A VIDA É UMA BELEZA - AÇÕES AMBIENTAIS E CULTURA POPULAR



Entre as atividades do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES, estão as ações em comunidades pouco assistidas de ações governamentais e acesso, no verdadeiro sentido da palavra, e de oportunidades. Pensando nisso e juntamente com os participantes do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural, estivemos nos dias 20 e 21 de janeiro de 2018 na comunidade de Carqueija dos Alves, no município de Capistrano, na região do Maciço de Baturité, a cerca de 120 km da capital Fortaleza, para conhecer a Casa Ambiental e Museu Semente das Artes, que está em fase de organização e também para realizar um evento prático, nessa comunidade, utilizando criatividade, poucos recursos e muito voluntariado.
Essa atividade faz parte de atividades práticas do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural, realizado pelo INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES e Prefeitura de Apuiarés. 

A ideia era levar o grupo para sair de sua zona de conforto, de estar num local diferente, com pouco tempo, conseguir articular e realizar um evento. Também de ver como pessoas que moram em uma cidade, se comportam e convivem sem a facilidades da vida mais urbana, como: água encanada, internet, redes sociais, transporte e outras coisas simples do dia a dia.


Foi algo muito engrandecedor e interessante ver pessoas de diferentes comportamentos e gostos, se socializando e partilhando coisas e momentos. Dormindo em rede, e criando uma verdadeira zona de "Redes Sociais" na varanda da casa e conseguindo se esquecer das conexões da mídia e se conectar com o outro, com o humano. Muitos que se viam, mas não tinham uma proximidade, passaram a se conhecer mais e dialogar sem as teclas. Também a organização logística, de: alimentação, material técnico, A&B (alimentos e bebidas), transporte e financeiro.



O grupo também soube se integrar e inserir bem na comunidade e buscar participantes e convidar o público para o evento na noite do dia 20 ao lado da capelinha centenária de São João Batista da família Pinheiro Alves, que tem como instituição representante o IPRA - Instituto Pedro e Raquel Alves, que tem como diretores e coordenadores o Casal Pedro Jorge e Ana Pinheiro, assim como Djalma Gouveia.



Na programação do evento, tivemos: brincadeiras de roda, contação de história do meu lugar com o senhor Sassá, desfile da EcoRainha, com jovens locais, esquete "La Charanga" com o palhaço Marion, histórias do Mundinho Bakurau, além de danças e homenagem a uma liderança local que aniversariava, do Sebastiana, mais conhecida como Dona Creusa, que esteve muito contente com a homenagem, ao lado de toda sua família presente. Evento realizado com êxito.


Na manhã do dia 21, o professor Pedro Jorge fez uma caminhada com parte do grupo e contou a história da região, já que é um morador nascido na localidade e que está preparando um livro contando curiosidades e fatos do lugarejo.


No final da manhã o grupo fez uma turnê na volta para Apuiarés, que passou pela sede de Capistrano, Baturité, parando para visitar  o belo e imponente Mosteiro dos Jesuítas, antiga casa apostólica da Companhia de Jesus, construída há 95 anos. A construção levou mais de 10 anos, para ser  finalizada. Em 1963, a antiga Escola Apostólica iniciou sua atividade como casa de retiros, e de acolhida de grupos e casais.


Depois uma passada pela Suiça do Sertão, Guaramiranga, que fica no alto do Maciço do Baturité. É o menor município do estado do Ceará e um dos menores do Brasil. Guaramiranga vem do Tupi guará (vermelho) e miranga ou piranga (garça), significando Pássaro Vermelho. Sua denominação original era Conceição, porém, desde 1890, possui o nome Guaramiranga.

Parabéns a todos do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos de Apuiarés. Agradecemos aos parceiros: Beco Cultural, Prefeitura de Apuiarés, Erandi Muniz e Marcelo Silva, o apoio do IPRA - Instituto Pedro e Raquel Alves, Netcom, Djalma Gouveia e comerciantes de Apuiarés.

O projeto  A VIDA É UMA BELEZA - AÇÕES AMBIENTAIS E CULTURA POPULAR do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES continuará realizando ações e atividades durante o decorrer do ano. Faça parte. Logo estaremos divulgando novos cursos e eventos, com suas respectivas datas. 

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/

 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO