NÓS NA RIO + 20


NÓS NA RIO+20

Em junho, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reuniram para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92.
Severn Suzuki
A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU. O evento recebeu o nome de Rio+20 porque a reunião aconteceu no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.

O evento rendeu a criação de vários documentos importantes - como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica -, além de ter consagrado uma menina que teve como protagonista uma 
menina de apenas 12 anos, que tivemos o prazer de conhecer e ver sua palestra na abertura de uma mostra de filmes ambientais.Trata-se da pequena canadense Severn Suzuki, fundadora do movimento Eco - Organização Ambiental das Crianças, que ficou marcada na história da Eco92 ao juntar dinheiro, junto com três amigos - Michelle QuiggVanessa Suttie eMorgan Geisler* - para viajar para o Brasil e falar para os mais importantes líderes do planeta, na época. Em um discurso pra lá de emocionante, a menina pediu aos adultos mais respeito pelo mundo que eles deixariam para ela e suas futuras gerações. (Assista ao vídeo da apresentação de Suzuki na Eco92, no link do final deste texto). 
João Barone & Biribeiro
(Paralamas do Sucesso)

Por isso, no mesmo período da reunião oficial da Rio+20, o Rio de Janeiro sediou, também, a Cúpula dos Povos: um evento que contou com debates, palestras e uma porção de outras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas. Na nossa opinião, sentimos falta de uma linguagem única. Vimos na Cúpula uma imensa feira e os grupos sociais e afins estavam totalmente vendendo seu “peixe”. Não vimos os grupos unificados. Nas passeatas os grupos estavam caminhando juntos, mas cada um com seu grito de luta separado, com isso senti um enfraquecimento da proposta, mesmo assim sendo tudo válido. 
Leonardo Boff

Oscar Metsavaht

 A ideia é que todos os setores da sociedade discutissem, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Afinal, a união faz a força, certo? E até mesmo quem estiver de fora dessas duas reuniões pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. Que tal tomar banhos mais curtos? Ou desligar a TV, enquanto usa o computador e vice-versa? Pense em atitudes que você pode adotar para melhorar o planeta em que vivemos e compartilhe com seus amigos, pais e professores - e, também, aqui, com a gente! Você pode incentivar muitas outras pessoas a fazer o mesmo.
 
Participamos de vários eventos e ações, mesmo com pensamento otimista, não vimos muitos avanços no que diz respeito a proposta pontuais, metas e ações definitivas. Mas para nossa visão serviu como um grande encontro de troca de ideias e intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, com outros estados e com governos e gestores.
Destacamos como interessante para nos: as palestras com Leonardo Boff e Oscar Metsavaht sobre economia solidária e desenvolvimento, o Humanidade 2012 no Forte de Copacabana com várias exposições interativas, a Cúpula do Povos como encontro de várias culturas, Parque dos Atletas com stands com soluções recicláveis de várias partes do Brasil e do mundo, ver no Pier Mauá 2 integrantes do Paralamas do Sucesso, João Barone e Bi Ribeiro e o navio do Greenpeace, no cultura sustentável na sede do Comitê da Cidadania que incentivou a criação do INEC, nosso parceiro, vimos várias tribos nativas brasileira; Tupi Guarani de Parati e Kaingang do Rio Grande do Sul entre outras, e as manifestações de vários movimentos num dos locais mais tradicionais para essas ações que é a Cinelândia.
Tribo Tupi Guarani de Parati
 Podemos mudar o mundo com pequenas ações. Pense nisso, o mundo depende de nós.

Tribo Kaingang

Manifestação na Cinelândia
Fernanda Torres querendo aparecer no Semente das Artes

Link do discurso de Servern Suzuki na Eco92: http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q


 www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)

www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges
VEJAM TODAS AS FOTOS NO ORKUT
 (Email e Orkut) - (85) 87194478 – 99543352 - 91290207



Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO