NAE APUIARÉS EM AULA DE SUSTENTABILIDADE NA TAÍBA


Os participantes do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural do NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos de Apuiarés, estiveram no dia 18 de janeiro de 2018 realizando uma Aula-Passeio no Portal Vida da Taíba, onde puderam conhecer ações ambientais realizadas naquele espaço.







Entre as ações conhecidas, foram: espiral de ervas, fossa ecológica, mini-agrofloresta, hiperadobe, taipa com resíduos sólidos, reaproveitamento de resíduos; sólidos e orgânicos, mosaico, muro de pneus, calcada de garrafas e outras possibilidades sustentáveis. Um dos momentos dessa aula foi o planejamento das próximas aulas práticas das semanas seguintes, com toda programação, atrações, logística e detalhes.


Após esse momento de informação e planejamento, os participantes puderam desfrutar do mar, lago, piscina e outros prazeres do lugar.
Parabenizar a todos os participantes e colaboradores dessa Aula-Passeio: Prefeitura de Apuiarés, Comerciantes de Apuiarés, Portal Vida e Instituto Semente das Artes.

Conhecendo as ações: 


Espiral de Ervas: é uma ótima solução para quem quer plantar chás e temperos, mas não tem muito espaço para isso no quintal de casa. Simples e bonita de se fazer. Sua vantagem é criar diferentes microclimas, permitindo, assim, o cultivo de plantas com necessidades diversas. Pode ser construída com diversos materiais, sem necessariamente precisar utilizar cimento, como: pedras, tijolos, madeira, garrafas, bambu e muitos outros. Você pode fazer a sua. Logo vai querer muito uma espiral bem na porta da sua cozinha, com ervas orgânicas e fresquinhas.

Hiperadobe: É uma técnica de construção da terra ensacada, também chamada por superadobe, é um processo construtivo, no qual sacos de polipropileno são preenchidos com solo e moldados no próprio local através do apiloamento do mesmo por processo artesanal ou semi industrial, através de pistões. São uma espécie de tijolo gigante.


Fossa Ecológica: conhecida tecnicamente de BET - Bacia de Evapotranspiração e popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa. Podendo plantar diversas plantas, entre elas: Bananeiras, Mamoeiros, Croatá, entre outras, e seus frutos podem ser consumidos, sem nenhum problema de contaminação.




Mosaico: Uma técnica antiquíssima que utiliza-se de pequenas peças de pedras ou de outros materiais como: plástico, areia, papel, madeira, conchas, vidro, azulejos e outros, formando um determinado desenho. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano (geralmente, piso ou parede). Tem também a ideia de reaproveitamento e trabalho coletivo.

Muro de Pneus: tem a proposta de delimitar e proteger uma área, utilizando um material muito descartado, poluente e de difícil degradação. Além disso, podemos utilizar para a plantação de cactus, palmas e mandacarus.


Taipa de Resíduos Sólidos: construída com madeira e recheada com resíduos sólidos retirados do mar, que foram jogados por navios que aportam no porto do Pecem. Depois coberta com barro. Tem temperatura amena e reaproveitamento de recursos.

Calçada de Garrafas: aproveitamento de vasilhames de vários tipos de garrafas de vidro para a construção, não só de calçadas, mas : canteiros, paredes e muitas outras possibilidades.



Mini-Agrofloresta: Combinam culturas agrícolas, entre legumes, frutas e hortaliças, e árvores, minimizando riscos de degradação como a perda de fertilidade do solo e o ataque de pragas. Também favorecem as relações entre plantas e animais e o combate à erosão, em espaço pequenos.

O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES realiza ações, palestras e cursos ligados ao desenvolvimento humano, utilizando ferramentas, como: cultura, arte, música, eventos, ações ambientais e educação.
   

INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
                                                             FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) - 999543352 Tim -  987194478 Oi - 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/

 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Email: sementedasartes@yahoo.com.br

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO