ARGENTINA & URUGUAI - EM BUSCA DA AMÉRICA PROFUNDA...



Buscando uma maior conexão com a Latino América, estivemos de 18 a 30 de março de 2017 entre Argentina e Uruguai. Uma busca para conhecer melhor nosso continente e ter um intercâmbio com os hermanos latino americanos.




Levando nossa proposta social e desenvolvimento humano por meio de várias ferramentas: música, arte-educação, permacultura e biodança, estivemos na cidade de Rio Cuarto na Argentina nos dias 18 e 19 com a Capacitação em Desenvolvimento Comunitário: INTEGRAR PARA AVANÇAR na instituição sem fins lucrativos chamada EX MATADERO: Centro Social que contribui para a integração e o desenvolvimento comunitário, laboral, cultural e territorial do setor na cidade de Rio Cuarto. O centro cultural está localizado em um antigo matadouro Matías Nolasco 37 e funciona diariamente das 8 da manhã as 5 da tarde. 



Lá mostramos os trabalhos realizados no Brasil e em outros países, realizando vivências e oficinas. Participaram: Professores, gestores, assistentes sociais, músicos, atores e entusiastas da permacultura. No final construímos juntos com os participantes um jardim e farmácia viva e uma composteira, além de jarros com garrafas e distribuição de mudas.



Aproveitamos no dia 21 para conhecer centros sociais em bairros do subúrbio de Rio Cuarto, em especial citamos o Centro Integrador Municipal Rio Limay, que tem a coordenação de Chino Bargas e sua esposa Belen Garro. Visitamos outras instituições também nesse dia.


Voltamos no dia 22 para a instituição Ex Matadero, dessa vez para levar nosso trabalho que já virou estudo científico, a PERCUSSÃO AMBIENTAL. Cerca de 20 crianças e 5 professores tiveram a oportunidade de vivenciar essa tecnologia social de desenvolvimento humano que trabalha a consciência, educação e reciclagem, apresentada em 3 continentes e 6 países, sendo pré-selecionada para um congresso de trabalho social em Málaga na Espanha. Após a vivência com a PERCUSSÃO AMBIENTAL, fomos para a área externa e fomos conversar com as crianças e professores sobre sustentabilidade e como se utiliza corretamente uma composteira cavada no chão.






No mesmo dia 22 a noite estivemos numa aula aberta de biodança ¨"Está Presente & Transformar o Entorno" no espaço Manantial de Rosana Daniele e Pablo Galimberti, onde também foi feito o lançamento do livro de Cássia Regina "Educação Biocêntrica nas Instituições" em espanhol, traduzido por Nacho Cesar, filho de Claudia Noe Buffa que nos levou nos 3 dias seguintes a conhecer o interior da Argentina. 




A América é bem mais profunda e espetacular do que pensamos. Nos perdemos em devaneios Yankes e do Velho Mundo em alguns momentos e nos esquecemos de nos encontrar com nossas raízes e nossa ancestralidade latina.



Conhecemos Los Hornillos que é uma localidade cordobesa localizado no departamento de San Javier, província de Córdoba. Está localizado na Rota Provincial 14, no Valle de Traslasierra a 1064 metros acima do nível do mar, sendo o mais alto no departamento. Longe da cidade de Córdaba, em 193 km , e a cidade de Villa Dolores em 25 km. Lá fomos para a propriedade de Roca Viva.



Desse passeio fomos em Las Rabonas que é um município do departamento de San Alberto, localizada no vale de Traslasierra, às margens do Lago Vineyard, entre Mina Clavero e Villa Dolores, ao longo da Rota 14, a comunidade de Las Rabonas. Este é o lugar perfeito para relaxar, descontrair e conviver com a natureza maravilhosa em torno desta área, lagos, montanhas e florestas.





Nessa região encontramos A Sendas Circuito de Piedra está localizado na cidade de Las Rabonas, Departamento de San Javier, Traslasierra Valley, 160 quilómetros da cidade de Córdoba Capital, através da Estrada Nacional n º 20, que é inicialmente Highway to Villa Carlos Paz, atravessando o magnífico maneira de alta Summit, em seguida, emendados com Provincial Route 14.



O circuito de Sendas de Piedra é feito através de um passeio guiado pela ceramista colombiana Alba Luz Lince e o escultor de pedras Zezé Flores, que corre ao longo da córrego de Las Rabonas em um caminho que oferece vários pontos de vistas panorâmicas durante sua turnê com um cenário natural imperdível das montanhas que formam as fronteiras e ocidental esta pacata aldeia de montanha, além de esculturas em pedra, cabana de pedra, pequenas fontes artificiais e piscinas, além de uma piscina de lama para banhos terapêuticos.



No caminho de volta a Rio Cuarto passamos por um vila com experiências de permacultura chamada Tierra Libre. Depois pelo Algarrobo de los Aguero, em Piedra Blanca Villa de Merlo, San Luis. Onde encontramos um algarrobo com cerca de 1.200 anos no museu  Lolma (em linguagem comechingón significa arrobal). A cidade de Merlo oferece um dos mais belos passeios ao visitar o museu que está localizado na Av. Romero e foi a casa de Esteban Agüero, que nasceu em Piedra Blanca em 7 de fevereiro de 1917 e morreu em 18 de junho de 1970.



O poeta foi o primeiro ambientalista que valorizaram as terras, raízes, plantas e amadureceu sua infância nas margens da natureza do lugar melhorando o seu interesse na natureza, pássaros, árvores. A casa de estilo colonial remonta ao século XI e recorda a história do homem que sabia como dizer em seus poemas, em seus livros e fotos para o seu país, seus antepassados ​​no turismo de caminhada ida. Aguero gostava de visitar o parque e foi inspirado pelo pôr do sol, no silêncio que deixou apenas ouvir os pássaros cantando no vento e na sombra protetora do avô Algarrobo protegida.



A floresta tem mais de quatro hectares; em seu passado valoriza a identidade e a memória das culturas originais das pessoas da tribo comechingón (Comechingón, plural Comechingones) é o nome comum de um grupo de pessoas indígenas das províncias de Córdoba e San Luis. Eles foram completamente deslocados ou exterminados pelos espanhóis invasores até o final do século 17.

Os dois grupos principais de Comechingón se chamavam Henia (no norte) e Kamiare (no sul), cada um subdividido em uma dúzia de tribos. O nome comechingón é uma deformação do termo pejorativo kamichingan - "habitantes das cavernas" - usado pela tribo Sanavirón .
Eles eram sedentários, praticavam agricultura e ainda juntavam frutos silvestres e criavam animais para retirada de lã, carne e ovos. Sua cultura foi fortemente influenciada pela dos Andes), cercada de histórias e lendas; celebrações familiares e danças foram realizadas neste lugar.
El Algarrobo Abuelo repousa sobre suas fortes raízes. Muitos anos atrás, a chegada do trem fez muitas alfarrobeiras serem cortadas, mas este foi salvo. Hoje é visitado por milhares de turistas atraídos pelo legado de um poder de Aguero que teve a voz para recitar seus versos, que alertou sobre a questão da ecologia e cuidados de espécies. Este filho de San Luis prestou homenagem ao pai e senhor da floresta em sua Cantata del Algarrobo Abuelo.
O lugar possui uma beleza incrível. Não é apenas o canto dos pássaros, o som do vento e do movimento das folhas das árvores.
Este poeta Merlino, a árvore dedicou seus versos:
Cantata del Algarrobo Abuelo 
-Fragmento-
... Pai e Senhor da Floresta, barbas Avô vegetais, 
eu quero a minha música como uma torre 

para chegar ao seu homenagear, 
não a música da flauta doce, fino, macio, 
para cantar a rosa e a menina, 
mas a música de mar, uma canção séria, 
com aromas de vida e com impressionante 
musical e sangue vivo. 
... 
natal Algarrobo, meu avô 
mil anos atrás, a pomba trouxe 
sua pequena semente para o ar 
e plantou onde você está agora 
segurando a luz em seus ramos. 



Voltando a Rio Cuarto, nos dias 25 e 26 aconteceu a maratona de biodança no espaço Manantial e recebemos do luthier, músico e compositor Gastón Rosso um cajon personalizado de alta qualidade.  Após seu encerramento partimos junto com o Arte-educador Nico para Córdoba, onde ficamos conhecendo tudo sobre a bandeira de La Wiphala.






Wiphala (em aimarawiphala, 'bandeira') É uma bandeira quadrangular de sete cores usadas por alguns grupos étnicos nos Andes da Bolívia.

Existem variantes Wiphala. O mais comum é usado hoje como um símbolo de etinia da aldeia Aimara , que foi reconhecido como um símbolo do governo boliviano pela Constituição de 2008:

Nos costumes andinos atuais

De acordo com os costumes e tradições andinas, Wiphala é sempre hasteada em todos os eventos sociais e culturais, por exemplo; nas reuniões da comunidade de membros do Ayllu, nos casamentos da comunidade, quando uma criança é nascida na comunidade, quando é feito o corte de cabeço de uma criança (batismo andina), nos enterros e outros.

Wiphala também chama nas festas, eventos cerimoniais na comunidade, em atos cívicos, em jogos competitivos, datas históricas, dia cerimonial do gado, transmissão de cargos de autoridades.



Ele também é usado nas danças, como na festa de Anata ou Pujllay, em trabalhos agrícolas. Mesmo içada no fim de uma obra, construção de habitação e trabalho comunitário em todo o Ayllu e Marka .



Significado das cores Wiphala 

Algumas das cores tem a ver com deuses e crenças dos povos indígenas.

  • Vermelho; Ela representa o planeta terra (aka-pacha); É a expressão do homem andino, no desenvolvimento intelectual; É a filosofia cósmica no pensamento e conhecimento de amawtas.

  • Laranja; representa a sociedade e cultura, é a expressão da cultura, também expressa a preservação e procriação da espécie humana, considerada a riqueza cultural mais precioso da nação; É saúde e medicina, formação e educação, a prática cultural da juventude dinâmica.

  • Amarelo; representa a energia e força (ch'ama-pacha), é a expressão dos princípios morais do homem andino, é a doutrina da pacha-kama e pacha-mama: dualidade (chacha-warmi) são as leis e normas, prática coletivista de fraternidade e solidariedade humana.

  • Branco; representa o tempo e dialética (jaya-pacha) é a expressão do desenvolvimento e transformação permanente de Marka Qullana sobre os Andes, o desenvolvimento da ciência e tecnologia, arte, trabalho intelectual e manual que gera reciprocidade na estrutura da comunidade.

  • Verde; Ela representa a economia e produção Andina, é o símbolo dos recursos naturais, da superfície e do subsolo, representa terra e território, também a produção agrícola, flora e fauna, hidrológico e depósitos mineralógicas.

  • Azul; representa o espaço cósmico, para o infinito (Araxá-pacha), é a expressão das estrelas e os efeitos naturais que se sentem na terra, é astronomia e física, socioorganização econômica, política e cultural é a lei da gravidade, tamanho e fenômenos naturais.

  • Violeta; representa a política andina e ideologia, é a expressão do poder da Comunidade Andina, o instrumento do Estado, como um tribunal superior, que é a estrutura de poder; organizações, sociais, econômicos e culturais e a administração do povo e do país.

Na hora de levantar a wiphala, todos devem manter a calma e, no final alguém deve soar a vitória de Qullana Jallalla Marka , Jallalla pusintsuyu ou Jallalla Tahuantinsuyu.

Além disso, os sinalizadores correspondentes são regionais, única cor completa e cada uma caracterizada pela cor atribuída (de acordo com a região).

Voamos par Buenos Aires e partimos depois num Buquebus atravessando o rio da Prata e chegando no Uruguai, na cidade de Colonia del Sacramento. 



Um local para quem gosta de história, construções antigas, boa culinária, clima romântico, cultura e mesmo carros antigos muito bem conservados. Além de um clima ameno durante todo o dia. Com o comércio e serviço preparado para receber o turista. Principalmente brasileiros, pois grande parte entende e fala fluente o português e o câmbio é fácil, pois dólar, euros, pesos e reais são aceitos em quase todos os locais da cidade.


Alguns anos após o Descobrimento do Brasil, uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa chegou com suas caravelas até ao estuário do Rio da Prata, com a missão de colocar marcos de posse portuguesa na margem esquerda da foz daquele rio, tendo, entretanto, sido incapaz de completá-la em razão do naufrágio de sua embarcação.


Colonia del Sacramento é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Colônia. Tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada em 22 de janeiro de 1680 (há 337 anos) por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do Império Português no século XVII. A área onde localiza-se a fundação portuguesa hoje faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.


Entre idas e vindas de posse e retomada entre Espanha e Portugal, a Colônia do Sacramento voltou à posse de portuguesa a partir de 1817, quando D. João VI incorporou toda a região do atual Uruguai aos domínios de Portugal, no atual Brasil.


Com a Independência do Brasil (1822), a Colônia passou a integrar os domínios do novo país até à Independência da República Oriental do Uruguai, em 1828.






O seu último comandante foi o brigadeiro Manuel Jorge Rodrigues, que só abandonou a praça no momento do estabelecimento da Convenção Preliminar de Paz entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata  (27 de agosto de 1828), ratificado pelo Brasil em 30 de Agosto e pela Argentina a 29 de Setembro, e que chegou a Montevidéu em 4 de Outubro de 1828. Por este diploma, o Uruguai se tornava independente.







INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO