TÍTULO DE CIDADÃO CAPISTRANENSE





O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. Passa a ser filho do lugar que lhe deu a comenda. Um título de honraria, Cidadania honorária, é que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. É necessário que se diga o que o homenageado fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa ou em benefício do povo da localidade que lhe concedeu tal cidadania. 
Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida na localidade, para que se lhe conceda tal homenagem. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. 
O que pode parecer para muitos algo simplório, bobo e sem importância, para nós é um prêmio pelo esforço e trabalho realizado, passando por cima de enormes intempéries, dificuldades comuns para qualquer cidadão e também outras que estão dentro das profundezas de nossa intimidade. Que apenas POUCOS amigos sabem o que passamos.
Lembramos das esquinas que passamos, iluminadas e cheias de "amigos" presentes. No revês, as esquinas sombrias, vazias e com poucas mãos para lhe levantar e pra lhe colaborar com pelo menos um olhar de incentivo. Vem no filme dos últimos capítulos de 2 anos: descrença, desânimo, ingratidão, tristeza, perdas, sonhos mutilados.


Como essas coisas não fazem parte de nossa personalidade, em durantes anos recebendo títulos inglórios, de: doido, amigo da escola, sem futuro, , utópico, e outros menos interessantes publicar, pois são tão insignificantes e sem importância hoje, que gosto do de SONHADOR. Juntamente, claro, com o de REALIZADOR.
Feliz por aquele menino, filhos de país separados, que morou na entrada de uma favela, ter realizado todos os sonhos infantis até o meio da fase adulta. Depois outros sonhos apareceram, realizamos e continuamos tendo sonhos e realizando.


Minha gratidão enorme a cidade de Capistrano, que apareceu em minha história como um flash e se tornou sólida como as montanhas e serras do Maciço. Grato a algumas pessoas fundamentais nesse momento de passagem por esse espaço terreno. Entre essas personalidades importantes, cito, sem medo de errar e feliz por isso, estão: Regina Eufrásio da secretaria de cultura, que me apresentou a ex-secretária Janusa Nágela que conheceu nosso trabalho e levou a primeira escola, que junto dessa visita estava a coordenadora e professora Luzia Alves que foi sempre apoiadora e incentivadora do que fazemos e levou por diversas vezes a escola Francisco Nunes Cavalcante, além de nos convidar para vivências e palestras na escola, que tinha a noite outra incentivadora do que propomos para o mundo, a educadora Mônica Abreu, que nos apresentou ao secretário e outras pessoas interessadas no que fazemos. 

Voltando a Regina e Nágila, conhecemos o ex-jogador de futebol, empresário e vereador Jonas Lima, veio em nossa casa, se encantou com os projetos e nos convidou para uma audiência pública no dia 17 de maio de 2019, onde apresentamos ações e projetos para a cidade, com isso, o vereador Francisco de Oliveira de Castro, o Chicão, com sua inteligência, sensibilidade e visão de futuro, no mesmo dia propôs nos dar o título de Cidadão Capistranense.


Além de nossas palestras em escolas, secretarias e outras instituições.  O INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES, que fundamos a mais de 15 anos em Fortaleza e já realizou diversos trabalhos de Educação, Cidadania e Sustentabilidade, pelo estado e exterior. Temos a disposição da comunidade a CASA AMBIENTAL & MUSEU, onde recebemos visitas de escolas, moradores, visitantes do Ceará, Brasil e outros países, onde mostramos tecnologias simples e de baixo custo para o convívio com o semiárido e que pode ser adaptado em várias partes do planeta. 

Entre essas tecnologias, podemos citar: Fogão Solar, Espiral de Ervas, Composteira Minhocário, Filtro de Baldes, Cisterna Varanda, Jardim Vertical, Agricultura Sintrôpica, Círculo de Bananeiras, Uso da Água Cinza, entre outras, sendo uma delas a BET - Bacia de Evapotranspiração ou Fossa Ecológica de Bananeiras e Pneus. Uma proposta que estamos tentando sensibilizar a câmara e a gestão para se tornar lei municipal e buscarmos recursos para colaborar com o saneamento do município. Na casa também temos a disposição acervos de: discos, cd´s e lp´s, vídeos, livros e instrumentos. Também realizamos o turismo rural sustentável, onde os hospedes vivem a vida parecida como vive os moradores da zona rural. Conhecendo suas belezas e dificuldade.


Parabenizamos todos os homenageados, autoridades dos 3 poderes locais, Prefeito Júnior Saraiva, o presidente da câmara Cristiano Maciel, o Negão e a promotora  de justiça Maiara Muniz, também homenageada, professores, diretores e coordenadores das escolas, além do secretário, Nárcélio Fonseca, também homenageado, população que aplaudiu quando recebemos o título e fizemos nossa manifestação ordeira contra o desgoverno atual do Brasil e grato também a imprensa local. 
Agradecemos ao radialista Francisco Adalberto Correa Lima que nos entrevistou nessa e em outras oportunidades e sempre propaga boas informações sobre nosso trabalho.
Conversando com uma personalidade local, falamos que por vários lugares que passamos e foram muitos, fizemos até mais. Por isso esse título era bastante especial, pela importância, valorização e gratidão do povo local pelo esforço que fazemos para pensar num mundo melhor. Além de não termos na cidade nenhum parente, interesses políticos ou ligações políticas, empresas e outros afins.
Grato a todos que fizeram parte desse momento, durante toda a vida e aos ancestrais também, que são seres fundamentais para minha formação humana.
Dedico também aos que não colaboraram e que até atrapalharam, pois nos fizeram mais fortes e criativos para desenvolver nossos projetos e ações. Sem parcerias, associações, ong´s e afins. Mas sempre em frente pensando positivo e ignorando o que não é energia boa.

SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO.



Agradecimentos: Maria Rosa Fonteles e Maria Carmem Borges (in memorianm)

Família Fonteles Borges, Maria de Fátima Felipe, Francisco Augusto Monteiro (Pantico), Rita Nascimento, Jânio Ferreira e Socorro Araújo.




 SONHANDO JUNTOS UM IDEAL DE MUNDO
Presidente Jofran Fonteles Borges - CNPJ 10.536.515/0001-64
 (85) 981325072 Vivo  (Whatsapp)
Site: http://www.sementedasartes.com.br/
 Fanpage: https://www.facebook.com/SementedasArtes/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/sementedasartes/videos

Comentários

Mais vistas

VIDA SIMPLES: ARTE UTILITÁRIA

VIDA SIMPLES - FILTRO DE BALDES

VIDA SIMPLES: BET - BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (FOSSA ECOLÓGICA)

VIDA SIMPLES: HORTA SUSPENSA

TRIBUTO AO DÉCADA EXPLOSIVA

VIDA SIMPLES: APROVEITAMENTO TOTAL DO CAJU

VIDA SIMPLES: BANHEIRO SECO