NAE & A SEMANA APUIARÉS
O NAE - Núcleo de Artes, Educação e Eventos de Apuiarés, que iniciou seus trabalhos no final do mês de novembro de 2017, já colhe frutos dessa tecnologia social já testada em mais de 70 localidades e reconhecida, inclusive internacionalmente em uma revista de Trabalho Social em Málaga na Espanha. Realizou no final de dezembro a primeira SEMANA - APUIARÉS: MINHA TERRA, MINHA RAIZ (COM SABOR DE FRUTA) FORTALECENDO NOSSA IDENTIDADE. Em alusão ao significado da palavra Apuiarés: vem do tupi-guarani apu ou apo (raiz, origem) e are (gosto de fruta), e significa raiz com gosto de fruta. Sua denominação original era Jacu, Arraial do Jacu e, desde 1943, Apuiarés.
Em nossas aulas, os participantes tiveram conhecimento de várias formas de eventos, tipologias, origens, técnicas, etiqueta, cerimonial, entre outras ações e atividades de como realizar eventos. Todo esse modelo de tecnologia social que utiliza essa ação como forma de desenvolvimento humano e social. Onde o participante atua diretamente em atividades de sua comunidade, assim influenciando e de alguma forma modificando positivamente situações do lugar que vive.
Nessa semana realizada com êxito, os grupos, em número de 4, se organizaram, sonharam, planejaram, buscaram parceiros e instituições, trabalharam, modificaram, fizeram a festa e celebraram em 4 momentos:
CIRANDA CULTURAL - Pintura, Bordados, Dança, Teatro, Vídeo.
Praça São Sebastião, ás 19hs do dia 26 de dezembro de 2017
Praça São Sebastião, ás 19hs do dia 26 de dezembro de 2017
A ocupação das praças do município, foi o principal motivo desse projeto, que pensa levar crianças e adultos a estarem sistematicamente nas praças, com a valorização de atores locais, como também o desenvolvimento socioeconômico com venda de produtos em uma feirinha. O projeto pensa em momentos futuros, uma praça por semana para a realização desse evento. Houve uma grande interação entre crianças e adultos, que brincaram, pintaram, dançaram e também conheceram o potencial artístico e profissional de organizadores e convidados.
Cemitério São Sebastião, ás 17:30hs do dia 27 de dezembro de 2017
Mostra uma nova forma de ver esse equipamento social, que é visto como muitos como macabro e de mau agouro e também, debater com convidados e presentes a visão sobre a morte, tanto na cidade como em outras culturas pelo mundo. Na oportunidade foi falado sobre a Tanatologia é o estudo científico da morte. Ele investiga os mecanismos e aspectos forenses da morte, tais como mudanças corporais que acompanham o período após a morte, bem como os aspectos sociais e legais mais amplos.
Exposição sobre o município
Museu Mestre Egídio dos Santos, ás 19hs do dia 28 de dezembro de 2017
O museu e a história da cidade apresentados de forma simples, clara e a disposição de todos. Trazer a população da cidade para dentro do museu, mostrando que com a valorização de nosso passado, poderemos ter um presente mais forte e um futuro consciente. Aconteceram palestras, exibições de vídeos e fotos e a presença de personalidades do povo que contam e fazem parte dessa estória e desse sabor de Apuiarés.
COQUETEL LITERÁRIO - Lançamento do livro VIDA COMUNITÁRIA: AÇÃO-DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO, da autora Cássia Regina
CRAS sede, ás 19hs do dia 29 de dezembro de 2017
Possibilitar o intercâmbio de autores e outros atores e personagens do estado e também de fora para mostrar trabalhos realizados fora de Apuiarés. Na oportunidade, além do coquetel regional realizado pelos participantes do curso, a autora deu uma palestra sobre seus livros, desenvolvimento humano e organizacional e também fez uma sessão de biodança, a qual a mesma é didata e facilitadora. Na abertura e encerramento tivemos música com a cantora Iasmin Beserra e convidados.
Parabenizamos a todos do NAE e participantes do curso de Produção de Eventos e Gestão Cultural, pelo empenho, superação, entendimento e principalmente pela cooperação e sentimento de grupo, que foram as marcas principais dos eventos. Não esquecendo a Prefeitura de Apuiarés e todos os seus gestores, colaboradores das ações, direta e indiretamente, direção do cemitério, museu e cras, a população da cidade presentes nos eventos, do Instituto Semente das Artes e de duas pessoas que colaboraram bastante para a implantação do NAE e da realização do projeto, que foram Jânio Ferreira e Zakira Nobre. Ao prefeito Abdias da Lagoa e sua primeira dama Gilmária por sempre atender nossos pedidos.
Missão cumprida em 2017. Que venha 2018 com desafios e muita energia e força pra continuar sempre acreditando que A VIDA É UMA BELEZA.
INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
FAÇA PARTE DESSA IDEIA
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
(85) - 999543352 Tim - 987194478 Oi - 981325072 Vivo (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos
Email: sementedasartes@yahoo.com.br
Comentários