NOTÍCIAS DE NOVEMBRO 2021

 

Calor gingante por parte do Nordeste, mundo cada dia mais relaxado com  cuidados  com a pandemia e outras situações,  mas  sobrevivendo.

Um período de produção espontânea de muitas frutas, das mais  conhecidas e comuns a todos, como as pouco conhecidas ou exóticas. Talvez exóticas para os centros urbanos e algumas cidades. 

Muito caju nos pés, manga, banana, pitanga, amora, acerola e bacupari. Além  de deliciosas, fontes de muitos nutrientes para  nosso corpo e de muitos outros animais, que assim como nós, apreciam seus sabores.

Sobre as frutas exóticas, vamos citar o Bacupari.   Que  é um fruto encontrado por todo o Brasil, da região amazônica até o extremo do Rio Grande do Sul. Mais encontrado em  zonas   rurais,  principalmente nas serras. Muito  difícil encontrar em zonas urbanas. Bacupari é uma árvore da família das Clusiaceae, nativa do Brasil, porém não endémica, pois também ocorre na Bolívia e no Peru, com o atual estado de conservação sendo considerado pouco preocupante dado a tendência estável das populações e de  alguns viveiros produzirem mudas.

Nos últimos anos, ela vem tendo seu potencial contra o câncer estudado em diversas pesquisas científicas. Ainda, ela é naturalmente anti-inflamatória (rica em antioxidantes) e fonte de vitamina C e demais vitaminas. Doenças como a tuberculose bem como a lepra, são causadas pelas chamadas “bactérias patogênicas”. Porém, a bacupari pode preveni-las, pois, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a fruta promove efeito sobre essas bactérias. Podemos consumir a bacupari em: Geleias, sucos, em compotas, vitaminas, chás, óleo de uso medicinal ou in natura. Muito semelhante a pitomba, em alguns lugares é chamada de Pitomba de Leite ou Bacupari do Serrado. O nome vem do tupi guarani e significa “fruta de cerca” por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios cultivavam para cercar suas roças. Também recebe o nome de Uvacupari, Bacoparí e Laranjinha. No Ceará muito fácil de encontrar nas serras de Pacatuba e Meruoca.
Depois falaremos das propriedades medicinais e sabores de outras plantas.

O Sarau da Música, formado por músicos, poetas, escritores, professores, advogados e compositores, se reunião nesse mês para traçar metas para a produção de seu primeiro disco em 2022 com poemas de todos os participantes e a música e arranjos do maestro Luciano Franco, que também faz parte do grupo multicultural.


Uma das coisas que estamos trabalhando bastante é o bom convívio com outros seres que vivem em nossas casas, os domésticos e também os mais "selvagens" para alguns, que vivem livres e soltos pelos cantos do mundo.
Antes nossa relação era bem distante e separada. Acreditamos que essa melhora na relação, faz tanto bem a eles como a nós mesmos. Animais que jamais pensaríamos ter tanto cuidado, hoje fazem parte de nosso dia a dia, vemos isso como uma grande evolução.
Falando nisso, vamos comentar sobre um serzinho que apesar de pequeno, faz um barulho enorme, maior que os paredões e as bandas de trash metal. A cigarra ao contrário do que se pensa, as cigarras não cantam até “estourar”. O casulo é a última fase da ecdise, o nome do processo de metamorfose vivido por elas. Assim, o inseto se liberta do esqueleto externo para que, crescido, mude de estrutura e obtenha asas. 
A cantoria é, na realidade, exclusividade dos machos, com o objetivo descarado de atrair as fêmeas para o acasalamento. Tanto que o próprio ato da cantoria já faz com que o órgão sexual do bicho se projete para fora do corpo, prontinho para receber a parceira.


Devido a esse período de transição pandémico, paramos algumas atividades na Casa Ambiental & Museu Semente das Artes em Capistrano e também na sede de Fortaleza.

Assim, mesmo com a casa parada, temos que está limpando, consertando pequenos detalhes, podando, tirando folhas e outros que precisam. Nossa ideia é conseguir parceiros para  administrar  a casa e desenvolver ações socioambientais e educativas  no espaço.
O local tem: um mini museu, acervo de discos de vinil, quadros, sala de leitura, equipamentos de ações sustentáveis como; fossa   ecológica, banheiro seco, fogão solar, banco de sementes, cisternas de captação de chuva e várias plantas. Instituições e pessoas físicas interessadas, entrem em contato.
Em Fortaleza, começamos a limpeza e reforma dos espaços, junto com os coordenadores da sede Gleisiano e Maria de Fátima. Reestabelecendo a instalação de água, luz e internet.
Logo o espaço estará pronto para várias atividades, entre elas: Estúdio para gravação de podcasts, EAD, cursos, palestras, lives e discos. Um café cultural com livros, discos e plantas, além de um bazar mensal.

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO