Instituto Semente das Artes, Sonhando juntos um ideal de mundo
TÍTULO DE CIDADÃO CAPISTRANENSE
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. Passa
a ser filho do lugar que lhe deu a comenda. Um título de honraria,Cidadania honorária, é que
uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. É necessário que se diga
o que o homenageado fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou
profissionais, em defesa ou em benefício do povo da localidade que lhe concedeu
tal cidadania.
Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida
na localidade, para que se lhe conceda tal homenagem. A pessoa agraciada passa
a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.
O que pode parecer para muitos algo simplório, bobo e sem importância, para nós é um prêmio pelo esforço e trabalho realizado, passando por cima de enormes intempéries, dificuldades comuns para qualquer cidadão e também outras que estão dentro das profundezas de nossa intimidade. Que apenas POUCOS amigos sabem o que passamos.
Lembramos das esquinas que passamos, iluminadas e cheias de "amigos" presentes. No revês, as esquinas sombrias, vazias e com poucas mãos para lhe levantar e pra lhe colaborar com pelo menos um olhar de incentivo. Vem no filme dos últimos capítulos de 2 anos: descrença, desânimo, ingratidão, tristeza, perdas, sonhos mutilados.
Como essas coisas não fazem parte de nossa personalidade, em durantes anos recebendo títulos inglórios, de: doido, amigo da escola, sem futuro, , utópico, e outros menos interessantes publicar, pois são tão insignificantes e sem importância hoje, que gosto do de SONHADOR. Juntamente, claro, com o de REALIZADOR.
Feliz por aquele menino, filhos de país separados, que morou na entrada de uma favela, ter realizado todos os sonhos infantis até o meio da fase adulta. Depois outros sonhos apareceram, realizamos e continuamos tendo sonhos e realizando.
Minha gratidão enorme a cidade de Capistrano, que apareceu em minha história como um flash e se tornou sólida como as montanhas e serras do Maciço. Grato a algumas pessoas fundamentais nesse momento de passagem por esse espaço terreno. Entre essas personalidades importantes, cito, sem medo de errar e feliz por isso, estão: Regina Eufrásio da secretaria de cultura, que me apresentou a ex-secretária Janusa Nágela que conheceu nosso trabalho e levou a primeira escola, que junto dessa visita estava a coordenadora e professora Luzia Alves que foi sempre apoiadora e incentivadora do que fazemos e levou por diversas vezes a escola Francisco Nunes Cavalcante, além de nos convidar para vivências e palestras na escola, que tinha a noite outra incentivadora do que propomos para o mundo, a educadora Mônica Abreu, que nos apresentou ao secretário e outras pessoas interessadas no que fazemos.
Voltando a Regina e Nágila, conhecemos o ex-jogador de futebol, empresário e vereador Jonas Lima, veio em nossa casa, se encantou com os projetos e nos convidou para uma audiência pública no dia 17 de maio de 2019, onde apresentamos ações e projetos para a cidade, com isso, o vereador Francisco de Oliveira de Castro, o Chicão, com sua inteligência, sensibilidade e visão de futuro, no mesmo dia propôs nos dar o título de Cidadão Capistranense.
Além de nossas palestras em escolas, secretarias e outras instituições. O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES, que fundamos a mais de 15 anos em Fortaleza e já realizou diversos trabalhos de Educação, Cidadania e Sustentabilidade, pelo estado e exterior. Temos a disposição da comunidade a CASA AMBIENTAL & MUSEU, onde recebemos visitas de escolas, moradores, visitantes do Ceará, Brasil e outros países, onde mostramos tecnologias simples e de baixo custo para o convívio com o semiárido e que pode ser adaptado em várias partes do planeta.
Entre essas tecnologias, podemos citar: Fogão Solar, Espiral de Ervas, Composteira Minhocário, Filtro de Baldes, Cisterna Varanda, Jardim Vertical, Agricultura Sintrôpica, Círculo de Bananeiras, Uso da Água Cinza, entre outras, sendo uma delas a BET - Bacia de Evapotranspiração ou Fossa Ecológica de Bananeiras e Pneus. Uma proposta que estamos tentando sensibilizar a câmara e a gestão para se tornar lei municipal e buscarmos recursos para colaborar com o saneamento do município. Na casa também temos a disposição acervos de: discos, cd´s e lp´s, vídeos, livros e instrumentos. Também realizamos o turismo rural sustentável, onde os hospedes vivem a vida parecida como vive os moradores da zona rural. Conhecendo suas belezas e dificuldade.
Parabenizamos todos os homenageados,
autoridades dos 3 poderes locais, Prefeito Júnior Saraiva, o presidente da câmara Cristiano Maciel, o Negão e a promotora de justiça Maiara Muniz, também homenageada, professores, diretores e coordenadores das escolas, além do secretário, Nárcélio Fonseca, também homenageado, população que aplaudiu quando recebemos o título e fizemos nossa manifestação ordeira contra o desgoverno atual do Brasil e grato também a imprensa local.
Agradecemos ao radialista Francisco Adalberto Correa Lima que nos entrevistou nessa e em outras oportunidades e sempre propaga boas informações sobre nosso trabalho.
Conversando com uma personalidade local, falamos que por vários lugares que passamos e foram muitos, fizemos até mais. Por isso esse título era bastante especial, pela importância, valorização e gratidão do povo local pelo esforço que fazemos para pensar num mundo melhor. Além de não termos na cidade nenhum parente, interesses políticos ou ligações políticas, empresas e outros afins.
Grato a todos que fizeram
parte desse momento, durante toda a vida e aos ancestrais também, que são seres
fundamentais para minha formação humana.
Dedico também aos que não
colaboraram e que até atrapalharam, pois nos fizeram mais fortes e criativos
para desenvolver nossos projetos e ações. Sem parcerias, associações, ong´s e
afins. Mas sempre em frente pensando positivo e ignorando o que não é energia
boa.
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO.
Agradecimentos: Maria Rosa Fonteles e Maria Carmem Borges (in memorianm)
Família Fonteles Borges, Maria de Fátima Felipe, Francisco Augusto Monteiro (Pantico), Rita Nascimento, Jânio Ferreira e Socorro Araújo.
SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
A ARTE Durante toda nossa vida, em algum momento tivemos contato com alguma atividade artística , seja ela para nos entreter ou como algo figurativo casual. Em muitas sociedades a arte foi algo levado bastante a sério, sendo base para muitos governos se posicionarem e também aumentarem seu poder. Sempre nos vem algumas perguntas sobre esse tema. Para qu e serve a arte? Essa pergunta varia muito, dependendo do contexto e do meio que vive, leva a qual intenção e motivo tem cada ser que a utiliza. Pode ser vir para afirmar convicções , expressar sentimentos e pensamentos . P odemos ver a arte com a função de educar, entreter e informar, estimular a criatividade, a cognição, a percepção, a expressão, a sensibilidade. Ela é capaz de ampliar horizontes, reinserir e inserir o cidadão na sociedade, por isso tem uma grande função social. Tudo isso ligado intimamente com com seu caráter estético e com...
Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL MUSEU SEMENTE DAS ARTES, na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede. A crise hídrica e de saneamento no mundo é gigantesca, há muitos esforços para melhorar a vida e saúde das pessoas e também facilitar o acesso e consumo de água, além de conscientizar para o não desperdício. Com isso, nós do Instituto Semente das Artes, durante anos vimos buscando testar várias tecnolo...
O VIDA SIMPLES é uma proposta de se viver de forma sustentável, com pouco impacto para a natureza e em integração e equilíbrio, coerente com a proposta de SER e ESTAR feliz e em paz, saudável consigo, com os outros e com o universo. Todos os exemplos que mostramos são realizados e testados na CASA AMBIENTAL & MUSEU SEMENTE DAS ARTE na comunidade de Carqueja dos Alves no município de Capistrano, no Maciço de Baturité ou em outras ações e projetos realizados fora de nossa sede. FILTRO DE BALDES Pelo país ter grande dificuldade de distribuição de água e em algumas regiões o consumo é feito sem nenhum tratamento, com o produto vindo de rios, cacimbas e carros pipa. Veio a tona a grande capacidade de inventar do brasileiro criando o filtro de barro, mudando completamente a forma de se beber água em algumas regiões menos favorecidas. O sistema de filtragem é simples: na parte superior do filtro é colocada a água, com a gravidade, lentidão e pressão, o líquido passa ...
O caju é um fruto nativo da região Nordeste do Brasil. Fonte muito rica de vários nutrientes, vitaminas e minerais. As principais vitaminas presentes no caju são: vitamina C, B1, B3, B2, B6, E e K. Também possui ácido fólico e oleico. Entre os minerais presentes no caju, podemos destacar: magnésio, cálcio, ferro, potássio e zinco. Um fruto pequeno, cuja polpa é ácida e adocicada. Fruto do cajueiro. Possui na parte interna uma castanha, que é muito consumida após ser torrada e tem uma pele fina e delicada, cujas cores podem ser amarela, vermelha ou alaranjada. É constituído por 22 espécies, encontradas principalmente nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga. As principais espécies são: anacardium giganteum; cajuí, caju-d...
ARDE E FAZ BEM Durante anos apreciada por muitos e odiada por outros, a pimenta é um tema de muitas polêmicas e curiosidades. As variedades são muitas, de sabores adocicados a super ardosas, alguns defendem o consumo moderado, outros já utilizam sem temor. A verdade é que ela é sempre vista e participa de milhares de pratos e estão no dia a dia de nossas vidas, percebidas ou não. Utilizadas em pratos salgados e doces, saladas, temperos e até como remédio e complemento nutricional. Ela é tão dinâmica que pode ser consumida como fruto, molhos, condimentos ou semente. A origem da pimenta ainda é um caso a ser investigado, pois há muitas discussões e polêmicas sobre o assunto. China, Índia, África, todos são citados. Como em vários momentos da história ela aparece. Uma das teorias mais aceitas é que ele foi cultivada inicialmente no México e América Central em 7.500 a.C, talvez por isso ser tão comum nesse país e região o consumo do fruto. Inclusive, segundo ...
Para muitas pessoas ter uma horta em casa é algo bastante complicado. Mas diferentemente desse pensamento, é possível você começar com poucas espécies, pesquisando a mais fáceis e de cuidados simples. Sabendo que irá precisar planejar o que plantar, disciplinar os horários, pois as plantas são seres que precisam de cuidados diários para que elas se desenvolvam belas e saudáveis. Existem várias possibilidades de se fazer horta, com muito ou pouco espaço. Por isso esqueça a desculpa de que mora em apartamentos, casas pequenas ou sem verde. Há diversas opções de cultivo para pequenos espaços: horta verticais suspensa, hortas em jarros nas janelas e áreas de serviço, desde que tenha ventilação, água e um pouco de luz. São inúmeras as vantagens: alimentação saudável da sua família sem agrotóxicos, a possível integração familiar com o contato com as plantas, se tiver crianças é ainda mais interessante para que ela tenha a vivência do desenvolvimento d...
Depois de 2 anos vivendo em Capistrano e olhando todos os dias para a serra a qual nossa casa margeia. Visitamos no dia 16 de agosto de 2019 a Serra do Vicente, distante 14 km da sede e com acesso de carroçal e calçamento. Com uma altitude de aproximadamente 600 metros. Clima ameno durante todo o ano e frio a noite, podendo chegar a 13 graus no período das chuvas. Um encanto de lugar. O mais interessante é que, grande parte da população do município não conhece essa localidade. Pequena vila com plantações diversificadas, mas predominando a banana. Mas encontra-se de tudo; laranjeiras, abricó, café, jaca, abacate, tangerina, vários tipos de mangas, também se planta fava, milho, feijão tipo carioca, mandioca, batata doce e tantas outras coisas. E tomar água direto da fonte, não tem preço. Na região existem as localidades de: Bananeiras, Várzea das Palmeiras, Pasmado, Cabeça da Ladeira, Brejo, Jenipapeiro, São José, Putiús de Cima, Meio e Baix...
Comentários