PDC - CANOA QUEBRADA-ARACATI


Aconteceu em Canoa Quebrada, Ceará, entre os dias 30 de junho e 8 de julho de 2012 Curso de Design em Permacultura - PDC.

O curso foi organizado por um grupo de professores, alunos e permacultores em parceria com os atores locais de Canoa Quebrada, uma região super explorada pelo turismo e onde a comunidade da Vila do Estevam está buscando soluções para viver em harmonia com a natureza.

Estivemos presentes e nos foi muito engrandecedor receber informações dos facilitadores Jorge Roberto Timmermann e Suzana Martins Marigoni, seguros e conhecedores profundos do assunto, pois vivenciam constantemente a Permacultura, além dos companheiros participantes que tinham um baú enorme de conhecimentos.
Fizemos alguns encontros culturais, inclusive nas casas do companheiro Fábio Flecha, onde seu encontro de percussão acontece toda semana.

PERMACULTURA

permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardinsvilasaldeias ecomunidadesambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 70. O termo, cunhado na Austrália, veio depermanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos na sua generalidade, que não apenas.
Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos" (Mollison, 1990).
A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia.
Permacultura tem na sua relação com a actividade agrícola uma síntese das práticas tradicionais com ideias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar. E, neste ponto encontra paralelos com a Agricultura Natural, que sendo difundida intencionalmente pelas pesquisas do japonês Masanobu Fukuoka por todo o mundo, chegaram as mãos dos senhores fundadores da permacultura e foram por eles desenvolvidas.
A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.
Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos - um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, envolvendo-se cotidianamente em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de nossas vidas referentes a abrigo, alimentotransportesaúdebem-estareducação e energias sustentáveis.
Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são: Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Repartir os excedentes.
Os príncipios da permacultura são:
1.                  Observe e interaja.
2.                  Capte e armazene energia.
3.                  Obtenha rendimento
4.                  Pratique auto-regulação e aceite retorno.
5.                  Use e valorize os serviços e recursos renovaveis.
6.                  Não produza desperdícios.
7.                  Design partindo de padrões para chegar a detalhes.
8.                  Integrar em vez de segregar.
9.                  Use soluções pequenas e lentas.
10.              Use e valorize a diversidade.
11.              Use as bordas e valorize os elementos marginais.
12.       Use criativamente e responda às mudanças.

www.sementedasartes.blogspot.com
(Postagens de 2007 a março de 2012)

www.sementedasartes2.blogspot.com
(Iniciado em abril 2012)

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDÉIA
Presidente Jofran Fonteles Borges
VEJAM TODAS AS FOTOS NO ORKUT
 (Email e Orkut) - (85) 87194478 – 99543352 - 91290207
Nosso canal no you tube   -  http://www.youtube.com/user/sementedasartes#g/u

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO