NOTÍCIAS DE SETEMBRO 2019





01  Visita de Leonardo Moura Rocha; da Modo Maior e esposa Anna Karoline e uma estudante de engenharia ambiental Mallu Madureira. Fazendo um passeio pela região do Maciço de Baturité, rota do café, pelas paisagens de Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti e Aracoiaba. Nessa volta, conheceram a Casa Ambiental & Museu Semente das Artes. Viram as experiências exitosas com: Fossa Ecológica, Fogão Solar, Espiral de Ervas, Recuperação de Solo com Folhas e Resíduos Orgânicos. Conheceram nossos espaços; Mini-museu, sala de leitura, sala de música e outros espaços. Ainda tiveram a oportunidade de conhecer alguns quitutes feitos com produtos do quintal.


02  Visita Secretário do Meio ambiente: de Capistrano José Iramilson Costa Pereira, mais conhecido como Iran Pereira. Que veio conhecer a Casa Ambiental e também saber da situação da distribuição de água na comunidade. Problema seríssimo. Já que a localidade está sem distribuição de água desde dezembro de 2018, por problemas relacionados a associação de moradores que mal administra a distribuição da água da adutora, desativou o chafariz e seus responsáveis ainda comercializam esse líquido tão precioso. Por nós reclamarmos publicamente, fomos hostilizados e prejudicados também com isso. O secretário disse que verá uma forma de amenizar o problema com o envio de carros pipa para a região. Agradecemos sua honrosa presença.




03, 11, 12, 18 e 19 Eusébio: com o projeto Um Toque de Vida, retomando depois das férias de julho. Continuando o trabalho de Educação, Cidadania e Sustentabilidade por meio da Música. Trabalhando; canto, noções de violão e bateria, agora com foco também na PERCUSSÃO AMBIENTAL. 
Trabalho que utiliza resíduos sólidos de sucata para trabalhar a consciência ambiental e sensibilizar as crianças, formando bandas de percussão. Transformar o que seria lixo em música. 
Transformação bastante positiva, para o ser humano e cuidado com o planeta. Nesse mês tivemos a visita do facilitador de biodança Marcos Santarosa que veio conhecer o trabalho e falar do que faz com biodança com crianças e idosos no estado do Rio de Janeiro. Jabuti - Eusébio - Ceará - Brasil.



04  Visita escola: Raimundo Alves Cassimiro, do município de Capistrano. 
Com o nosso projeto Vida Simples de proporcionar aos estudantes, professoras e gestores conhecer novas possibilidade de um bem viver, com tecnologias simples, para o bom convívio no semiárido tão sofrido e com falta de tantas ações e possibilidades. Momento também de encontro, perguntas e curiosidades sobre viver de forma sustentável. Agradecemos a gestão da escola, a Ana, a coordenadora Simone e ao nosso amigo e arte-educador Lucas de Freitas que acompanharam e conduziram todos pela casa.




06  Vista escola: Ubiratan Diniz Aguiar, primeira de nível médio e estadual a visitar nosso espaço. Foram trazidos pelos professores Nonato Albuquerque e Rozangela Leal. Manhã muito rica de troca de saberes. Além da visita na casa, conhecendo seus espaços, ações e equipamentos, tivemos um momento de bate-papo embaixo do cajueiro Cauã. Tirando dúvidas e também mostrando perspectivas de como o planeta estará se nós humanos não cuidarmos. Temos que diminuir o consumo exagerado, incentivado pela mídia de massa e o modelo falido capitalista, pois como está a terra não aguentará mais 50 anos. Momento de reflexão. Podemos mudar tudo positivamente, só querermos. Tudo isso JUNTOS.



07  Desfile em Capistrano; no dia 7 de setembro, foi muito interessante, para comemorar a independência do Brasil. Tirando a beleza das escolas, estudantes, comunidade participante e organizadores, perguntamos: QUE INDEPENDÊNCIA?
Fomos invadidos a mais de 500 anos por Europeus, sermos saqueados, violentados, mortos, com uma posse de estranhos, já que a seculos já existiam moradores, que depois de um erro de português, literalmente, chamou-os de índios. Será que sempre seremos colônia? Ontem de europeus, hoje dos estadunindenses. 
Outra curiosidade dessa data é que, a independência oficial do país não é 7 de setembro e sim 12 de outubro, que também se comemoram o dia da padroeira do país Nossa Senhora Aparecida, o dia das crianças, mais uma data comercial, já que o maior consumidor do mundo são os pequenos e que influenciam os pais. Além desses, temos; Descobrimento das Américas (invasão), Dia Nacional da Leitura (coisa boa), Dia do Mar (cada dia mais poluído), e do Engenheiro agrônomo e corretor de seguros.
O dia 7 de setembro foi colocado simplesmente por interesses políticos da Inglaterra que tinha pactos com Portugal. Interessados pesquisem o trabalho da pesquisadora Cecília Helena de Salles Oliveira, no livro A INDEPENDÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO - 1750-1824.



13 a 15  Vista de Marcos Santarosa: facilitador de biodança do estado do Rio de Janeiro. Já esteve na Casa Ambiental em outra oportunidade. Gostou tanto que resolveu vir novamente, mas desta vez somente para descanso e deleite da culinária do sertão, ouvir os pássaros, plantar pés de moringa, deitar numa rede na varanda. Ter simplesmente a paz do Maciço de Baturité.
A Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, realiza as modalidade de Day User (passar o dia), com café da manhã, almoço e merenda, e também o Turismo Rural Sustentável, com hospedagem e pensão completa. Vivendo exatamente como vivem o povo do sertão. Venha conhecer.





15 e 16  Semente das Artes Band: faz seus ensaios mensalmente na Casa Ambiental, na proposta de músicos das mais diversas qualidades, habilidades e gostos. Essa ideia é de uma banda que está sempre aberta para participação de músicos de todos os estilos e gêneros músicas. Venha passar uns dias e experimentar a proposta de Turismo Rural Sustentável com Música, Permacultura e Lazer.




15  Day user com Victor Fonteles: família e amigos, que passaram o dia integrados com outros visitantes da casa, trocando ideias, lendo, ouvindo música e o chef Hugo, foi responsável pelo maravilhoso almoço, no cardápio muqueca de peixe e galinha ao molho de laranja. Com ingredientes, também, de nossa região. Presentes também as professoras Dani, Lena e Rozenda.



17  Visita Natália: professora em Aracoiaba, mas moradora da Carqueja dos Alves, juntamente com sua mãe e sobrinha, que soube do espaço e ficou encantada com a ideia e disse que poucas pessoas na própria comunidade não conhecem o local. Mas por falta de interesse desses mesmos moradores. Pois pessoas de todos os distritos, bairros e sede já conhecem e visitam sempre, já que a casa sempre está de porta abertas para receber não só os moradores de Capistrano, mas de toda a região do maciço, Ceará, Brasil e mundo, como já recebemos visitantes de Espanha, Colômbia e Portugal. Que valorizam, apoiam e incentivam nosso trabalho.







20  Encontro na Secretaria em Capistrano: para reunir fazedores de cultura, debater novas ideias e proposta para o município ligadas as artes, cultura e turismo, além de propor a participação dos atores locais no XII EDITAL CEARÁ DE INCENTIVO AS ARTES. 
Na oportunidade o atual secretário de Desenvolvimento Urbano, Cultura, Turismo e Esportes falou de suas propostas para sua gestão, apresentou sua equipe, deu a palavra a todos os presentes, das mais diversas áreas; escritores, mestres da cultura, músicos, artistas plásticos, gestores, entre outros. Torcemos para que o trabalho apresentado tenha êxito e que a cidade ganhe com essa aproximação dos fazedores de cultura locais. 



20  Visita de Marta: Maciel, diretora da escola Nossa Senhora de Lourdes, líder comunitária e coordenadora da igreja católica de Serra do Vicente em Capistrano, para saber mais detalhes da futura implantação do NAE -Núcleo de Artes, Educação e Eventos. Um trabalho de Desenvolvimento Humano e Comunitário por meio de ações socioeconômicas, culturais, ambientais e criativas em sua comunidade. Em sua companhia estava o companheiro Azarias Martins, o Zinha.


24 Visita de Heliton: Veras de Barroquinha, cidade que está a 420 km da capital Fortaleza. Veio conhecer os espaços e projetos da casa, já que sempre está na comunidade e ficou curioso em saber como funciona a proposta do Instituto Semente das Artes.




30  Vista da escola Fernando Mota Cavalcante; da sede de Capistrano. Vindo pela primeira vez saber de nossa proposta de Educação, Cidadania e Sustentabilidade. 
Além dos estudantes, a escola veio com a coordenadora Edna Queiroz e Madalena Brilhante que nos presentearam com o certificado de reconhecimento do trabalho feito pelo Instituto Semente das Artes e da Casa Ambiental & Museu. Gratos a direção e a todos que fazem parte dessa academia. 




Casa Ambiental & Museu; durante esse mês todo, além de receber visitantes de escolas, cidades vizinhas e capital, também de outros estados. Realizou melhorias em seus espaços e também seguiu o projeto VIDA SIMPLES. que propõem um modos vivendi mais tranquilo, trabalhando o desapego a dependências de facilidades das grandes cidade e buscando se interiorizar literalmente.
Aproveitamos o período do caju para a produção de: sucos, doces, cajuína e carnes salgadas, como muqueca e paçoca de caju. As tomates cereja, cajá e de mesa, além de fazerem parte do tempero da alimentação diária, foi também beneficiada e transformada em molho, mamão in natura e outros.
Reordenação dos espaços, para melhor receber hospedes do Turismo Rural Sustentável e visitantes.
Começamos a transformação de um antigo piquete de suínos em uma CisternaEstúdioMirante, que estará logo pronto e será mais uma opção para todos que vierem conhecer o espaço.
Venha conhecer. Marque uma visita e desfrute da proposta VIDA SIMPLES.

Obs: Visitas e hospedagens só por agendamento e com antecipação.
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos











Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO