe todos os seus estudantes do período da tarde, professores e coordenadores para a visita. Prestigiando os colaboradores, citamos a diretora Marta Silva e as coordenadoras Eveline Sales e Atamides Soares, os professores Antônio Wirly de Souza Lima, Maria Vanielly Cardoso do Nascimento, Francisca Aurilene Alves Lima, Lucas de Freitas, Antônio Iago da Rocha Santos, Raimunda Mateus de Sousa e Francisco Marcos Sousa da Silva. 
Também com a finalidade de descobrir e divulgar ações e projetos da comunidade. A escola esteve na Capelinha histórica de São João Batista do IPRA - Instituto Pedro e Raquel Alves, com Djalma Gouveia e na casa museu do instituto Calumbi do professor Artur Pinheiro Alves. Pois acreditamos que uma comunidade se desenvolve com União, Parceira e Compartilhamento, de ações e projetos. Reunindo, planejando e realizando. Juntos.


26 Escola Francisco Nunes Cavalcante: após o Sarau Poético embaixo do cajueiro Cauã, fomos visita a escola para apresentarmos nossas ações e projetos, em especial a PERCUSSÃO AMBIENTAL. Na oportunidade contamos com a atenção da coordenadora Luzia Alves, ativa e presente em todas as atividades escolares e educativas do município, da professora Aurinete Maia e do professor e entusiasta de ações sustentáveis Nonato Albuquerque.
Venha nos fazer uma visita e traga sua escola.
Recebemos também famílias e visitantes locais de outras localidades. Para passar o dia ou hospedagem no Turismo Rural Sustentável. Entre em contato e saiba como (85) 981325072 whatsapp.

Conheça mais sobre o nosso instituto em nosso canal no YouTube:
SEMENTE DAS ARTES

 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO