VIDA SIMPLES: CESTOS DE COLETA SELETIVA


Um grave problema assola as grandes cidades e também as pequenas, a convivência com as montanhas de lixo e não sabem como dar fim no que sua população produz.
Em estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. São 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Só está atrás dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz por dia cerca de 150 mil toneladas. Onde 59% vão para lixões e somente 13% são reaproveitados. Parte deste montante poderia ser reaproveitada, mas só 7% das prefeituras fazem a coleta seletiva. Simplesmente o lixo seco, que pode ser reaproveitado, é misturado com o lixo orgânico nos enormes lixões à céu aberto, causando doenças e muitos outros prejuízos ao meio ambiente.

Os contaminantes são muitos, principalmente do chorume, que são formados pelo lixo orgânico principalmente. Sujando o lençol freático, poços, cacimba, contaminando o solo. E podendo até chegar a rios e mares. Além de liberar gás metano. Temos que incentivar a coleta seletiva e também aumentar as campanhas de educação ambiental.

Na zona rural, pela falta de coleta de todas as formas, as pessoas têm procedimentos incrivelmente incorretos.

Queimar o lixo: polui o ar, pode causar doenças e em seres humanos e outros seres, como planta, animais e também a água de lagos, rios e outros. Produz substâncias tóxicas cancerígenas. Além de riscos de incêndios.
É CRIME AMBIENTAL:
nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.
Enterrar o lixo: contamina o solo e o lençol freático, poços e cacimbas.
Queimar e enterrar: polui de todas as formas numa ação só.

O IDEAL PARA O LIXO

O ideal mesmo era não ter lixo. Pois lixo é aquilo que não presta mais, só que é descartado coisas que ainda servem e podem ser reutilizadas.
Na nossa Casa Ambiental & Museu Semente das artes em Capistrano, cerca de 70% dos móveis e objeto são de coisas encontradas na rua ou que iriam ser descartadas por outras pessoas. Reformamos, transformamos e reutilizamos. Coisa que incentivamos constantemente em nossas palestras e cursos.
 

O que é coleta seletiva?
O gerador, que pode ser um cidadão comum como uma instituição ou empresa, realiza previamente a separação dos resíduos. Sendo a coleta diferenciada de resíduos para  está pronto para a coleta.

Mesmo a coleta seletiva sendo parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos e todos os municípios teriam a obrigação de implantar, mas isso não é feito e as coisas cada vez mais pioram.
Tipos de coleta:
Coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Algumas empresas de energia pelo Brasil, incentiva os clientes a buscarem uma forma de compensar as emissões de gás carbônico (CO2) pelo consumo de energia elétrica, que permite aos clientes trocarem resíduos recicláveis por descontos na conta de luz por bônus nas contas de luz com material reciclável, como latas de alumínio, ferro, plástico, vidro e metal.

Em mensagem para o Dia Mundial do Habitat, celebrado neste 1º de outubro, a chefe do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Maimunah Sharif, cobrou mudanças nos padrões de consumo para combater o excesso de lixo nas cidades. Neste ano, a data é lembrada com o tema “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos”.

 “Todos podemos fazer pequenos ajustes em nossos estilos de consumo, usando alternativas para os itens plásticos descartáveis, como garrafas, copos, pratos e talheres, e fazendo um esforço consciente para reciclar corretamente e consertar produtos quebrados, em vez de simplesmente jogá-los fora.”

De acordo com a diretora-executiva do ONU-Habitat, a agência vai ampliar seu apoio às cidades, para que órgãos municipais aprimorem suas práticas de gestão de resíduos. O objetivo da assistência será encontrar soluções de design baratas e criar sistemas eficientes, a fim de promover a coleta e o descarte adequados do lixo.

“Eu acredito que a gestão eficaz do lixo começa com nós, como indivíduos. Por meio da ação coletiva, podemos alcançar um mundo que é mais limpo, mais verde, mais seguro, mais saudável e mais feliz, para nós vivermos, trabalharmos e nos divertirmos”, completou a dirigente.

CESTOS DE COLETA SELETIVA.

Chamamos de cestos de lixo e podem ser de vários tipos os seus recipientes. Plástico, latão, cipó, madeira, ferro entre outros.
Temos uma ideia para os pequenos municípios que não tem coleta seletiva, se organizarem por meio de associações, ong´s e outras instituição, além do do poder público. 
Para fazer uma parceria com as empresas de energia elétrica e fazer a troca de resíduos por bônus na conta de energia. Assim, a população teria um motivo para se interessar, já que por meio da sensibilização e consciência é bem mais difícil. Com vantagem e lucro, a comunidade participa com mais vontade.

Para isso teria que ter a parceria com entidade e a própria companhia. 
Além disso, tanto em lugares públicos, como em suas casas, teriam que ter seus cestos de coleta. 
Hoje existem vários modelos no comercio, que são um pouco caros. Com isso propomos uma ilha de coleta feito em casa com recipientes reutilizados. O nosso é feito de baldes de tinta de obra.

COMO FAZER: 
No nosso caso, reutilizamos baldes de tinta, pernas de birô que foi encontrado na porta de uma escola pública, varas de reforço de uma cama e parafusos, porcas e ruelas. Além de tinta látex, pigmentos, cola branca e verniz.

Defina quantos tipos de resíduos irá separar. Nós resolvemos ter 5; Vermelho - Plástico, Cinza - resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação, Azul - Papel, Verde - Vidro e Amarelo - Metal.
Existem ainda; LARANJA: resíduos perigosos; ROXO: resíduos radioativos; MARROM: resíduos orgânicos.
Faça a medida das pernas e grade que todos os baldes possam caber dentro. Fure os locais de parafusamento das madeiras e barras de metalom. 
Pinte os baldes. Se tiver adesivo com os nomes de cada tipo de resíduos, cole. Caso não tenha, escreva com pincel ou caneta.
Coloque num local coberto de fácil acesso. 
Faça sua parte, o planeta agradece. 

Jofran Fonteles Borges – Casa Ambiental & Museu Semente das Artes

 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO