UM TOQUE DE VIDA NO EUSÉBIO - MÚSICA, EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA

PROJETO UM TOQUE DE VIDA IV 


Por convite do produtor musical Leonardo Rocha, estivemos no dia 16 de junho na escola Mario Salles no Jabuti, na divisa dos municípios do Eusébio e Itaitinga para conhecer as ações do projeto Toque de Vida que é uma atividade da entidade Modo Maior. Lá fomos recebidos e apoiados pela diretora Maria e sua equipe: Naudir, Joana, Cidinha, Navegante, Shisley, Natalha e demais colaboradores com esse trabalho, e também para o desenvolvimento de centenas de crianças e famílias atendidas na escola.

A iniciativa é voltada à inclusão social através da música e destinada a comunidades carentes do interior do Estado do Ceará, buscando promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística; o projeto tem como finalidade o direcionamento dos participantes para que ganhem traquejo social, desenvolvam a coordenação motora e ampliem a visão de mundo. Este trabalho envolve a musicalização, disciplinando os alunos e os mantendo afastados das drogas e de más companhias. Ao final dos cursos os alunos recebem uma certificação de 150 horas/aula de musicalização.

Nos encantamos com a proposta e assumimos as aulas de educação musical e começamos a trabalhar a segunda quinzena de junho com o objetivo de ampliar e melhorar o repertório do grupo. Duas semanas de intenso trabalho e troca de alegrias com crianças das duas cidades.

O grupo se apresentou no dia 28 de junho na Fábrica Fortaleza, um dos apoiadores do projeto, com a regência do professor Jofran Fonteles Borges, que também é o professor das crianças, substituindo a excelente professora Hebe  Na oportunidade, colaboramos com o projeto de sustentabilidade da fábrica e realizamos uma palestra sobre o tema. Foi uma apresentação com um repertório bem diversificado, como: Senhor, Trem Bala, Só Quero Um Xodô, Asa Branca, Aí Que Saudade D´ocê, Carimbó do Macaco, Boi de São Vicente e uma versão mais que especial de Macarrão Fortaleza, sendo trocado por produtos Fortaleza. Para os saudosista foi o máximo lembrar desse comercial e do programa Irapuan Lima.

Iniciado em setembro de 2016, na Escola de Ensino Fundamental Mário Sales  o projeto Um Toque de Vida IV, proporcionou gratuitamente aos 50 participantes, 150 horas/aula de canto coral e flauta doce.


A quarta edição do projeto Um Toque de Vida encerrou as atividades do semestre na sexta-feira (30), com programação especial no ginásio da Escola de Ensino Fundamental Mário Sales, no Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Além de alunos, gestão, professores e pais, tivemos a presença de Aled Parry, Gerente Corporativo de Sustentabilidade. e do produtor Olímpio Rocha. 

Mesmo com seu encerramento oficial. A primeira semana de julho, acontecerá a COLÔNIA DE FÉRIAS MUSICA, no polo de atendimento a juventude do Jabuti. Aberto a alunos da escola e a comunidade.


Na programação, a apresentação dos alunos dos cursos de flauta doce e canto coral, houve também entrega de certificados aos alunos do projeto, quadrilha junina e a escolha da Rainha do Milho e doação das flautas doces à Escola de Ensino Fundamental Mário Sales, para que outras crianças tenham a oportunidade de aprender o instrumento, fortalecendo assim, a sustentabilidade do ensino musical mesmo após a realização do projeto.

O projeto Um Toque de Vida é patrocinado pelo Grupo M Dias Branco, através do apoio cultural da Secult-CE, pela lei Estadual de Incentivo a Cultura.


INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

* Colaboração de Joanice Sampaio

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO