NOTÍCIAS DE DEZEMBRO 2019



Dezembro colorido e colorindo o mundo.
Encerrando o ano positivamente com várias realizações e encontrando o caminho para passar por esse plano material com coerência, respeito e cuidado conosco, com o planeta e com todos 



01 a 31 Casa Ambiental & Museu: Semente das Artes em Capistrano aproveitou o derradeiro mês para realizar algumas construções criativas e utilizar de recursos que iriam para o lixo em algo útil, fazendo seu papel social de sensibilizar a população dessa nave terra que estamos num rumo sem volta e fazemos de conta que não somos nós e não terá depois. Foram muitas atividades, essas em destaque.
Aproveitando resíduos de construção, criamos espaços com os rejeitos e outros materiais. Entre eles estão os vitrais de garrafas. Simples, fácil de fazer, colocamos em alguns espaços que estavam abertos na Cisterna-Estúdio-Mirante que virou depósito de materiais. Garrafas de cachaça, água com pigmento, rolha ou outro tipo de tampa para não descer o líquido e trabalho.
Outro trabalho foi o mosaico do banheiro construído para o curso VIDA SIMPLES direcionado para a fossa ecológica (veja na postagem anterior). Pisos e azulejos de sobra de obra que iriam ser mais sujeita no planeta. Viraram um mosaico estilizado do símbolo Paz & Amor.
A ideia desses trabalhos não é de intenção artística, mesmo sendo, mas sim de conscientização, mostrar que temos coisas demais e não precisamos de 90% do que temos e a maioria delas vira lixo.
Cada dia mais o ser humano "racional" esta acelerando o fim da raça humana com as amenidades do consumo e do "progresso" e facilidades da vida moderna. Pensemos nos que ainda vem, eles terão pouco pra ver.


12 e 13 Eusébio: encerrando o projeto Um Toque de Vida que estamos a 3 anos na comunidade de Jabuti, município de Eusébio realizando Educação, Cidadania e Sustentabilidade por meio da música. 
São 3 anos que estamos a frente desse projeto que dar aulas para crianças da escola Mário Salles dirigido por Maria Alexandre, projeto coordenado pela Modo Maior, a frente Leonardo Rocha e com patrocínio da M. Dias Branco onde realizamos nossa última apresentação do ano nas dependências da Fábrica Fortaleza, que além de nos apresentarmos com o coral e a Percussão Ambiental, tivemos a oportunidade de visitar o museu da empresa, fato que nos deixou bastante emocionado, pois temos uma forte ligação com a fábrica desde nossa passagem pela praia de Iracema, assunto que falaremos depois.


14 Visita de Evangélicos: da igreja Batista da Carqueja dos Alves, vindo conhecer nosso trabalho, nossas ações e projetos, além de nos convidar para sua festa de final de ano na igreja juntamente com a comunidade. Na oportunidade falamos de projetos e dificuldades de trabalhos na comunidade, de ações possíveis em conjunto e também fomos brindados com música religiosa em nossa cozinha, apesar de não termos nenhuma crença, somos respeitosos e absorvemos toda mensagem positiva e de paz, sendo de qualquer religião: cristã, muçulmana, judia, budista, espírita, hindus e outras, além das marginalizadas afrobrasileiras.


17 Sarau CEJA Baturité; convidados pela coordenação do EJA de Capistrano, da escola Francisco Nunes, fomos conhecer a escola Donaninha Arruda, sede do CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos e participar do XIV Café com Letras. Um brinde ao talento do Maciço de Baturité. Recital, música, teatro e o coral da instituição. Um belo evento para brindar o encerramento do ano letivo.


18 Homenagem na escola Francisco Nunes: no encerramento do ano letivo e da conclusão doa alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos. Fomos o homenageado de honra do evento, mas sem nenhuma importância, pois os mais importantes mesmo foram os concludentes. Desde sempre coloco minha admiração de público a esses heróis e heroínas que voltaram a estudar, mesmo tarde, com seus por menores do dia-a-dia, dificuldades, as vezes sem condições físicas de irem a escola, mas levam isso como um objetivo nobre e seguem. Um destaque, que foi meu afilhado, foi o Moacir Santos, que tive a honra de ser seu servente nas obras da casa Ambiental & Museu Semente das Artes. Meus parabéns a todos da EJA, estudantes, professores, coordenadores e direção. Belo trabalho e linda festa. Também a todas e todos presentes.
Na oportunidade, fizemos uma vivência para todos doarem o alimento da alma que é o abraço. Momento muito interessante, pois mesmo simples, para muitos é difícil abraçar. Em seguida foi oferecido um jantar que teve como atração principal Lucas Freitas, grande artista da cidade que canta e encanta por onde passa. Demos uma palhinha por que era festa.


23 Visita da Regente Ana Cecília: Florêncio Moreira, que durante muitos anos fez um trabalho musical conosco e esteve no início do Projeto Semente das Artes. Hoje Cecília continua com a música e na mesma linha de raciocínio do Instituto Semente das Artes, de desenvolvimento humano, com as ferramentas de Educação, Cidadania e Sustentabilidade. Integrante do movimento Pacha Mamma. Filosofia que pensa em um planeta mais saudável.


26 Visita Guto Figueiredo e família: a exatamente um ano, estiveram por aqui e se encantaram com a proposta que levamos de Vida Simples e de pensar um planeta melhor com pessoas coerentes com o discurso e a ação.
Ficamos felizes em saber que a família mudou de casa e agora está vivendo num local com terreno maior e estão preparando o espaço para plantar o que vão comer e criando animais, numa integração saudável com a terra, o outro e o todo.

Grato a todas e a todos que estiveram em nossas vidas esse ano e que em 2020 tenhamos uma população nessa Nave Mãe, Pacha Mamma, Mãe Terra, bem mais consciente e com muita paz e amor.
 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos


Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO