Curso VIDA SIMPLES




Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2019 na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTES aconteceu o curso VIDA SIMPLES. 
A proposta desse encontro é levar para os participantes as experiências exitosas realizadas na casa, como também sensibilizar que conhece a casa para levar algumas ideias para seu dia-a-dia, além de tirar da sua zona de conforto, vivendo durante os dias do curso, num ambiente vivido pelo povo do sertão, com o andamento diferenciado, sons da natureza, alimentação rural e outras vivências propostas e também não programadas, dando maior naturalidade para o momento.


O grupo tinha as mais diversas personalidades: professora, técnico em eletricidade, mergulhador, adestrador de cavalos, dona de casa e estudantes dos mais variados cursos; engenharia ambiental, filosofia, engenharia civil, moda, fisioterapia, história e técnico agrícola.


Os alunos da UFC também fazem parte da ENACTUS, que é uma entidade internacional, sem fins lucrativos que tem como seu principal motivo de existir ações empreendedoras, com a inspiração para melhorar o mundo a estudantes, líderes acadêmicos e executivos numa rede em 37 países. Fornecem plataformas para esses jovens criarem projetos de desenvolvimento comunitário, um dos pilares do VIDA SIMPLES, junto com Educação, Cidadania & Sustentabilidade.


Começamos com um café; tapioca, cuscuz, frutas, sucos, a comida típica do Nordeste e da região.
Em seguida o grupo foi conhecer a casa, suas ações, projetos e propostas. Viram os aparelhos e objetos do mini museu, os acervos da sala de leitura, com autores cearenses, nacionais e internacionais dos mais diversos temas e assuntos. 

Depois foram na sala de música, onde conheceram o acervo de 2 mil LP´s (disco de vinil), cd´s, vídeos e os instrumentos utilizados para fazer o trabalho de Educação, Cidadania & Sustentabilidade por meio da música. 
Nos outros espaços viram: fogão solar, pia móvel, filtro de baldes, minhocário composteira, o projeto da Cisterna-Estúdio-Mirante que está em andamento, os sistemas de miniagrofloresta e nosso modelo de agricultura sintrópica.


Após esse tour, fomos para a sala, para uma parte mais teórica do curso, com vídeos e informações sobre sustentabilidade, permacultura, consumo consciente, o caos no planeta e outros assuntos pertinentes.
Foram montados grupos para debaterem sobre os temas propostos e depois esses grupos voltaram para apresentar seus pareceres.


Tivemos o almoço embaixo do cajueiro Cauã, com o cardápio misto de carnívoros e vegetarianos, produzidos por moradoras que estiveram colaborando e participando desse momento.


Após o descanso, alguns participantes puderam experimentar sair de sua zona de conforto e utilizar ferramentas poucos usuais em seu dia-a-dia, como; inchada, facão, pilão e colheram macaxeira e cortaram seus talos para mudas, pilaram casca de ovos e bananas para juntarem com a borra de café e fazer adubo líquido (NPK natural) e comer muita seriguela.
Jantar, conversas e descanso.


Na manhã do dia 8, fomos para a parte teórica da BET - Bacia de Evapotranspiração ou Fossa Ecológica de Bananeiras. (Ver detalhes)


Após vermos todo o processo de montagem, funcionamento e filtragem, fomos para o momento tão esperado de montagem da  2ª fossa ecológica da Casa Ambiental. Inclusive foi feito um banheiro especialmente para esse curso, que seus dejetos seguem direcionados para essa fossa.


Conhecendo o espaço. Tanque fechado com cimento, para não ter vazamentos e contaminar o solo e lençol freático. Diferente das fossas de sumidouro que são abertas embaixo e nas laterais. 
Utilizamos pneus usados de carro, aro 14 como manilhas. O entulho das obras do banheiro para primeira camada, até cobrir os pneus. Uma camada de aproximadamente 40 centímetros de brita. Outra de areia grossa na mesma quantidade. Arisco com adubo e finalmente as bananeiras.


Fora cavar e construir a caixa da fossa, os participantes estiveram empenhados no processo. Carregando pneus, entulho, brita, areia, arisco, adubo e escolhendo e retirando as bananeiras pelo terreno da casa. 


Também aprendendo a fazer bolsas nos canos com fogo. Serrando os canos, montando com as curvas e T´s. Carro de mão, pás, enxadas, baldes, esforço e muito suor.


Depois os alunos da UFC e do projeto ENACTUS gravaram uma entrevista conosco para a produção de um vídeo sobre o projeto VIDA SIMPLES e o curso.


Parabenizamos a todos os participantes e colaboradores e logo teremos mais projetos e cursos na Casa Ambiental & Museu e ações do Instituto Semente das Artes em Capistrano, pelo Brasil e o mundo.
Leve o curso VIDA SIMPLES e outra ações projetos para sua instituição, ong, associação, escola, instituto, fundação, secretaria, prefeitura ou empresa. Temos também; Curso de Eventos, Percussão Ambiental, Educação-Cidadania-Sustentabilidade por meio da Música e Implantação de Núcleos de Desenvolvimento Comunitário.
Conheça nosso trabalho.

Agradecimentos: escola Francisco Nunes, Francisca Helena (Francisquinha), Fátima Abreu, Rita Nascimento, Moacir Santos e Luzia Alves.



 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO